ATIVIDADE LÚDICA

ATIVIDADE LÚDICA - 2
PROPOSTA
Produção de texto e realização de leitura dramática.
TEXTO UTILIZADO
Hamlet, de William Shakespeare.                       
MATERIAL NECESSÁRIO
Texto.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Para a realização do exercício, a classe poderá ser dividida em pequenos grupos. O professor deverá entregar aos discentes um roteiro indicando o espaço, as atividades e as personagens da cena escolhida, além de algumas falas selecionadas. Com base nessas indicações, as equipes precisarão criar os diálogos da cena e registrá-los por escrito, incluindo no texto as falas do roteiro. Ao fim da produção, as equipes deverão trocar os textos entre si.
A partir disso, em roda, cada grupo realizará a leitura dramática do texto elaborado por outro grupo. O professor poderá orientar os alunos a explorarem o ritmo, o volume e a entonação da voz para garantir maior expressividade durante a apresentação.
Recomenda-se que o exercício seja desenvolvido em duas aulas, a primeira dedicada à elaboração dos textos; a segunda, à leitura dramática. Antes de aplicar a atividade, é necessário que o professor trabalhe a estrutura do texto teatral com a turma. Ao fim da dinâmica, é preciso relacionar a produção dos grupos com a peça original e ressaltar os aspectos fundamentais da obra, para motivar os alunos a adentrarem em sua leitura.
JUSTIFICATIVA
A leitura dramática é uma alternativa viável de se trabalhar teatro na escola, já que pode ser realizada na sala de aula (não necessitando de cenários e figurinos nem de um espaço específico, como o palco), uma vez que seu foco é o texto e a expressão da voz.
O fato dos alunos unirem cenas imaginadas ao conteúdo já existente da obra leva à pluralidade de sentidos e ao desenvolvimento da criatividade. Além disso, a produção, a troca e a leitura coletiva de textos é uma forma dos discentes trocarem experiências entre si, o que permite a vivência dos alunos como atores, escritores e espectadores responsáveis pela concretização da prática teatral.

Referência bibliográfica: SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&P, 1997.

Sugestão de roteiro (Ato I, Cena V):
ESPAÇO
Esplanada diante do castelo.
PERSONAGENS
Hamlet, Fantasma, Horácio e Marcelo.
ATIVIDADES
Hamlet encontra o fantasma de seu pai e este e lhe revela a causa de sua morte: enquanto dormia, seu irmão despejou um frasco de veneno em seus ouvidos. O assassino, aproveitando-se disso, casou-se com a mãe de Hamlet, tornando-se o novo rei da Dinamarca.

Ao fim da acusação, o Fantasma pede que seu filho vingue sua morte. Hamlet, por sua vez, exige que Marcelo e Horácio jurem guardar segredo do caso que presenciaram.
FALAS
           HAMLET: Me conta tudo logo, pra que eu,
Mais rápido do que um pensamento de amor,
Voe para a vingança.

           FANTASMA: [...] Assim, dormindo, pela mão de um irmão, perdi, ao mesmo tempo,
A coroa, a rainha e a vida.

         HAMLET: Portanto, como estranho, deve ser bem recebido.
Há mais coisas no céu e na terra, Horácio,
Do que sonha a tua filosofia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO