ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO
1 – Classifique as orações coordenadas sindéticas.
a) Deve ter ventado bastante porque há
muitas folhas no chão.
b) Penso, logo existo.
c) Viajarei de ônibus ou alugarei um
carro.
d) Ela está de férias, mas não viajou.
e) Mariana é rica e trabalha muito.
2 – Todas as alternativas apresentam uma
conjunção coordenativa adversativa, exceto
a) Não queria ir para
a faculdade, mas gostou do curso e do lugar.
b) Ele trabalha muito, porém nunca guarda dinheiro.
c) Carla estava de mau humor, no entanto, apresentou muito bem o trabalho.
d) José gosta de cantar, contudo dança muito melhor.
e) Demoramos para chegar na praia, pois estava muito trânsito.
3 – Assinale as alternativas corretas quanto às relações
coesivas estabelecidas pelas conjunções em destaque no período composto.
a) ( ) Ele é
inteligente e estuda
muito. - Sentido aditivo
b) ( ) Ele é
inteligente, mas estuda
muito. - Sentido conclusivo.
c) ( ) Ele é
inteligente, logo estuda
muito. - Sentido adversativo
d) ( ) Ele é
inteligente, porque estuda
muito. - Sentido explicativo
4
– As orações
coordenadas aditivas expressam a ideia de soma. A alternativa abaixo que não
apresenta essa ideia é
a) Ora gosta de pizza,
ora gosta de hambúrguer.
b) Gosta de museu, bem como de teatro.
c) Jéssica conheceu Portugal e Espanha.
d) Não faz nem deixa ninguém fazer.
e) Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.
5 –
I. Gosta de
praia, mas também
de montanha.
II. Tem fome, mas não
come direito.
Nas
orações acima, as conjunções destacadas transmitem a ideia de
a) I: adição; II:
oposição
b) I: adição; II: conclusão
c) I: explicação; II: oposição
d) I: explicação; II: conclusão
e) I: alternância; II: oposição
6 – Faço todos os trabalhos de casa de
manhã, ___ fico com a tarde livre. A lacuna acima não pode
ser substituída pela conjunção
a) pois
b) consequentemente
c) logo
d) assim
e) contudo
7 – (UNlMFP-SP)
"Mauro não estudou nada e foi aprovado”. Apesar do e, normalmente
aditivo, a oração sublinhada é:
a) adversativa
b) conclusiva
c) explicativa
d) alternativa
e) causal
8 –
(Enem – 2010) Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras
O
Palmeiras venceu o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0, com um gol no final da
partida. O cenário era para ser de alegria, já que a equipe do Verdão venceu e
deu um importante passo para conquistar a vaga para as semifinais, mas não foi
bem isso que aconteceu.
O meia
Diego Souza foi substituído no segundo tempo debaixo de vaias dos torcedores
palmeirenses e chegou a fazer gestos obscenos respondendo à torcida. Ao final
do jogo, o meia chegou a dizer que estava feliz por jogar no Verdão.
— Eu não estou pensando em sair do Palmeiras. Estou muito feliz aqui — disse.
Perguntado sobre as vaias da torcida enquanto era substituído, Diego Souza
ironizou a torcida do Palmeiras.
—Vaias?
Que vaias? — ironiza o camisa 7 do Verdão, antes de descer para os vestiários.
Disponível
em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 29 abr. 2010.
A progressão textual realiza-se por
meio de relações semânticas que se estabelecem entre as partes do texto. Tais
relações podem ser claramente apresentadas pelo emprego de elementos coesivos
ou não ser explicitadas, no caso da justaposição. Considerando-se o texto lido,
a) no
primeiro parágrafo, o conectivo já
que marca uma relação de consequência entre os segmentos
do texto.
b) no primeiro parágrafo, o conectivo mas explicita
uma relação de adição entre os segmentos do texto.
c) entre o primeiro e o segundo parágrafos, está
implícita uma relação de causalidade.
d) no quarto parágrafo, o conectivo enquanto estabelece
uma relação de explicação entre os segmentos do texto.
e) entre o quarto e o quinto parágrafos, está
implícita uma relação de oposição.
9 –
Assinale
a alternativa que não apresenta
uma frase coordenada assindética
a) Na festa da Natália
comemos, cantamos, dançamos a noite toda.
b) Não beba quando está comendo, ficará com dores de estômago.
c) O funcionário não quer trabalhar, aprender, estudar.
d) Cheguei cedo, portanto terei de esperar a escola abrir.
e) Minha avó costumava fazer bolos, tortas, pudins.
10 – (UNEMAT - 2009) – Analise o funcionamento das conjunções
em destaque nos seguintes enunciados.
I. Como
proteger seu dinheiro
O novo
guia para você entender o efeito da crise global no seu bolso e as melhores estratégias para
enfrentar estes tempos de aperto.
(Época, 28/02/09)
II. Internet sem sair do sofá
Novas tecnologias levam os vídeos da rede à TV da
sala. Portanto, começa uma nova batalha pela sua audiência.
