ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO
1 – Há oração subordinada adverbial concessiva
em:
a) Vivia mendigando favores de parentes.
b) Assim que chegou à fazenda, correu para o tio.
c) Deixarei, esta cidade, ainda que seja eleito.
2 – Na frase: “Entrando na faculdade,
procurarei um emprego” a oração em destaque indica ideia de:
a) concessão
b) oposição
c) condição
3 – (PUC – SP) Leia com atenção o seguinte trecho do
texto para responder à questão:
“Então, os peixes jovens, já não era mais possível
segurá-los; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se
funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais
dotados.
Mas precisamente naqueles tempos se acentuavam
as diferenças entre nós…”
As palavras destacadas indicam, respectivamente,
a) finalidade, oposição, comparação, conformidade.
b) oposição, finalidade, conformidade, oposição.
c) conformidade, finalidade, oposição, comparação.
d) finalidade, comparação, conformidade, oposição.
e) comparação, finalidade, oposição, conformidade.
4 – Classifique as
orações subordinadas adverbiais:
a) Você será aprovado, porque
estudou muito.
b) Eu me comportei tão bem que
pude passear no parque.
c) Caso necessite de maiores
informações, envie um e-mail para o responsável.
d) Fui aprovada, embora não tenha
estudado muito.
e) Compramos as passagens a fim de
que pudéssemos viajar logo.
5 – (IMA) Temos uma oração adverbial concessiva em:
a) Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro hoje.
b) Fizemos a consulta, conforme a solicitação dos
auditores.
c) Enquanto a mídia entrevistava o especialista, os
telespectadores assistiam impávidos.
d) O especialista não concordará com sua opinião, por
mais que você insista.
6 – Assinale o período em que ocorre a mesma
relação significativa existente entre os termos grifados em: “a atividade
científica é tão importante quanto qualquer outra atividade econômica”:
a) o rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi
promovido;
b) quanto mais estuda, menos aprende;
c) tenho tudo quanto quero;
d) sabia a lição tão bem como eu;
e) todos estavam exaustos, tanto que se recolheram logo.
7 – Assinale a alternativa CORRETA quanto à
classificação da oração adverbial, destacada no período abaixo: “Era tão
pequena a cidade, que um grito ou gargalhada forte a atravessava de ponta a
ponta.”
a) Subordinada adverbial causal
b) Subordinada adverbial final
c) Subordinada adverbial temporal
d) Subordinada adverbial conformativa
e) Subordinada adverbial consecutiva
8 – Qual das orações subordinadas pode ser
considerada adverbial causal?
a) Mesmo que partas antes, precisarei do resultado das
provas.
b) Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda
estava fechado.
c) Já que possuo pouco dinheiro, tomarei apenas um
lanche.
d) O público aplaudia euforicamente para que o circense
bisasse o número.
e) Realizou os exercícios de acordo com as instruções.
9 – Desenvolva e classifique as orações
adverbiais reduzidas.
a) Não
cumprindo a promessa, sentiu remorsos.
b) Faltando alguns minutos para o final da prova,
eu terminei.
c) Não podem ir embora sem cumprimentar o casal.
d) Eu lamento por ter chegado atrasado.
e) Ela não fazia nada sem consultar a mãe.
10 – Qual a relação estabelecida pela
conjunção “como” em cada uma das orações?
Somente duas equipes se classificarão, como prevê
o regulamento.
Como havia faltado às aulas, não sabia que a
prova fora adiada.
O arrogante gerente agia como se fosse o dono da
empresa.
11 – Transforme as orações subordinadas
adverbiais na oração subordinada adverbial
reduzida solicitada:
A) Assim que chegou ao salão de beleza, pediu uma
maquiagem leve.
a) DE INFINITIVO:
b) DE GERÚNDIO:
c) DE PARTICÍPIO:
B) Já que terminou as tarefas, foi descansar na casa da
amiga Suzana.
a) DE INFINITIVO:
b) DE GERÚNDIO:
c) DE PARTICÍPIO:
12 – Leia o excerto de texto e analise o que se
pede.
“ Desde o aparecimento das arribações vivia
desassossegado. Trabalhava demais para não perder o sono...
A oração subordinada adverbial destacada classifica-se
em
a) conformativa reduzida de infinitivo.
b) causal reduzida de infinitivo.
c) final reduzida de infinitivo.
d) proporcional reduzida de infinitivo.
e) temporal reduzida de infinitivo.
13 – Observe a tirinha abaixo:
No primeiro quadrinho, a oração “Se eu ler 15 páginas toda noite...” trata-se de uma oração subordinada adverbial:
a) Condicional
b) Proporcional
c) Temporal
d) Final
e) Causal
Gabarito + Justificativas
1
– C
a) Vivia mendigando favores de parentes. Nessa construção, há duas possibilidades:
locução verbal – período simples e, considerando o período como tendo valor de
modo (a maneira como se vivia) pode ser classificada como oração adverbial de
modo (reduzida de gerúndio).
b) Assim que chegou à fazenda, correu para o tio. - A oração
“Assim que chegou à fazenda” é uma oração subordinada temporal. Exprime uma
circunstância de tempo ao que é declarado na oração principal “correu para o
tio”. É introduzida pela locução conjuncional subordinativa temporal assim
que.
c)
Deixarei, esta cidade, ainda que seja eleito. - Nesse
período há oração subordinada concessiva. A oração “ainda que seja eleito”,
estabelece a ideia de contradição ou quebra de expectativa ao que é declarado
na oração principal. A expectativa seria de que, se fosse eleito, não deixasse
a cidade. É introduzida pela
locução conjuncional subordinativa
concessiva ainda que.
2
– C
A oração “Entrando na faculdade” é uma oração adverbial
condicional reduzida de gerúndio, uma vez que não é introduzida por conjunção e
o verbo está em sua forma nominal de gerúndio. Estabelece a ideia de condição
para o que é declarado na oração principal. A condição para procurar um emprego
é entrar na faculdade.
3
– D
“Então, os peixes jovens, já não era mais possível
segurá-los; agitavam as nadadeiras nas margens lodosas para ver se
funcionavam como patas, como haviam conseguido fazer os mais
dotados.
Mas precisamente naqueles tempos se acentuavam
as diferenças entre nós…”
A conjunção para estabelece a ideia de finalidade,
de intenção. Poderia ser substituída pela conjunção a fim de. “agitavam
as nadadeiras nas margens lodosas a fim de ver se...”
A conjunção como em “ver se funcionavam como
patas” traz ideia de comparação. “Ver se funcionavam tal como patas”.
A conjunção como em “como haviam conseguido
fazer os mais dotados” traz ideia de conformidade. A conjunção como
poderia, nesse caso, ser substituída pelas conjunções conforme, segundo,
consoante.
A conjunção mas traz ideia de oposição, podendo
ser substituída por: porém, todavia, entretanto etc.
4
–
a) Você será
aprovado, porque estudou muito. - Oração subordinada adverbial
causal. Exprime a causa, o motivo do que está expresso na oração principal. O
motivo de ser aprovado é ter estudado muito.
b) Eu me
comportei tão bem que pude passear no parque. - Oração
subordinada adverbial consecutiva. A consequência do bom comportamento foi
poder passear no parque. Há normalmente um advérbio de intensidade na oração
principal – nesse caso, o “tão que”.
c) Caso
necessite de maiores informações, envie um e-mail para o responsável. - Oração
subordinada adverbial condicional. A condição para que se envie o e-mail é a
necessidade de maiores informações.
d) Fui
aprovada, embora não tenha estudado muito. - Oração
subordinada adverbial concessiva. Estabelece uma contradição, uma quebra de
expectativa ao que é declarado na oração principal. A expectativa é que, não
estudando muito, não seja provado.
e) Compramos as
passagens a fim de que pudéssemos viajar logo. - Oração
subordinada adverbial final. Exprime a finalidade, o objetivo do que é
declarado na oração principal. A finalidade de se comprar as passagens é poder
viajar logo.
5
– D
a) Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro
hoje. - Oração subordinada adverbial condicional. A condição
para comprar um carro é ter dinheiro.
b) Fizemos a consulta, conforme a solicitação dos
auditores. - Oração subordinada adverbial conformativa. Exprime a
noção de conformidade em relação ao que se declara na oração principal “fizemos
a consulta”
c) Enquanto a mídia entrevistava o especialista,
os telespectadores assistiam impávidos. - Oração
subordinada adverbial temporal. Exprime a noção de tempo concomitante ao que se
declara na oração principal.
d)
O especialista não concordará com sua opinião, por mais que você insista. - Oração
subordinada adverbial concessiva. Exprime uma quebra de expectativa ao que se
declara na oração principal.
6
– D
A oração “a atividade científica é tão importante
quanto qualquer outra atividade econômica” estabelece a ideia de comparação por
igualdade. Introduzida por quanto em correlação com o advérbio tão
da oração principal.
a) O rapaz era tão aplicado, que em pouco tempo foi
promovido. - Oração subordinada adverbial consecutiva – Relação de
consequência. A consequência de ter sido tão aplicado foi ser promovido.
b) Quanto mais estuda, menos aprende. - Oração
subordinada adverbial proporcional. Relação de proporção inversa. Exprime um
fato que aumenta na proporção inversa ao fato que se declara na principal.
c) Tenho tudo quanto quero. - Nesse caso,
o pronome quanto é pronome relativo. Equivale a aquele que/aquilo que.
“Tenho tudo aquilo que eu
quero” – oração subordinada adjetiva restritiva (tenho tudo? Não, só o que eu
quero ter).
d) Sabia a lição tão bem como eu. - Estabelece a
mesma relação que o período apresentado como referência do exercício. Relação
de comparação por igualdade. Introduzida por como em correlação com o
advérbio tão da oração principal
e) Todos estavam exaustos, tanto que se recolheram
logo. - Oração subordinada adverbial consecutiva. Relação de
consequência. A consequência de estarem exaustos foi se recolherem logo.
7
– E
Alternativa E é a correta, uma vez que a oração destacada
“que um grito ou gargalhada forte a atravessava de ponta a ponta” exprime
a ideia de efeito ou consequência do que é declarado na oração principal. A
cidade era tão pequena que como efeito/consequência qualquer grito ou
gargalhada a atravessava de ponta a ponta. A conjunção consecutiva que
se prende a uma expressão de natureza intensiva tão posta na oração
principal.
8
– C
a) Mesmo que partas antes, precisarei do resultado
das provas. - Oração subordinada adverbial concessiva. Estabelece a
noção de contradição ao que é declarado na oração principal. A conjunção
subordinativa concessiva “mesmo que” poderia ser substituída por “ainda que”.
b) Chegamos tão cedo, que o portão da faculdade ainda
estava fechado. - Oração subordinada adverbial consecutiva. O efeito de
terem chegado muito cedo é encontrar o portão da faculdade fechado.
c)
Já que possuo pouco dinheiro, tomarei apenas um lanche. - Oração subordinada adverbial causal. Exprime
o motivo do que é declarado na oração principal. O motivo dele tomar apenas um
lanche é porque tem pouco dinheiro. A conjunção subordinativa “já que” poderia
ser substituída por “visto que, uma vez que”.
d) O público aplaudia euforicamente para que o circense
bisasse o número. - Oração subordinada adverbial final.
Exprime o objetivo de o público ter aplaudido euforicamente. A conjunção “para
que” poderia ser substituída por “a fim de que”.
e) Realizou os exercícios de acordo com as
instruções. - Trata-se, aqui, de um período simples, pois a oração
possui apenas um verbo, portanto, não há oração subordinada.
9
–
a) Não cumprindo a promessa, sentiu remorsos. - Oração
subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio. - Não é introduzida por
conjunção e o verbo está na forma nominal gerúndio “cumprindo”.
Oração
desenvolvida: Diversas possibilidades:
Como não cumpriu a promessa,
sentiu remorsos; Já que não cumpriu a promessa...; Uma vez que não
cumpriu a promessa... - Oração
subordinada adverbial causal – Exprime o motivo de ter sentido remorso. A
oração desenvolvida vem introduzida por conjunção subordinativa “como”,
“já que”, “uma vez que” e por
verbo conjugado na 3° pessoa do singular.
b) Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei. - Oração
adverbial temporal reduzida de gerúndio. - Não é introduzida por conjunção e o
verbo está na forma nominal gerúndio “faltando”.
