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Mostrando postagens de abril 12, 2020

Mapeamento das práticas corporais oferecidas no território do IFSP

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  Existe ainda hoje uma relação fortíssima entre colonialidade e educação. Nesse contexto, os conhecimentos valorizados, mesmo que não oficialmente em todas as áreas, são aqueles que vêm da colonialidade europeia. Porém, é justamente nesse cenário que nasce a pedagogia decolonial, ou seja, o interesse dos professores e das professoras em organizar práticas político-pedagógicas inspiradas pela produção de conhecimento dos autores e das autoras do sul global (SOUSA SANTOS; MENESES, 2010), buscando uma educação intercultural, feminista e antirracista.    Para o ano de 2020, iniciamos o projeto realizando leituras sobre a pedagogia decolonial, com a referência de Oliveira e Candau (2010) e a questão de gênero, raça e poder, com o artigo produzido por Gomes (2019). Refletimos, a partir desses estudos, sobre a descolonização do currículo, os direitos humanos e marcadores sociais identitários que influenciam a sociedade contemporânea.    Na compreensão de Tavares e Gomes (2018), para po

Apresentação de projeto

Sobre os Projetos de Ensino e seu professor orientador: Preparatório – Olimpíada Internacional de Filosofia , por Fúlvio de Moraes Gomes Este projeto tem como principal objetivo o de orientar e acompanhar estudantes no processo de preparação para a Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia com vistas a alcançar a habilitação para participar na Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou IPO, na versão oficial em inglês). Desde sua primeira edição, a IPO é um evento direcionado para estudantes do Ensino Médio, sendo considerado o mais importante da comunidade filosófica internacional. Fundada em 1993, a IPO conta hoje com a participação de pelo menos cinquenta países, recebe o apoio institucional da UNESCO e da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia (FISP). Como o número de participantes é restrito a apenas 02 (dois) por país, o júri formado para a Seletiva Nacional tem por objetivo selecionar os dois melhores ensaios

Apresentação de projeto

Sobre os Projetos de Ensino e seu professor orientador: Práticas corporais e marcadores sociais: tematizando experiências com danças, lutas, esportes, ginásticas, jogos e brincadeiras no IFSP , por Daniel Teixeira Maldonado Esse projeto possui como objetivo analisar as práticas corporais de diferentes culturas espalhadas pelo mundo. Assim, uma bolsista do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP, em conjunto ao docente de Educação Física da instituição, pesquisam sobre essa temática, criando estratégias didáticas para que os jovens do Ensino Médio vivenciem, durante as aulas do referido componente curricular, os gestos dos jogos, das brincadeiras, das danças, das lutas, dos esportes e das ginásticas. Além disso, a produção cultural, as diferenças étnicas e a identidade das pessoas que realizam essas práticas corporais são problematizadas durante as aulas, para potencializar a formação de uma sociedade crítica, emancipada e solidária.

ATIVIDADE LÚDICA

ATIVIDADE LÚDICA - 3 PROPOSTA Desenvolvimento de improvisações cênicas a partir de fragmentos de texto teatral. TEXTO UTILIZADO Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. MATERIAL NECESSÁRIO Texto. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE Em uma classe formada por trinta alunos, a turma poderá ser dividida em cinco grupos de seis pessoas, de forma que cada equipe deverá trabalhar com uma cena diferente. Após receberem as cenas da obra Auto da Compadecida, os integrantes poderão discutir e explorar as possibilidades de interpretação dos trechos a fim de elaborar a improvisação ao final da atividade. Os grupos serão orientados a seguir diferentes direcionamentos a partir dos excertos recebidos, como abordagem da ideia central, adaptação de diálogos, improvisação fiel ao texto e contextualização do trecho (acréscimo de acontecimentos anteriores e posteriores). É importante, ap

ATIVIDADE LÚDICA

ATIVIDADE LÚDICA - 2 PROPOSTA Produção de texto e realização de leitura dramática. TEXTO UTILIZADO Hamlet, de William Shakespeare.                        MATERIAL NECESSÁRIO Texto. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE Para a realização do exercício, a classe poderá ser dividida em pequenos grupos. O professor deverá entregar aos discentes um roteiro indicando o espaço, as atividades e as personagens da cena escolhida, além de algumas falas selecionadas. Com base nessas indicações, as equipes precisarão criar os diálogos da cena e registrá-los por escrito, incluindo no texto as falas do roteiro. Ao fim da produção, as equipes deverão trocar os textos entre si. A partir disso, em roda, cada grupo realizará a leitura dramática do texto elaborado por outro grupo. O professor poderá orientar os alunos a explorarem o ritmo, o volume e a entonação da voz para garantir maior expressividade durante a apre