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Mostrando postagens de outubro 25, 2020

A TEORIA DA PARÓDIA, DE LINDA HUTCHEON, E O ENSINO DA LITERATURA E DAS ARTES

João Victor Petroni Rodrigues (SP3022803) Larissa Alves da Silva (SP1765256)   No capítulo introdutório do livro Uma teoria da paródia , a crítica literária canadense Linda Hutcheon oferece um vasto panorama da Paródia e das discussões teóricas acerca dela. Assim, a autora destaca o papel proeminente desta no contexto histórico e estético do século XX – ligado a um Ocidente pós-moderno que se define, sobretudo, pelo desenvolvimento pós-industrial –, e cita, para isso, muitos exemplos notáveis em diversas áreas da arte: cinema, música, literatura, pintura etc. De acordo com ela, “a paródia é, neste século, um dos modos maiores da construção formal e temática de textos” (p.13), revelando um modo de autorreflexão importante da Modernidade. Em seguida, Hutcheon se propõe a abordar a Paródia enquanto gênero artístico, resgatando o que se discutiu sobre ela em teoria estética e literária ao longo dos tempos, e buscando defini-la, a fim de encontrar uma unidade para os fenômenos div

PROPOSTA DE ATIVIDADE: TRABALHANDO A ENTONAÇÃO DA VOZ A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE RUBRICAS

Bianca Carvalho Morais (SP3031438) PROPOSTA DE ATIVIDADE Trabalhando a entoação da voz a partir da elaboração de rubricas. TEXTO UTILIZADO A Almôndega* MATERIAIS NECESSÁRIOS Texto. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE A atividade propõe exercitar os usos da entoação e das rubricas no texto teatral, a fim de levar os alunos a compreenderem a importância desses elementos no teatro. Para isso, o professor poderá entregar aos alunos o texto A Almôndega e, em seguida, propor a divisão da turma em grupos para a elaboração de pequenas rubricas, que deverão indicar ações, expressões e, sobretudo, o modo de falar das personagens no texto. Os alunos poderão explorar os diferentes sentidos que o diálogo pode transmitir a depender das indicações cênicas, das pontuações e da forma como o texto é lido.   Para isso, num primeiro momento, eles deverão preencher os espaços do texto, colocados pr

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

  1. (G1 1996) Assinale a alternativa em que aparece uma oração subordinada adjetiva explicativa: a) Há, em nossas vidas, momentos que parecem eternos. b) Ela se formou no mês em que ele aniversariou. c) Ganhou um cavalo que se chamava Sun Set. d) Moro na casa em que meus avós moravam. e) A perseverança, que é a marca dos fortes, leva a sucessos na vida.   2. “João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história”. Carlos Drummond de Andrade A primeira parte do poema (versos de 1 a 3) é marcada, sintaticamente, pela presença de orações ____________, cujos termos introdutórios atuam como _______________. a) subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos. b) coordenadas sindéticas explicativas

ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

  As orações subordinadas adjetivas são aquelas orações que dependem de uma principal e exercem sobre essa a função sintática de adjunto adnominal, como uma espécie de adjetivos para a primeira. Na construção do período, as adjetivas subordinam-se, portanto, a qualquer termo da oração anterior cujo núcleo seja substantivo ou equivalente de substantivo. Essas orações são introduzidas pelos pronomes relativos que , quem , a qual, o qual, as quais, os quais , cujo (com sentido de posse ou pertencimento) ou advérbios relativos onde, quando e como . Exemplos: Esta foi uma redação que fez sucesso.                  A água é um líquido que não tem cor. Em ambos exemplos temos duas orações no período marcadas por dois verbos, portanto temos períodos compostos, e a segunda oração é subordinada à primeira, já que funciona como termo acessório de outra oração. Podemos notar também que a oração subordinada, nos dois casos, inicia-se com um pronome relativo “que” (o “que” pronome r

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

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  1 – Há oração subordinada adverbial concessiva em:   a) Vivia mendigando favores de parentes. b) Assim que chegou à fazenda, correu para o tio. c) Deixarei, esta cidade, ainda que seja eleito.   2 – Na frase: “ Entrando na faculdade , procurarei um emprego” a oração em destaque indica ideia de:   a) concessão b) oposição c) condição   3 – (PUC – SP) Leia com atenção o seguinte trecho do texto para responder à questão: “Então, os peixes jovens, já não era mais possível segurá-los; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais dotados. Mas precisamente naqueles tempos se acentuavam as diferenças entre nós…”   As palavras destacadas indicam, respectivamente,   a) finalidade, oposição, comparação, conformidade. b) oposição, finalidade, conformidade, oposição. c) conformidade, finalidade, oposição, comparação. d) finalidade, comparação, conformidade, oposição. e) compar