ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO
1.
(G1 1996) Assinale a alternativa em que aparece uma oração subordinada adjetiva
explicativa:
a)
Há, em nossas vidas, momentos que parecem eternos.
b)
Ela se formou no mês em que ele aniversariou.
c)
Ganhou um cavalo que se chamava Sun Set.
d)
Moro na casa em que meus avós moravam.
e)
A perseverança, que é a marca dos fortes, leva a sucessos na vida.
2.
“João amava Teresa que amava Raimundo
que
amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que
não amava ninguém.
João
foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo
morreu de desastre, Maria ficou pra tia,
Joaquim
suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que
não tinha entrado na história”.
Carlos
Drummond de Andrade
A
primeira parte do poema (versos de 1 a 3) é marcada, sintaticamente, pela
presença de orações ____________, cujos termos introdutórios atuam como
_______________.
a)
subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos.
b)
coordenadas sindéticas explicativas – simples conectivos.
c)
subordinadas adverbiais comparativas – simples conectivos.
d)
subordinadas adjetivas explicativas – conectivos – sujeitos.
e)
coordenadas sindéticas aditivas – simples conectivos.
3.
(PUC-SP) Considere a palavra destacada neste período:
“E
há poetas míopes que pensam que é o arrebol”.
Ela
introduz, respectivamente, orações:
a)
subordinada substantiva completiva nominal e subordinada substantiva objetiva
direta.
b)
subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva predicativa.
c)
subordinada adjetiva restritiva e subordinada adjetiva explicativa.
d)
subordinada substantiva predicativa e subordinada substantiva objetiva direta.
e)
subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta.
4.
UNESP (2017) – Leia o trecho extraído do artigo “Cosmologia, 100”, de Antonio
Augusto Passos Videira e Cássio Leite Vieira, para responder à questão.
“Vou
conduzir o leitor por uma estrada que eu mesmo percorri, árdua e sinuosa.” A
frase – que tem algo da essência do hoje clássico A estrada não percorrida
(1916), do poeta norte-americano Robert Frost (1874-1963) – está em um artigo
científico publicado há cem anos, cujo teor constitui um marco histórico da
civilização.
Pela
primeira vez, cerca de 50 mil anos depois de o Homo sapiens deixar uma mão com
tinta estampada em uma pedra, a humanidade era capaz de descrever
matematicamente a maior estrutura conhecida: o Universo. A façanha intelectual
levava as digitais de Albert Einstein (1879-1955).
Ao
terminar aquele artigo de 1917, o físico de origem alemã escreveu a um colega
dizendo que o que produzira o habilitaria a ser “internado em um hospício”.
Mais tarde, referiu-se ao arcabouço teórico que havia construído como um
“castelo alto no ar”.
O
Universo que saltou dos cálculos de Einstein tinha três características
básicas: era finito, sem fronteiras e estático – o derradeiro traço alimentaria
debates e traria arrependimento a Einstein nas décadas seguintes.
Em
“O Universo que saltou dos cálculos de
Einstein tinha três características básicas […]”
(4° parágrafo), a oração destacada encerra
sentido de:
a)
consequência
b)
explicação
c)
causa
d)
restrição
e)
conclusão
5.
ITA (2002) – Tem gente que junta os
trapos, outros juntam os pedaços.
O
QUE, empregado como conectivo,
introduz uma oração:
a)
substantiva
b)
adverbial causal
c)
adverbial consecutiva
d)
adjetiva explicativa
e)
adjetiva restritiva
6.
UFPA – Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a)
Ele falou que compraria a casa
b)
Não fale alto, que ela pode ouvir
c)
Vamos embora, que o dia está amanhecendo
d)
Em time que ganha não se mexe
e)
Parece que a prova não está difícil
7.
Eear (2017) – Leia:
I.
Todos os brasileiros que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira devem
gastar longas horas de estudo e dedicação
II.
Todos os brasileiros, que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira, devem
gastar longas horas de estudo e dedicação
Marque
a alternativa correta.
a)
A frase I possibilita a conclusão de que todos os brasileiros,
indiscriminadamente, desejam ingressar na Força Aérea Brasileira
b)
As frases I e II estão em desconformidade com as normas gramaticais vigentes em
relação às Orações Subordinadas Adjetivas
c)
A frase I, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, não apresenta
vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes
d)
A frase II, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, apresenta
vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes
8.
(UNIRIO) No período “Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu,
indignada, o pombo que chegava (...)”, as duas orações subordinadas são
respectivamente:
a)
adjetiva e adverbial temporal
b)
substantiva predicativa e adjetiva
c)
adverbial temporal e adverbial temporal
d)
adverbial temporal e adverbial consecutiva
e)
adverbial temporal e adjetiva
GABARITO
Questão 1: alternativa E
Pensando nas características que devem aparecer em uma oração
subordinada adjetiva explicativa, apenas a E se encaixa nesta nomenclatura,
pois o período é composto por duas orações, sendo “a perseverança leva a
sucessos na vida” como a primeira e “que a perseverança é marca dos fortes” sua
subordinada. A subordinada é introduzida por um pronome relativo “que” e
explica uma característica comum ao grupo do termo citado anteriormente, então
entende-se que todos os fortes possuem perseverança.
Questão 2: alternativa A
As orações apresentadas na primeira parte do poema são adjetivas
restritivas, pois toda vez que um “que” é apresentado, estará restringindo o
sujeito anterior para dizer que não era qualquer pessoa, mas aquela que amava o
sujeito citado posteriormente. Já os “que” introdutórios são como conectivos,
pois são pronomes relativos que irão unir uma oração à outra, mas também servem
sintaticamente como sujeito para a oração seguinte: na oração “que Joaquim
amava Lili”, por exemplo, podemos considerar o “que” como um sujeito já que é
um pronome relativo e seria a esse sujeito que está sendo retomado pelo pronome
QUE.
Questão 3: alternativa E
O primeiro “que” destacado é um pronome relativo que introduz a
oração “que pensam” e essa oração restringe o grupo do termo anterior “poetas
míopes”, já que os citados no período são apenas os poetas que pensam, não
todos os poetas, portanto é uma oração subordinada adjetiva restritiva. A
oração que se segue é “que é o arrebol”, introduzida por uma conjunção
integrante “que” e serve como objeto direto para o verbo transitivo direto
“pensam” (os poetas pensam o quê?), por isso temos uma oração subordinada
objetiva direta.
Questão 4: alternativa D
O período destacado do texto é composto por um sujeito “O
Universo” que é seguido por uma oração “que saltou dos cálculos de Einstein” e
a sequência da oração principal “tinha três características básicas”. Portanto,
é possível identificar duas orações, pois temos dois verbos (“tinha” e
“saltou”), sendo a principal “O Universo tinha três características básicas” e uma oração subordinada
adjetiva restritiva “que saltou dos cálculos de Einstein”. Essa segunda oração
está restringindo o termo “Universo” da primeira, ou seja, não se refere a
qualquer universo, mas àquele de Einstein.
Questão 5: alternativa E
O termo destacado no período está introduzindo uma oração
subordinada adjetiva restritiva e é possível confirmar isso ao constatarmos elementos
comuns a esse tipo de oração subordinada: há um pronome relativo iniciando a
oração, um verbo “junta” e sua função é restringir o termo anterior “gente”, já
que não se refere a qualquer “gente”, somente àquela que “junta os trapos”.
Questão 6: alternativa D
Analisando todas as alternativas, temos:
a)
Um sujeito “ele”, um verbo
transitivo direto “falou” e seu objeto direto aparece como uma oração
subordinada objetiva direta “que compraria a casa”.
Em b) e c) uma primeira oração sintaticamente completa e a
segunda oração explica o porquê do fato citado anteriormente: “Não fale alto, por quê?”, “Vamos embora, por quê?”. Portanto, temos duas orações
coordenadas explicativas.
d) Uma oração principal
“Em time não se mexe” e uma oração subordinada restritiva “que ganha”, pois a
ideia do período é que não se deve mexer somente em times que ganham, não em
todos os times.
e) Um verbo que, nesse tipo de estrutura, só é conjugado em 3ª
pessoa, “Parece” e seu sujeito “que a prova não está difícil” sendo uma oração
subordinada subjetiva.
Questão 7: alternativa C
Nas frases I e II temos uma oração principal “Todos os
brasileiros devem gastar longas horas de estudo e dedicação” e uma oração
subordinada adjetiva “que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira”. O que
diferencia uma da outra é a função empregada nas orações subordinadas, sendo
uma restritiva em I, pois refere-se somente aos brasileiros que têm esse desejo
e em II é uma oração explicativa, entendendo que é uma característica comum dos
brasileiros terem esse desejo.
A partir disso, a alternativa A está incorreta pois a frase I
apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva, o que implica em entender
que não são todos os brasileiros que desejam ingressas na Força Aérea. A
alternativa B também está incorreta pois ambas as frases estão em conformidade
às regras gramaticais de oração subordinada adjetiva: são introduzidas por um
pronome relativo, possuem um verbo, referem-se a um termo da oração principal
e, no caso da frase II, apresenta-se entre vírgulas para evidenciar que é uma
explicativa.
Considerando as explicações até agora apresentadas, concluímos
que C é a alternativa correta, pois a frase I está seguindo corretamente as
regras gramaticais e é uma oração subordinada adjetiva restritiva, o que declara
errada a alternativa D.
Questão 8: alternativa E
Analisando o período destacado, podemos identificar três verbos
no trecho e, portanto, três orações: “arrulhou
de repente a pomba”, “quando distinguiu”
e “o pombo que chegava”. Temos como
oração principal a primeira, pois esta serve de suporte a uma oração
subordinada e não exerce nenhuma função sintática em outra oração do período. A
segunda oração, pensando sintaticamente, é uma subordinada adverbial temporal
pois demarca em que tempo ocorreu e é introduzida por uma das conjunções
temporais, “quando”. Já na terceira oração, consideremos apenas a parte “que
chegava”, introduzida por um pronome relativo “que” e restringe o termo
anterior “pombo”, já que o sentido empregado é o de que a pomba distinguiu
apenas o pombo que chegava, não qualquer pombo, sendo uma oração subordinada
adjetiva restritiva.
Comentários
Postar um comentário