Postagens

Mostrando postagens de abril 19, 2020

Classe Gramatical: resumo em tabela

Classe gramatical Um modo de significar (natureza lógico-semântica) Um conjunto de características formais (perfil morfossintático) Uma posição estrutural no interior da oração (contexto sintagmático) As classes se diferenciam por suas características combinatórias e pela posição que ocupam na hierarquia gramatical interna da oração. O nome é a base do sujeito , e o verbo a base do predicado ( João/Ele [nome] viajou [verbo]) . A maioria dos nomes pode vir precedida de outras palavras, os determinantes , e seguida de adjetivos (aquela outra [determinantes] árvore [nome] frondosa [adjetivo]). Os advérbios servem para acompanhar verbos (João/Ele [nome] viajou [verbo] ontem [advérbio] , adjetivos (João está muito [advérbio] feliz [adjetivo ]), ou outro advérbio (João acorda muito [advérbio] cedo [advérbio]). Coordenantes ligam palavras ou construções da mesma função ( João [sujeito] e Paulo [sujeito] viajaram). Subordina

Acentuação Gráfica

Imagem
Em uma palavra nem todas as sílabas são proferidas com a mesma intensidade e clareza, há sempre uma sílaba que se sobressai por necessitar de maior esforço vocal no momento da pronúncia. Na língua escrita portuguesa existem alguns sinais auxiliares, além das letras do alfabeto, para ajudar-nos com essa questão. A acentuação tônica refere-se à intensidade da voz no momento da pronúncia da palavra, sendo assim a tonicidade é o elevo ou maior altura da voz. Esse acento de intensidade possui um importante papel linguístico para a identificação dos significados das palavras. É importante ressaltar que todas as palavras possuem sílaba tônica, mas nem todas são acentuadas graficamente. Para sabermos quais e como acentuar de maneira correta, existem algumas regras. Em regras gerais, a sílaba acentuada sempre será uma das três últimas, por isso separamos em três grupos inicialmente: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Além das divisões citadas anteriormente, também temos os monossíl

Literatura na sala de aula: uma proposta

Uma das grandes dúvidas do futuro professor de Língua Portuguesa é: como trabalhar com a literatura de forma significativa dentro da sala de aula? Como fazer os alunos se interessarem pela leitura proposta? Afinal, é uma responsabilidade muito grande essa de formar um aluno-leitor. Não basta picotar o texto, mostrando-os somente trechos, ou então ler para as paredes da sala: é necessária uma estratégia, um envolvimento significativo da comunidade escolar. E é justamente sobre isso que falaremos aqui.  Rildo Cosson, mestre em Teoria da Literatura, expõe em seu livro “Letramento literário: teoria e prática” uma interessante estratégia para o ensino de literatura, a sequência básica, que consiste em quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação.  Motivação:   A motivação é o momento de convidar o aluno a embarcar na leitura planejada pelo professor de forma lúdica, com atividades que desemboquem no texto proposto, seja por meio do tema, do gênero literário ou