ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO



1 – Classifique as orações coordenadas sindéticas.

a) Deve ter ventado bastante porque há muitas folhas no chão.

b) Penso, logo existo.

c) Viajarei de ônibus ou alugarei um carro.

d) Ela está de férias, mas não viajou.

e) Mariana é rica e trabalha muito.

 

2 – Todas as alternativas apresentam uma conjunção coordenativa adversativa, exceto

a) Não queria ir para a faculdade, mas gostou do curso e do lugar.
b) Ele trabalha muito, porém nunca guarda dinheiro.
c) Carla estava de mau humor, no entanto, apresentou muito bem o trabalho.
d) José gosta de cantar, contudo dança muito melhor.
e) Demoramos para chegar na praia, pois estava muito trânsito.

 

3 – Assinale as alternativas corretas quanto às relações coesivas estabelecidas pelas conjunções em destaque no período composto.

a) ( ) Ele é inteligente e estuda muito. - Sentido aditivo

b) ( ) Ele é inteligente, mas estuda muito. - Sentido conclusivo.

c) ( ) Ele é inteligente, logo estuda muito. - Sentido adversativo

d) ( ) Ele é inteligente, porque estuda muito. - Sentido explicativo

 

4 – As orações coordenadas aditivas expressam a ideia de soma. A alternativa abaixo que não apresenta essa ideia é

a) Ora gosta de pizza, ora gosta de hambúrguer.
b) Gosta de museu, bem como de teatro.
c) Jéssica conheceu Portugal e Espanha.
d) Não faz nem deixa ninguém fazer.
e) Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.

 

5 –

I. Gosta de praia, mas também de montanha.
II. Tem fome, mas não come direito.

Nas orações acima, as conjunções destacadas transmitem a ideia de

a) I: adição; II: oposição
b) I: adição; II: conclusão
c) I: explicação; II: oposição
d) I: explicação; II: conclusão
e) I: alternância; II: oposição

 

6 – Faço todos os trabalhos de casa de manhã, ___ fico com a tarde livre. A lacuna acima não pode ser substituída pela conjunção

a) pois
b) consequentemente
c) logo
d) assim
e) contudo

 

7 – (UNlMFP-SP) "Mauro não estudou nada e foi aprovado”. Apesar do e, normalmente aditivo, a oração sublinhada é:

a) adversativa
b) conclusiva
c) explicativa
d) alternativa
e) causal

 

8   (Enem – 2010) Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras

O Palmeiras venceu o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0, com um gol no final da partida. O cenário era para ser de alegria, já que a equipe do Verdão venceu e deu um importante passo para conquistar a vaga para as semifinais, mas não foi bem isso que aconteceu.

O meia Diego Souza foi substituído no segundo tempo debaixo de vaias dos torcedores palmeirenses e chegou a fazer gestos obscenos respondendo à torcida. Ao final do jogo, o meia chegou a dizer que estava feliz por jogar no Verdão.
— Eu não estou pensando em sair do Palmeiras. Estou muito feliz aqui — disse.
Perguntado sobre as vaias da torcida enquanto era substituído, Diego Souza ironizou a torcida do Palmeiras.

—Vaias? Que vaias? — ironiza o camisa 7 do Verdão, antes de descer para os vestiários.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 29 abr. 2010.

A progressão textual realiza-se por meio de relações semânticas que se estabelecem entre as partes do texto. Tais relações podem ser claramente apresentadas pelo emprego de elementos coesivos ou não ser explicitadas, no caso da justaposição. Considerando-se o texto lido,

a) no primeiro parágrafo, o conectivo já que marca uma relação de consequência entre os segmentos do texto.
b) no primeiro parágrafo, o conectivo mas explicita uma relação de adição entre os segmentos do texto.
c) entre o primeiro e o segundo parágrafos, está implícita uma relação de causalidade.
d) no quarto parágrafo, o conectivo enquanto estabelece uma relação de explicação entre os segmentos do texto.
e) entre o quarto e o quinto parágrafos, está implícita uma relação de oposição.

 

9 –

Assinale a alternativa que não apresenta uma frase coordenada assindética

a) Na festa da Natália comemos, cantamos, dançamos a noite toda.
b) Não beba quando está comendo, ficará com dores de estômago.
c) O funcionário não quer trabalhar, aprender, estudar.
d) Cheguei cedo, portanto terei de esperar a escola abrir.
e) Minha avó costumava fazer bolos, tortas, pudins.

 

10 – (UNEMAT - 2009) – Analise o funcionamento das conjunções em destaque nos seguintes enunciados.

 

I. Como proteger seu dinheiro

O novo guia para você entender o efeito da crise global no seu bolso e as melhores estratégias para enfrentar estes tempos de aperto.

