ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

 

1 – Há oração subordinada adverbial concessiva em:

 

a) Vivia mendigando favores de parentes.

b) Assim que chegou à fazenda, correu para o tio.

c) Deixarei, esta cidade, ainda que seja eleito.

 

2 – Na frase: “Entrando na faculdade, procurarei um emprego” a oração em destaque indica ideia de:

 

a) concessão

b) oposição

c) condição

 

3 – (PUC – SP) Leia com atenção o seguinte trecho do texto para responder à questão:

“Então, os peixes jovens, já não era mais possível segurá-los; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais dotados.

Mas precisamente naqueles tempos se acentuavam as diferenças entre nós…”

 

As palavras destacadas indicam, respectivamente,

 

a) finalidade, oposição, comparação, conformidade.

b) oposição, finalidade, conformidade, oposição.

c) conformidade, finalidade, oposição, comparação.

d) finalidade, comparação, conformidade, oposição.

e) comparação, finalidade, oposição, conformidade.

 

4 – Classifique as orações subordinadas adverbiais:

 

a) Você será aprovado, porque estudou muito.

b) Eu me comportei tão bem que pude passear no parque.

c) Caso necessite de maiores informações, envie um e-mail para o responsável.

d) Fui aprovada, embora não tenha estudado muito.

e) Compramos as passagens a fim de que pudéssemos viajar logo.

 

5 – (IMA) Temos uma oração adverbial concessiva em:

 

a) Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro hoje.

b) Fizemos a consulta, conforme a solicitação dos auditores.

c) Enquanto a mídia entrevistava o especialista, os telespectadores assistiam impávidos.

d) O especialista não concordará com sua opinião, por mais que você insista. 

 

6 – Assinale o período em que ocorre a mesma relação significativa existente entre os termos grifados em: “a atividade científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica”: 

 

a) o rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido; 

b) quanto mais estuda, menos aprende; 

c) tenho tudo quanto quero; 

d) sabia a lição tão bem como eu; 

e) todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.

 

7 – Assinale a alternativa CORRETA quanto à classificação da oração adverbial, destacada no período abaixo: “Era tão pequena a cidade, que um grito ou gargalhada forte a atravessava de ponta a ponta.”

 

a) Subordinada adverbial causal 

b) Subordinada adverbial final 

c) Subordinada adverbial temporal  

d) Subordinada adverbial conformativa

e) Subordinada adverbial consecutiva

 

8 – Qual das orações subordinadas pode ser considerada adverbial causal? 

 

a) Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas. 

b) Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado. 

c) Já que possuo pouco dinheiro, tomarei apenas um lanche. 

d) O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número. 

e) Realizou os exercícios de acordo com as instruções.

 

9 – Desenvolva e classifique as orações adverbiais reduzidas.
 
a) Não cumprindo a promessa, sentiu remorsos. 

b) Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei.

c) Não podem ir embora sem cumprimentar o casal.

d) Eu lamento por ter chegado atrasado.

e) Ela não fazia nada sem consultar a mãe.

 
 10 – Qual a relação estabelecida pela conjunção “como” em cada uma das orações?

 

Somente duas equipes se classificarão, como prevê o regulamento.

Como havia faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada.

O arrogante gerente agia como se fosse o dono da empresa.

 

11 – Transforme as orações subordinadas adverbiais na oração subordinada adverbial 

reduzida solicitada:

A) Assim que chegou ao salão de beleza, pediu uma maquiagem leve. 

 

a) DE INFINITIVO: 

b) DE GERÚNDIO: 

c) DE PARTICÍPIO:

 

B) Já que terminou as tarefas, foi descansar na casa da amiga Suzana. 

a) DE INFINITIVO: 

b) DE GERÚNDIO: 

c) DE PARTICÍPIO:

 

12 – Leia o excerto de texto e analise o que se pede. 

 

“ Desde o aparecimento das arribações vivia desassossegado. Trabalhava demais para não perder o sono...

