Postagens

Mostrando postagens de novembro 29, 2020

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

1 – Classifique as orações coordenadas sindéticas. a) Deve ter ventado bastante porque há muitas folhas no chão. b) Penso, logo existo. c) Viajarei de ônibus ou alugarei um carro. d) Ela está de férias, mas não viajou. e) Mariana é rica e trabalha muito.   2 – Todas as alternativas apresentam uma conjunção coordenativa adversativa,  exceto a) Não queria ir para a faculdade, mas gostou do curso e do lugar. b) Ele trabalha muito, porém nunca guarda dinheiro. c) Carla estava de mau humor, no entanto, apresentou muito bem o trabalho. d) José gosta de cantar, contudo dança muito melhor. e) Demoramos para chegar na praia, pois estava muito trânsito.   3 – Assinale as alternativas corretas quanto às relações coesivas estabelecidas pelas conjunções em destaque no período composto. a) ( ) Ele é inteligente  e  estuda muito. - Sentido aditivo b) ( ) Ele é inteligente,  mas  estuda muito. - Sentido conclusivo. c) ( ) Ele é inteligente,  logo  estuda muito. - Sen

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

Imagem
  Leticia Pilat Esteves (SP3031578) Ao falarmos sobre período composto por coordenação, temos inicialmente as informações de que será um período formado por duas ou mais orações e que essas orações são sintaticamente independentes. É, portanto, feita para introduzir uma ideia nova, dentro de uma sequência do tipo A + A. Para compreendermos melhor, tomemos por exemplo o seguinte período: O aluno acordou cedo e começou a estudar. Notemos, agora, como as duas orações possuem uma independência sintática entre si: 1º O aluno acordou cedo 2º O aluno começou a estudar Entretanto, olhar as orações separadas não proporciona o alcance na integridade do pensamento que pretendia ser transmitido, fica uma informação incompleta. Isso acontece pois é necessária a presença das duas orações para chegar à ideia final, não obstante poder cada qual delas existir por si só.   ORAÇÕES COORDENADAS SINDÉTICAS E ASSINDÉTICAS Existem duas maneiras de classificar as orações coordenadas, inicia

DO TEXTO À TELA: ADAPTAÇÕES PARA CINEMA DAS PEÇAS HAMLET, MACBETH E ROMEU E JULIETA

                                                                Bianca Carvalho Morais (SP3031438) William Shakespeare (1564-1616), poeta e dramaturgo inglês, é um dos grandes nomes da literatura universal. Suas obras, que abarcam temas como a vingança, o amor e a ambição, possuem, ainda hoje, grande influência sobre diversas manifestações artísticas e são frequentemente revisitadas por diferentes formatos, como a pintura, a música e o cinema. As adaptações para a sétima arte, em específico, já exploraram as peças do dramaturgo de diversas maneiras, seja em adaptações livres ou fiéis ao texto. Tal fato fez de Shakespeare o autor mais filmado de todos os tempos, com mais de 400 adaptações, segundo aponta o site Guinness World Records , sendo Hamlet, Romeu e Julieta e Macbeth, respectivamente, as peças shakespearianas que mais vezes foram levadas para as telas. Considerando isso, organizamos uma lista com algumas das principais adaptações desses textos para o cinema.   1.     HAML