(Adaptado. Época,
28/02/09)
III. A verdade crua, assada e cozida
Um novo estudo sobre os fatos da carne sugere que
ela pode ser nociva, mas apenas em excesso. É o argumento que faltava
para quem adora um filé.
(Época,
28/02/09)
As conjunções “e”, “portanto” e “mas” estabelecem
entre as orações, respectivamente, relação de:
a) adição – explicação – conclusão
b) adição – conclusão – oposição
c) separação – explicação – oposição
d) adição – exclusão – justificação
e) explicação – conclusão – oposição
11 –
(Enem – 2011) – Cultivar um estilo saudável é extremamente
importante para diminuir o risco de infarto, mas também como de problemas como
de morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e
praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de
desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da
pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda
a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados,
reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento
médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA, M. Nossa
vida. Época. 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se organizam
estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito,
identifica-se, no fragmento, que
a) A expressão “Além disso” marca uma sequenciação
de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que
exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”,
introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de
colesterol e de glicose no sangue”.
12 –
(FUVEST)
Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.
Os dois pontos (:) do período anterior poderiam ser
substituídos por vírgula, explicando-se o nexo entre as duas orações pela
conjunção
a) Portanto
b) E
c) Como
d) Pois
e) Embora
Gabarito
+ justificativas
1 –
Orações
coordenadas sindéticas, porque são introduzidas por conjunções coordenativas.
a) Deve ter ventado bastante porque há
muitas folhas no chão.
– Oração
coordenada sindética explicativa. Oração que não exerce função
sintática com a anterior e é introduzida por conjunção explicativa “porque”.
Apresenta uma explicação para o conteúdo expresso na primeira oração.
b) Penso, logo existo. – Oração coordenada sindética conclusiva. Oração que não exerce função
sintática com a anterior e é introduzida por conjunção conclusiva “logo”.
Estabelece uma conclusão ao que é exposto na primeira oração.
c) Viajarei de ônibus ou alugarei um
carro. – Oração coordenada sindética
alternativa. Oração
que não exerce função sintática com a anterior e é introduzida por conjunção
alternativa “ou”. Contrapõe o conteúdo da primeira oração ao da segunda oração
de modo excludente. Viajando de ônibus não se viajará de avião e vice-versa.
d) Ela está de férias, mas não viajou.
– Oração coordenada sindética
adversativa. Oração
que não exerce função sintática com a anterior e é introduzida por conjunção adversativa
“mas”. Exprime uma ideia contrária ao esperado em relação à primeira oração: ao
estar de férias, espera-se que viaje.
e) Mariana é rica e trabalha muito. – Oração coordenada sindética aditiva. Oração que não exerce função
sintática com a anterior e é introduzida por conjunção aditiva “e”. Acresce uma
ideia à primeira oração.
2 – D
A
conjunção “pois” é uma conjunção coordenativa explicativa, e não adversativa.
Usada para explicar/justificar a primeira oração “Demoramos para chegar na
praia”.
Todas
as demais frases possuem uma conjunção coordenativa adversativa:
a) mas
b) porém
c) no entanto
d) contudo
3 – A e D
a)
(X) Ele é inteligente e estuda
muito. - Sentido aditivo.
Alternativa correta, a conjunção está exprimindo relação de adição.
b) ( ) Ele é inteligente, mas estuda
muito. - Sentido
conclusivo. Nesse caso, a relação não é de conclusão, mas sim, de
contradição, portanto, relação adversativa.
c) ( ) Ele é inteligente, logo estuda
muito. - Sentido
adversativo. Alternativa incorreta, a relação estabelecida é de conclusão.
Podendo ser substituída por “portanto”, “assim”, “então” etc.
d)
(X) Ele é inteligente, porque estuda
muito. - Sentido
explicativo. Alternativa correta, a relação aqui estabelecida é de
explicação.
4 – A
O
período em A é o único que expressa uma ideia que não seja aditiva. A ideia
expressa é de alternativa. Ora “isso” ora “aquilo”. Os pares quer... quer, já... já também
expressam alternativa ou alternância.
Os demais períodos B, C, D
e E com as conjunções: bem como, e, nem e como também exprimem a noção de
adição.
5 – A
Na
primeira oração “Gosta de praia, mas também
de montanha” a ideia transmitida é de adição “Gosta de praia e de
montanha”.
Na
segunda oração “Tem fome, mas não
come direito” a ideia é de oposição, contradição “Tem fome, porém não
come direito”.
6 – E
A
relação expressa pela oração é de conclusão, portanto, preenchem adequadamente
as lacunas as conjunções: pois, consequentemente, logo e assim.
A conjunção
contudo é uma conjunção usada nas orações coordenadas adversativas a fim
de exprimir contradição.
7 – A
A
conjunção “e”, nesse caso, é adversativa. “Mauro não estudou nada, mas/porém/contudo
foi aprovado”.
OBS: Bechara, nas
páginas 577 e 578 do pdf, discorda de que se possa classificar a conjunção “e”
sem ser aditiva. Para o autor, a interpretação adicional (o contrário do que
estávamos esperando pelo fato de Mauro não ter estudado) é textual e não
gramatical. As orações continuam sendo independentes e figuram isoladamente.
“Mauro não estudou nada”. “Mauro foi aprovado”. A conjunção e, no caso, apenas
adiciona um conteúdo de pensamento a outro.
8 – C
a) no primeiro parágrafo, o conectivo já que marca
uma relação de consequência entre os segmentos do texto. – Alternativa
incorreta. A relação é de explicação; a conjunção pode ser substituída por:
“uma vez que”, “visto que”, “tendo em vista que”.
b) no primeiro parágrafo, o conectivo mas explicita
uma relação de adição entre os segmentos do texto. – Alternativa
incorreta. A relação estabelecida é de contradição. Marca oposição, contraste
ao que é expresso anteriormente. “O
cenário era para ser de alegria, porém/todavia não foi bem isso que aconteceu”.
c) entre o primeiro e o segundo parágrafos, está implícita uma relação de
causalidade. – A alternativa C é a correta. Há relação de
causalidade entre o 1° e o 2° parágrafo, uma vez que é no 2° parágrafo que se
apresenta a causa do que é expresso no 1° “O cenário era para ser de alegria,
(...) , mas não foi bem isso que aconteceu”.
d) no quarto parágrafo, o conectivo enquanto estabelece
uma relação de explicação entre os segmentos do texto. – O conectivo
“enquanto” fornece uma informação temporal, trata-se de um advérbio que está
denotando tempo relacionado ao presente. “Perguntado
sobre as vaias da torcida no momento em que era substituído”.
e) entre o quarto e o quinto parágrafos, está implícita uma
relação de oposição. – A relação presente nesses parágrafos é de ironia e não de
oposição. “—Vaias? Que
vaias?” a fala do jogador é irônica, uma vez que ele questiona as vaias como se
não as tivesse cometido.
9 – D
As orações coordenadas assindéticas,
diferente das sindéticas, não são introduzidas por conectivos. Porém, é
importante destacar que a primeira coordenada, na GT (gramática tradicional) é
chamada de oração coordenada assindética, por não ser encabeçada por conjunção.
Nesse caso, mesmo na alternativa D, considerada correta, há também uma oração
coordenada assindética “Cheguei cedo”.
Na
alternativa D “Cheguei cedo, portanto terei de esperar a escola abrir”, o
“portanto” é uma conjunção coordenativa de conclusão. Trata-se, então, de uma
oração coordenada sindética conclusiva.
10 – B
No primeiro enunciado, a conjunção “e” exprime a
relação de adição. Acrescenta uma ideia ao que foi exposto anteriormente. “O novo guia e as melhores estratégias”.
No
segundo enunciado, a relação estabelecida pela conjunção “portanto” é de
conclusão. “Novas tecnologias levam os
vídeos da rede à TV da sala. Logo/Então, começa uma nova...”.
No terceiro enunciado, a conjunção “mas” estabelece a
relação de oposição ao que foi exposto anteriormente. “Um novo estudo sobre os
fatos da carne sugere que ela pode ser nociva, porém/no entanto apenas
em excesso”.
11 – A
a) A expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias. Alternativa
correta. Trata-se de uma locução adverbial que exprime a relação de adição
marcando, no fragmento, um encadeamento de ideias.
b) o
conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste. Alternativa
incorreta. O conectivo “mas também” acrescenta uma ideia ao enunciado. “Cultivar
um estilo saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas
ainda como de problemas...”.
c) o
termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização. Alternativa incorreta.
O termo “como” introduz uma exemplificação. Exemplifica os outros “problemas”
(morte súbita e derrame) que uma vida saudável pode diminuir.
d) o
termo “Também” exprime uma justificativa. Alternativa incorreta. O termo
“Também”, nesse caso, adiciona uma ideia. Manter uma alimentação saudável e
praticar atividade física regularmente não só reduz as chances de
desenvolver vários problemas e ajudar para o controle da pressão arterial, dos
níveis de colesterol e de glicose no sangue, mas também ajuda a diminuir
o estresse e aumentar a capacidade física”.
e) o
termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no
sangue”. Alternativa
incorreta. O termo “fatores” retoma por coesão referencial: “diminuir o
estresse e aumentar a capacidade física, fatores que,
somados, reduzem as chances de infarto”.
12 – D
Podem acusar-me, pois estou com a consciência
tranquila.
A conjunção “pois” estabelece a relação de
explicação. Os dois pontos podem ser substituídos por vírgula, uma vez que, na
oração, a vírgula deve anteceder conjunções ou locuções explicativas, nesse
caso, “pois”.
Referências:
BECHARA, Evanildo. Moderna
gramática do português. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CUNHA, Celso; CINTRA,
Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de
Janeiro: Lexikon, 2017.
A questão de número 2 é a alternativa "E" contudo, sua explicação está correta.
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