A oração subordinada adverbial destacada classifica-se em 

a) conformativa reduzida de infinitivo. 

b) causal reduzida de infinitivo. 

c) final reduzida de infinitivo. 

d) proporcional reduzida de infinitivo. 

e) temporal reduzida de infinitivo.

 

13 – Observe a tirinha abaixo:


No primeiro quadrinho, a oração “Se eu ler 15 páginas toda noite...” trata-se de uma oração subordinada adverbial: 

 

a) Condicional 

b) Proporcional 

c) Temporal 

d) Final 

e) Causal

 

 

Gabarito + Justificativas

 

1 – C   

a) Vivia mendigando favores de parentes. Nessa construção, há duas possibilidades: locução verbal – período simples e, considerando o período como tendo valor de modo (a maneira como se vivia) pode ser classificada como oração adverbial de modo (reduzida de gerúndio).

b) Assim que chegou à fazenda, correu para o tio. - A oração “Assim que chegou à fazenda” é uma oração subordinada temporal. Exprime uma circunstância de tempo ao que é declarado na oração principal “correu para o tio”. É introduzida pela locução conjuncional subordinativa temporal assim que. 

c) Deixarei, esta cidade, ainda que seja eleito. - Nesse período há oração subordinada concessiva. A oração “ainda que seja eleito”, estabelece a ideia de contradição ou quebra de expectativa ao que é declarado na oração principal. A expectativa seria de que, se fosse eleito, não deixasse a cidade. É introduzida pela locução conjuncional  subordinativa concessiva ainda que. 

 

2 – C

A oração “Entrando na faculdade” é uma oração adverbial condicional reduzida de gerúndio, uma vez que não é introduzida por conjunção e o verbo está em sua forma nominal de gerúndio. Estabelece a ideia de condição para o que é declarado na oração principal. A condição para procurar um emprego é entrar na faculdade. 

 

3 – D

“Então, os peixes jovens, já não era mais possível segurá-los; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais dotados.

Mas precisamente naqueles tempos se acentuavam as diferenças entre nós…”



A conjunção para estabelece a ideia de finalidade, de intenção. Poderia ser substituída pela conjunção a fim de. “agitavam as nadadeiras nas margens lodosas a fim de ver se...”

A conjunção como em “ver se funcionavam como patas” traz ideia de comparação. “Ver se funcionavam tal como patas”.

A conjunção como em “como haviam conseguido fazer os mais dotados” traz ideia de conformidade. A conjunção como poderia, nesse caso, ser substituída pelas conjunções conforme, segundo, consoante. 

A conjunção mas traz ideia de oposição, podendo ser substituída por: porém, todavia, entretanto etc.

 

4 –

a) Você será aprovado, porque estudou muito. - Oração subordinada adverbial causal. Exprime a causa, o motivo do que está expresso na oração principal. O motivo de ser aprovado é ter estudado muito. 

b) Eu me comportei tão bem que pude passear no parque. - Oração subordinada adverbial consecutiva. A consequência do bom comportamento foi poder passear no parque. Há normalmente um advérbio de intensidade na oração principal – nesse caso, o “tão que”.

c) Caso necessite de maiores informações, envie um e-mail para o responsável. - Oração subordinada adverbial condicional. A condição para que se envie o e-mail é a necessidade de maiores informações.

d) Fui aprovada, embora não tenha estudado muito. - Oração subordinada adverbial concessiva. Estabelece uma contradição, uma quebra de expectativa ao que é declarado na oração principal. A expectativa é que, não estudando muito, não seja provado.

e) Compramos as passagens a fim de que pudéssemos viajar logo. - Oração subordinada adverbial final. Exprime a finalidade, o objetivo do que é declarado na oração principal. A finalidade de se comprar as passagens é poder viajar logo.

