ATIVIDADE LÚDICA
ATIVIDADE
LÚDICA - 2
|
PROPOSTA
|
Produção de
texto e realização de leitura dramática.
|
TEXTO
UTILIZADO
|
Hamlet,
de William Shakespeare.
|
MATERIAL
NECESSÁRIO
|
Texto.
|
DESCRIÇÃO DA
ATIVIDADE
|
Para
a realização do exercício, a classe poderá ser dividida em pequenos grupos. O
professor deverá entregar aos discentes um roteiro indicando o espaço, as atividades
e as personagens da cena escolhida, além de algumas falas selecionadas. Com
base nessas indicações, as equipes precisarão criar os diálogos da cena e
registrá-los por escrito, incluindo no texto as falas do roteiro. Ao fim da
produção, as equipes deverão trocar os textos entre si.
A
partir disso, em roda, cada grupo realizará a leitura dramática do texto
elaborado por outro grupo. O professor poderá orientar os alunos a explorarem
o ritmo, o volume e a entonação da voz para garantir maior expressividade
durante a apresentação.
Recomenda-se
que o exercício seja desenvolvido em duas aulas, a primeira dedicada à
elaboração dos textos; a segunda, à leitura dramática. Antes de aplicar a
atividade, é necessário que o professor trabalhe a estrutura do texto teatral
com a turma. Ao fim da dinâmica, é preciso relacionar a produção dos grupos com
a peça original e ressaltar os aspectos fundamentais da obra, para motivar os
alunos a adentrarem em sua leitura.
|
JUSTIFICATIVA
|
A
leitura dramática é uma alternativa viável de se trabalhar teatro na escola,
já que pode ser realizada na sala de aula (não necessitando de cenários e
figurinos nem de um espaço específico, como o palco), uma vez que seu foco é
o texto e a expressão da voz.
O
fato dos alunos unirem cenas imaginadas ao conteúdo já existente da obra leva
à pluralidade de sentidos e ao desenvolvimento da criatividade. Além disso, a
produção, a troca e a leitura coletiva de textos é uma forma dos discentes
trocarem experiências entre si, o que permite a vivência dos alunos como
atores, escritores e espectadores responsáveis pela concretização da prática
teatral.
|
Referência
bibliográfica: SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes.
Porto Alegre: L&P, 1997.
Sugestão de roteiro (Ato I, Cena V):
ESPAÇO
|
Esplanada diante do castelo.
|
PERSONAGENS
|
Hamlet, Fantasma, Horácio e
Marcelo.
|
ATIVIDADES
|
Hamlet encontra o fantasma de seu pai
e este e lhe revela a causa de sua morte: enquanto dormia, seu irmão despejou
um frasco de veneno em seus ouvidos. O assassino, aproveitando-se disso,
casou-se com a mãe de Hamlet, tornando-se o novo rei da Dinamarca.
Ao fim da acusação, o Fantasma pede
que seu filho vingue sua morte. Hamlet, por sua vez, exige que Marcelo e
Horácio jurem guardar segredo do caso que presenciaram.
|
FALAS
|
HAMLET: Me conta tudo logo, pra
que eu,
Mais
rápido do que um pensamento de amor,
Voe
para a vingança.
FANTASMA: [...] Assim, dormindo,
pela mão de um irmão, perdi, ao mesmo tempo,
A
coroa, a rainha e a vida.
HAMLET: Portanto, como estranho,
deve ser bem recebido.
Há
mais coisas no céu e na terra, Horácio,
Do
que sonha a tua filosofia.
|
Comentários
Postar um comentário