ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

 

1. (G1 1996) Assinale a alternativa em que aparece uma oração subordinada adjetiva explicativa:

a) Há, em nossas vidas, momentos que parecem eternos.

b) Ela se formou no mês em que ele aniversariou.

c) Ganhou um cavalo que se chamava Sun Set.

d) Moro na casa em que meus avós moravam.

e) A perseverança, que é a marca dos fortes, leva a sucessos na vida.

 

2. “João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história”.

Carlos Drummond de Andrade

A primeira parte do poema (versos de 1 a 3) é marcada, sintaticamente, pela presença de orações ____________, cujos termos introdutórios atuam como _______________.

a) subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos.

b) coordenadas sindéticas explicativas – simples conectivos.

c) subordinadas adverbiais comparativas – simples conectivos.

d) subordinadas adjetivas explicativas – conectivos – sujeitos.

e) coordenadas sindéticas aditivas – simples conectivos.

 

3. (PUC-SP) Considere a palavra destacada neste período:

“E há poetas míopes que pensam que é o arrebol”.

Ela introduz, respectivamente, orações:

a) subordinada substantiva completiva nominal e subordinada substantiva objetiva direta.

b) subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva predicativa.

c) subordinada adjetiva restritiva e subordinada adjetiva explicativa.

d) subordinada substantiva predicativa e subordinada substantiva objetiva direta.

e) subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta.

 

4. UNESP (2017) – Leia o trecho extraído do artigo “Cosmologia, 100”, de Antonio Augusto Passos Videira e Cássio Leite Vieira, para responder à questão.

“Vou conduzir o leitor por uma estrada que eu mesmo percorri, árdua e sinuosa.” A frase – que tem algo da essência do hoje clássico A estrada não percorrida (1916), do poeta norte-americano Robert Frost (1874-1963) – está em um artigo científico publicado há cem anos, cujo teor constitui um marco histórico da civilização.

Pela primeira vez, cerca de 50 mil anos depois de o Homo sapiens deixar uma mão com tinta estampada em uma pedra, a humanidade era capaz de descrever matematicamente a maior estrutura conhecida: o Universo. A façanha intelectual levava as digitais de Albert Einstein (1879-1955).

Ao terminar aquele artigo de 1917, o físico de origem alemã escreveu a um colega dizendo que o que produzira o habilitaria a ser “internado em um hospício”. Mais tarde, referiu-se ao arcabouço teórico que havia construído como um “castelo alto no ar”.

O Universo que saltou dos cálculos de Einstein tinha três características básicas: era finito, sem fronteiras e estático – o derradeiro traço alimentaria debates e traria arrependimento a Einstein nas décadas seguintes.

Em “O Universo que saltou dos cálculos de Einstein tinha três características básicas […]”

 (4° parágrafo), a oração destacada encerra sentido de:

a) consequência

b) explicação

c) causa

d) restrição

e) conclusão

 

5. ITA (2002) – Tem gente que junta os trapos, outros juntam os pedaços.

O QUE, empregado como conectivo, introduz uma oração:

a) substantiva

b) adverbial causal

c) adverbial consecutiva

d) adjetiva explicativa

e) adjetiva restritiva

 

6. UFPA – Há no período uma oração subordinada adjetiva:

a) Ele falou que compraria a casa

b) Não fale alto, que ela pode ouvir

c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo

d) Em time que ganha não se mexe

e) Parece que a prova não está difícil

 

 

7. Eear (2017) – Leia:

I. Todos os brasileiros que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira devem gastar longas horas de estudo e dedicação

II. Todos os brasileiros, que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira, devem gastar longas horas de estudo e dedicação

Marque a alternativa correta.

a) A frase I possibilita a conclusão de que todos os brasileiros, indiscriminadamente, desejam ingressar na Força Aérea Brasileira

b) As frases I e II estão em desconformidade com as normas gramaticais vigentes em relação às Orações Subordinadas Adjetivas

c) A frase I, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, não apresenta vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes

d) A frase II, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, apresenta vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes

 

8. (UNIRIO) No período “Ah, arrulhou de repente a pomba, quando distinguiu, indignada, o pombo que chegava (...)”, as duas orações subordinadas são respectivamente:

a) adjetiva e adverbial temporal

b) substantiva predicativa e adjetiva

c) adverbial temporal e adverbial temporal

d) adverbial temporal e adverbial consecutiva

e) adverbial temporal e adjetiva

 

 

 

 

 

GABARITO

 

Questão 1: alternativa E

Pensando nas características que devem aparecer em uma oração subordinada adjetiva explicativa, apenas a E se encaixa nesta nomenclatura, pois o período é composto por duas orações, sendo “a perseverança leva a sucessos na vida” como a primeira e “que a perseverança é marca dos fortes” sua subordinada. A subordinada é introduzida por um pronome relativo “que” e explica uma característica comum ao grupo do termo citado anteriormente, então entende-se que todos os fortes possuem perseverança.  

Questão 2: alternativa A

As orações apresentadas na primeira parte do poema são adjetivas restritivas, pois toda vez que um “que” é apresentado, estará restringindo o sujeito anterior para dizer que não era qualquer pessoa, mas aquela que amava o sujeito citado posteriormente. Já os “que” introdutórios são como conectivos, pois são pronomes relativos que irão unir uma oração à outra, mas também servem sintaticamente como sujeito para a oração seguinte: na oração “que Joaquim amava Lili”, por exemplo, podemos considerar o “que” como um sujeito já que é um pronome relativo e seria a esse sujeito que está sendo retomado pelo pronome QUE.

 

Questão 3: alternativa E

O primeiro “que” destacado é um pronome relativo que introduz a oração “que pensam” e essa oração restringe o grupo do termo anterior “poetas míopes”, já que os citados no período são apenas os poetas que pensam, não todos os poetas, portanto é uma oração subordinada adjetiva restritiva. A oração que se segue é “que é o arrebol”, introduzida por uma conjunção integrante “que” e serve como objeto direto para o verbo transitivo direto “pensam” (os poetas pensam o quê?), por isso temos uma oração subordinada objetiva direta.

 

Questão 4: alternativa D

O período destacado do texto é composto por um sujeito “O Universo” que é seguido por uma oração “que saltou dos cálculos de Einstein” e a sequência da oração principal “tinha três características básicas”. Portanto, é possível identificar duas orações, pois temos dois verbos (“tinha” e “saltou”), sendo a principal “O Universo tinha três características básicas” e uma oração subordinada adjetiva restritiva “que saltou dos cálculos de Einstein”. Essa segunda oração está restringindo o termo “Universo” da primeira, ou seja, não se refere a qualquer universo, mas àquele de Einstein.

 

Questão 5: alternativa E

O termo destacado no período está introduzindo uma oração subordinada adjetiva restritiva e é possível confirmar isso ao constatarmos elementos comuns a esse tipo de oração subordinada: há um pronome relativo iniciando a oração, um verbo “junta” e sua função é restringir o termo anterior “gente”, já que não se refere a qualquer “gente”, somente àquela que “junta os trapos”.

 

Questão 6: alternativa D

Analisando todas as alternativas, temos:

a)      Um sujeito “ele”, um verbo transitivo direto “falou” e seu objeto direto aparece como uma oração subordinada objetiva direta “que compraria a casa”.

Em b) e c) uma primeira oração sintaticamente completa e a segunda oração explica o porquê do fato citado anteriormente: “Não fale alto, por quê?”, “Vamos embora, por quê?”. Portanto, temos duas orações coordenadas explicativas.

d)  Uma oração principal “Em time não se mexe” e uma oração subordinada restritiva “que ganha”, pois a ideia do período é que não se deve mexer somente em times que ganham, não em todos os times.

e) Um verbo que, nesse tipo de estrutura, só é conjugado em 3ª pessoa, “Parece” e seu sujeito “que a prova não está difícil” sendo uma oração subordinada subjetiva.

 

Questão 7: alternativa C

Nas frases I e II temos uma oração principal “Todos os brasileiros devem gastar longas horas de estudo e dedicação” e uma oração subordinada adjetiva “que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira”. O que diferencia uma da outra é a função empregada nas orações subordinadas, sendo uma restritiva em I, pois refere-se somente aos brasileiros que têm esse desejo e em II é uma oração explicativa, entendendo que é uma característica comum dos brasileiros terem esse desejo.

A partir disso, a alternativa A está incorreta pois a frase I apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva, o que implica em entender que não são todos os brasileiros que desejam ingressas na Força Aérea. A alternativa B também está incorreta pois ambas as frases estão em conformidade às regras gramaticais de oração subordinada adjetiva: são introduzidas por um pronome relativo, possuem um verbo, referem-se a um termo da oração principal e, no caso da frase II, apresenta-se entre vírgulas para evidenciar que é uma explicativa.

Considerando as explicações até agora apresentadas, concluímos que C é a alternativa correta, pois a frase I está seguindo corretamente as regras gramaticais e é uma oração subordinada adjetiva restritiva, o que declara errada a alternativa D.

 

Questão 8: alternativa E

Analisando o período destacado, podemos identificar três verbos no trecho e, portanto, três orações: “arrulhou de repente a pomba”, “quando distinguiu” e “o pombo que chegava”. Temos como oração principal a primeira, pois esta serve de suporte a uma oração subordinada e não exerce nenhuma função sintática em outra oração do período. A segunda oração, pensando sintaticamente, é uma subordinada adverbial temporal pois demarca em que tempo ocorreu e é introduzida por uma das conjunções temporais, “quando”. Já na terceira oração, consideremos apenas a parte “que chegava”, introduzida por um pronome relativo “que” e restringe o termo anterior “pombo”, já que o sentido empregado é o de que a pomba distinguiu apenas o pombo que chegava, não qualquer pombo, sendo uma oração subordinada adjetiva restritiva.

 

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