 

5 – D  

a) Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro hoje. - Oração subordinada adverbial condicional. A condição para comprar um carro é ter dinheiro.

b) Fizemos a consulta, conforme a solicitação dos auditores. - Oração subordinada adverbial conformativa. Exprime a noção de conformidade em relação ao que se declara na oração principal “fizemos a consulta”

c) Enquanto a mídia entrevistava o especialista, os telespectadores assistiam impávidos. - Oração subordinada adverbial temporal. Exprime a noção de tempo concomitante ao que se declara na oração principal.

d) O especialista não concordará com sua opinião, por mais que você insista. - Oração subordinada adverbial concessiva. Exprime uma quebra de expectativa ao que se declara na oração principal.

 

6 – D  

A oração “a atividade científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica” estabelece a ideia de comparação por igualdade. Introduzida por quanto em correlação com o advérbio tão da oração principal.

a) O rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi promovido. - Oração subordinada adverbial consecutiva – Relação de consequência. A consequência de ter sido tão aplicado foi ser promovido.

b) Quanto mais estuda, menos aprende. - Oração subordinada adverbial proporcional. Relação de proporção inversa. Exprime um fato que aumenta na proporção inversa ao fato que se declara na principal.

c) Tenho tudo quanto quero. - Nesse caso, o pronome quanto é pronome relativo. Equivale a aquele que/aquilo que. “Tenho tudo aquilo que eu quero” – oração subordinada adjetiva restritiva (tenho tudo? Não, só o que eu quero ter).

d) Sabia a lição tão bem como eu. - Estabelece a mesma relação que o período apresentado como referência do exercício. Relação de comparação por igualdade. Introduzida por como em correlação com o advérbio tão da oração principal

e) Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo. - Oração subordinada adverbial consecutiva. Relação de consequência. A consequência de estarem exaustos foi se recolherem logo.

 

7 – E  

Alternativa E é a correta, uma vez que a oração destacada “que um grito ou gargalhada forte a atravessava de ponta a ponta” exprime a ideia de efeito ou consequência do que é declarado na oração principal. A cidade era tão pequena que como efeito/consequência qualquer grito ou gargalhada a atravessava de ponta a ponta. A conjunção consecutiva que se prende a uma expressão de natureza intensiva tão posta na oração principal.

 

8 – C

a) Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das provas. - Oração subordinada adverbial concessiva. Estabelece a noção de contradição ao que é declarado na oração principal. A conjunção subordinativa concessiva “mesmo que” poderia ser substituída por “ainda que”.

b) Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda estava fechado. - Oração subordinada adverbial consecutiva. O efeito de terem chegado muito cedo é encontrar o portão da faculdade fechado.

c) Já que possuo pouco dinheiro, tomarei apenas um lanche. -  Oração subordinada adverbial causal. Exprime o motivo do que é declarado na oração principal. O motivo dele tomar apenas um lanche é porque tem pouco dinheiro. A conjunção subordinativa “já que” poderia ser substituída por “visto que, uma vez que”.

d) O público aplaudia euforicamente para que o circense bisasse o número. - Oração subordinada adverbial final. Exprime o objetivo de o público ter aplaudido euforicamente. A conjunção “para que” poderia ser substituída por “a fim de que”.

e) Realizou os exercícios de acordo com as instruções. - Trata-se, aqui, de um período simples, pois a oração possui apenas um verbo, portanto, não há oração subordinada.

 

9 –

a) Não cumprindo a promessa, sentiu remorsos. - Oração subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio. - Não é introduzida por conjunção e o verbo está na forma nominal gerúndio “cumprindo”.

Oração desenvolvida: Diversas possibilidades: Como não cumpriu a promessa, sentiu remorsos; Já que não cumpriu a promessa...; Uma vez que não cumpriu a promessa... - Oração subordinada adverbial causal – Exprime o motivo de ter sentido remorso. A oração desenvolvida vem introduzida por conjunção subordinativa “como”, “já que”, “uma vez que” e por verbo conjugado na 3° pessoa do singular.

b) Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei. - Oração adverbial temporal reduzida de gerúndio. - Não é introduzida por conjunção e o verbo está na forma nominal gerúndio “faltando”.