(Época, 28/02/09)

 

II. Internet sem sair do sofá

Novas tecnologias levam os vídeos da rede à TV da sala. Portanto, começa uma nova batalha pela sua audiência.

(Adaptado. Época, 28/02/09)

 

III. A verdade crua, assada e cozida

Um novo estudo sobre os fatos da carne sugere que ela pode ser nociva, mas apenas em excesso. É o argumento que faltava para quem adora um filé.

(Época, 28/02/09)

 

As conjunções “e”, “portanto” e “mas” estabelecem entre as orações, respectivamente, relação de:

a) adição – explicação – conclusão

b) adição – conclusão – oposição

c) separação – explicação – oposição

d) adição – exclusão – justificação

e) explicação – conclusão – oposição

 

11 – (Enem – 2011) – Cultivar um estilo saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também como de problemas como de morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

 

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.

 

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) A expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.

b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.

c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.

d) o termo “Também” exprime uma justificativa.

e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.

 

12 – (FUVEST)

Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila.

Os dois pontos (:) do período anterior poderiam ser substituídos por vírgula, explicando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção

a) Portanto

b) E

c) Como

d) Pois

e) Embora

 

 

 

 

 

 

 

 

Gabarito + justificativas

1 –

Orações coordenadas sindéticas, porque são introduzidas por conjunções coordenativas.

a) Deve ter ventado bastante porque há muitas folhas no chão.Oração coordenada sindética explicativa. Oração que não exerce função sintática com a anterior e é introduzida por conjunção explicativa “porque”. Apresenta uma explicação para o conteúdo expresso na primeira oração.

b) Penso, logo existo. Oração coordenada sindética conclusiva. Oração que não exerce função sintática com a anterior e é introduzida por conjunção conclusiva “logo”. Estabelece uma conclusão ao que é exposto na primeira oração.

c) Viajarei de ônibus ou alugarei um carro. Oração coordenada sindética alternativa. Oração que não exerce função sintática com a anterior e é introduzida por conjunção alternativa “ou”. Contrapõe o conteúdo da primeira oração ao da segunda oração de modo excludente. Viajando de ônibus não se viajará de avião e vice-versa.

d) Ela está de férias, mas não viajou. Oração coordenada sindética adversativa. Oração que não exerce função sintática com a anterior e é introduzida por conjunção adversativa “mas”. Exprime uma ideia contrária ao esperado em relação à primeira oração: ao estar de férias, espera-se que viaje.

e) Mariana é rica e trabalha muito. Oração coordenada sindética aditiva. Oração que não exerce função sintática com a anterior e é introduzida por conjunção aditiva “e”. Acresce uma ideia à primeira oração.

 

2 – D

A conjunção “pois” é uma conjunção coordenativa explicativa, e não adversativa. Usada para explicar/justificar a primeira oração “Demoramos para chegar na praia”.

Todas as demais frases possuem uma conjunção coordenativa adversativa:

a) mas
b) porém
c) no entanto
d) contudo

 

3 – A e D

a) (X) Ele é inteligente e estuda muito. - Sentido aditivo. Alternativa correta, a conjunção está exprimindo relação de adição.

b) (  ) Ele é inteligente, mas estuda muito. - Sentido conclusivo. Nesse caso, a relação não é de conclusão, mas sim, de contradição, portanto, relação adversativa.

c) (  ) Ele é inteligente, logo estuda muito. - Sentido adversativo. Alternativa incorreta, a relação estabelecida é de conclusão. Podendo ser substituída por “portanto”, “assim”, “então” etc.

d) (X) Ele é inteligente, porque estuda muito. - Sentido explicativo. Alternativa correta, a relação aqui estabelecida é de explicação.

 

4 – A

O período em A é o único que expressa uma ideia que não seja aditiva. A ideia expressa é de alternativa. Ora “isso” ora “aquilo”. Os pares quer... quer, já... já também expressam alternativa ou alternância.

Os demais períodos B, C, D e E com as conjunções: bem como, e, nem e como também exprimem a noção de adição.

 

5 – A

Na primeira oração “Gosta de praia, mas também de montanha” a ideia transmitida é de adição “Gosta de praia e de montanha”.

Na segunda oração “Tem fome, mas não come direito” a ideia é de oposição, contradição “Tem fome, porém não come direito”.

 

 

 

 

6 – E

A relação expressa pela oração é de conclusão, portanto, preenchem adequadamente as lacunas as conjunções: pois, consequentemente, logo e assim.

A conjunção contudo é uma conjunção usada nas orações coordenadas adversativas a fim de exprimir contradição.

 

7 – A

A conjunção “e”, nesse caso, é adversativa. “Mauro não estudou nada, mas/porém/contudo foi aprovado”.

 

OBS: Bechara, nas páginas 577 e 578 do pdf, discorda de que se possa classificar a conjunção “e” sem ser aditiva. Para o autor, a interpretação adicional (o contrário do que estávamos esperando pelo fato de Mauro não ter estudado) é textual e não gramatical. As orações continuam sendo independentes e figuram isoladamente. “Mauro não estudou nada”. “Mauro foi aprovado”. A conjunção e, no caso, apenas adiciona um conteúdo de pensamento a outro.

 

8 – C

a) no primeiro parágrafo, o conectivo já que marca uma relação de consequência entre os segmentos do texto. – Alternativa incorreta. A relação é de explicação; a conjunção pode ser substituída por: “uma vez que”, “visto que”, “tendo em vista que”.

b) no primeiro parágrafo, o conectivo mas explicita uma relação de adição entre os segmentos do texto. – Alternativa incorreta. A relação estabelecida é de contradição. Marca oposição, contraste ao que é expresso anteriormente. “O cenário era para ser de alegria, porém/todavia não foi bem isso que aconteceu”.
c) entre o primeiro e o segundo parágrafos, está implícita uma relação de causalidade.
A alternativa C é a correta. Há relação de causalidade entre o 1° e o 2° parágrafo, uma vez que é no 2° parágrafo que se apresenta a causa do que é expresso no 1° “O cenário era para ser de alegria, (...) , mas não foi bem isso que aconteceu”.

d) no quarto parágrafo, o conectivo enquanto estabelece uma relação de explicação entre os segmentos do texto. – O conectivo “enquanto” fornece uma informação temporal, trata-se de um advérbio que está denotando tempo relacionado ao presente. “Perguntado sobre as vaias da torcida no momento em que era substituído”.

e) entre o quarto e o quinto parágrafos, está implícita uma relação de oposição. – A relação presente nesses parágrafos é de ironia e não de oposição. “—Vaias? Que vaias?” a fala do jogador é irônica, uma vez que ele questiona as vaias como se não as tivesse cometido.

 

9 – D

As orações coordenadas assindéticas, diferente das sindéticas, não são introduzidas por conectivos. Porém, é importante destacar que a primeira coordenada, na GT (gramática tradicional) é chamada de oração coordenada assindética, por não ser encabeçada por conjunção. Nesse caso, mesmo na alternativa D, considerada correta, há também uma oração coordenada assindética “Cheguei cedo”.

Na alternativa D “Cheguei cedo, portanto terei de esperar a escola abrir”, o “portanto” é uma conjunção coordenativa de conclusão. Trata-se, então, de uma oração coordenada sindética conclusiva.

 

10 – B

No primeiro enunciado, a conjunção “e” exprime a relação de adição. Acrescenta uma ideia ao que foi exposto anteriormente. “O novo guia e as melhores estratégias”.

No segundo enunciado, a relação estabelecida pela conjunção “portanto” é de conclusão. “Novas tecnologias levam os vídeos da rede à TV da sala. Logo/Então, começa uma nova...”.

No terceiro enunciado, a conjunção “mas” estabelece a relação de oposição ao que foi exposto anteriormente. “Um novo estudo sobre os fatos da carne sugere que ela pode ser nociva, porém/no entanto apenas em excesso”.

 

11 – A

a) A expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias. Alternativa correta. Trata-se de uma locução adverbial que exprime a relação de adição marcando, no fragmento, um encadeamento de ideias. 

b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste. Alternativa incorreta. O conectivo “mas também” acrescenta uma ideia ao enunciado. “Cultivar um estilo saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas ainda como de problemas...”.

c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização. Alternativa incorreta. O termo “como” introduz uma exemplificação. Exemplifica os outros “problemas” (morte súbita e derrame) que uma vida saudável pode diminuir.

d) o termo “Também” exprime uma justificativa. Alternativa incorreta. O termo “Também”, nesse caso, adiciona uma ideia. Manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente não só reduz as chances de desenvolver vários problemas e ajudar para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue, mas também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física”.

e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.  Alternativa incorreta. O termo “fatores” retoma por coesão referencial: “diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto”.

 

12 – D

Podem acusar-me, pois estou com a consciência tranquila.

A conjunção “pois” estabelece a relação de explicação. Os dois pontos podem ser substituídos por vírgula, uma vez que, na oração, a vírgula deve anteceder conjunções ou locuções explicativas, nesse caso, “pois”.

 

 

 

Referências: 

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática do português. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

 

 

 

 

 


Comentários

  1. A questão de número 2 é a alternativa "E" contudo, sua explicação está correta.

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