Oração
desenvolvida: Quando faltavam alguns minutos para o final da prova, eu
terminei. - Oração adverbial temporal. Exprime a noção de tempo ao fato
declarado na oração principal “eu terminei”. A oração desenvolvida vem
introduzida por conjunção subordinativa “quando” e por verbo conjugado na 3°
pessoa do singular.
c) Não podem ir embora sem cumprimentar o casal. - Oração
adverbial condicional reduzida de infinitivo. - É introduzida pela preposição
“sem” e o verbo está na forma nominal de infinitivo “cumprimentar”.
Oração
desenvolvida: Não podem ir embora sem que cumprimentem o casal. Oração
adverbial condicional. Vem introduzida por conjunção subordinativa e o verbo
está conjugado na 3° pessoa do plural. A condição para ir embora é cumprimentar
o casal.
d) Eu lamento por ter chegado atrasado. - Oração
adverbial causal reduzida de particípio. - Não é introduzida por conjunção e o
verbo está na forma nominal particípio “chegado”.
Oração
desenvolvida: Eu lamento porque cheguei atrasado. Oração adverbial causal.
“O motivo de se lamentar é ter chagado atrasado. - Oração desenvolvida é
introduzida por conjunção subordinativa “porque” e o verbo está conjugado na 1°
pessoa do singular.
e) Ela não fazia nada sem consultar a mãe. - Oração adverbial condicional reduzida de
infinitivo. – Introduzido pela preposição “para” e com verbo na forma nominal
infinitivo “consultar”.
Oração
desenvolvida: Ela não fazia nada sem que consultasse a mãe. -
Oração adverbial condicional. Exprime uma condição do que está expresso na
oração principal. A oração desenvolvida vem introduzida por conjunção
subordinativa “sem que” e por verbo conjugado na 3° pessoa do singular no
subjuntivo.
10
–
Somente duas equipes se classificarão, como prevê
o regulamento. – Relação de conformidade. “Somente duas equipes se
classificarão, conforme prevê o regulamento.”
Como havia faltado às aulas, não sabia que a
prova fora adiada. – Relação de causa. “Porque havia faltado às aulas, não
sabia que a prova fora adiada.”
O arrogante gerente agia como se fosse o dono da
empresa. – Relação de comparação. “O arrogante gerente agia tal como se
fosse o dono da empresa”
11
–
A) Assim que chegou ao salão de beleza, pediu uma
maquiagem leve.
a) DE INFINITIVO: Ao chegar ao salão de beleza, pediu uma
maquiagem leve.
b) DE GERÚNDIO: Chegando ao salão de beleza, pediu uma
maquiagem leve.
c) DE PARTICÍPIO: Ao ter chegado ao salão de beleza, pediu uma
maquiagem leve.
B) Já que terminou as tarefas, foi descansar na
casa da amiga Suzana.
a) DE INFINITIVO: Por terminar as tarefas, foi descansar
na casa da amiga Suzana.
b) DE GERÚNDIO: Terminando as tarefas, foi descansar
na casa da amiga Suzana.
c) DE PARTICÍPIO: Terminadas as tarefas, foi descansar
na casa da amiga Suzana. Obs.: Verbo “terminar” concorda em gênero e
número com o termo a que se refere “as tarefas”.
As orações reduzidas não devem vir introduzidas por
conjunções subordinativas e os verbos devem estar nas formas nominais indicadas.
Devem manter a relação estabelecida nas orações desenvolvidas.
12
– C
A oração “para não perder o sono” é uma oração adverbial
final reduzida de infinitivo. Exprime a noção de finalidade e o verbo está na
forma nominal do infinitivo.
13
– A
A oração “Se eu ler 15 páginas toda noite...” é uma
oração que estabelece relação de condição, portanto, uma oração adverbial
condicional. A condição para que eu consiga “isso” é fazer “aquilo”.
Referências:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática do português.
38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do
português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
Comentários
Postar um comentário