Oração desenvolvida: Quando faltavam alguns minutos para o final da prova, eu terminei. - Oração adverbial temporal. Exprime a noção de tempo ao fato declarado na oração principal “eu terminei”. A oração desenvolvida vem introduzida por conjunção subordinativa “quando” e por verbo conjugado na 3° pessoa do singular.

c) Não podem ir embora sem cumprimentar o casal. - Oração adverbial condicional reduzida de infinitivo. - É introduzida pela preposição “sem” e o verbo está na forma nominal de infinitivo “cumprimentar”.

Oração desenvolvida: Não podem ir embora sem que cumprimentem o casal. Oração adverbial condicional. Vem introduzida por conjunção subordinativa e o verbo está conjugado na 3° pessoa do plural. A condição para ir embora é cumprimentar o casal.

d) Eu lamento por ter chegado atrasado. - Oração adverbial causal reduzida de particípio. - Não é introduzida por conjunção e o verbo está na forma nominal particípio “chegado”. 

Oração desenvolvida: Eu lamento porque cheguei atrasado. Oração adverbial causal. “O motivo de se lamentar é ter chagado atrasado. - Oração desenvolvida é introduzida por conjunção subordinativa “porque” e o verbo está conjugado na 1° pessoa do singular. 

e) Ela não fazia nada sem consultar a mãe. -  Oração adverbial condicional reduzida de infinitivo. – Introduzido pela preposição “para” e com verbo na forma nominal infinitivo “consultar”.

Oração desenvolvida: Ela não fazia nada sem que consultasse a mãe. - Oração adverbial condicional. Exprime uma condição do que está expresso na oração principal. A oração desenvolvida vem introduzida por conjunção subordinativa “sem que” e por verbo conjugado na 3° pessoa do singular no subjuntivo.

 

10 – 

Somente duas equipes se classificarão, como prevê o regulamento. – Relação de conformidade. “Somente duas equipes se classificarão, conforme prevê o regulamento.”

Como havia faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada. – Relação de causa. “Porque havia faltado às aulas, não sabia que a prova fora adiada.”

O arrogante gerente agia como se fosse o dono da empresa. – Relação de comparação. “O arrogante gerente agia tal como se fosse o dono da empresa”

 

11 – 

A) Assim que chegou ao salão de beleza, pediu uma maquiagem leve. 

a) DE INFINITIVO: Ao chegar ao salão de beleza, pediu uma maquiagem leve.

b) DE GERÚNDIO: Chegando ao salão de beleza, pediu uma maquiagem leve.

c) DE PARTICÍPIO: Ao ter chegado ao salão de beleza, pediu uma maquiagem leve. 



B) Já que terminou as tarefas, foi descansar na casa da amiga Suzana. 

a) DE INFINITIVO: Por terminar as tarefas, foi descansar na casa da amiga Suzana.

b) DE GERÚNDIO: Terminando as tarefas, foi descansar na casa da amiga Suzana.

c) DE PARTICÍPIO: Terminadas as tarefas, foi descansar na casa da amiga Suzana. Obs.: Verbo “terminar” concorda em gênero e número com o termo a que se refere “as tarefas”.

As orações reduzidas não devem vir introduzidas por conjunções subordinativas e os verbos devem estar nas formas nominais indicadas. Devem manter a relação estabelecida nas orações desenvolvidas.

 

12 – C

A oração “para não perder o sono” é uma oração adverbial final reduzida de infinitivo. Exprime a noção de finalidade e o verbo está na forma nominal do infinitivo.

 

13 – A

A oração “Se eu ler 15 páginas toda noite...” é uma oração que estabelece relação de condição, portanto, uma oração adverbial condicional. A condição para que eu consiga “isso” é fazer “aquilo”.





Referências:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática do português. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO