DO TEXTO À TELA: ADAPTAÇÕES PARA CINEMA DAS PEÇAS HAMLET, MACBETH E ROMEU E JULIETA

  

                                                 Bianca Carvalho Morais (SP3031438)

William Shakespeare (1564-1616), poeta e dramaturgo inglês, é um dos grandes nomes da literatura universal. Suas obras, que abarcam temas como a vingança, o amor e a ambição, possuem, ainda hoje, grande influência sobre diversas manifestações artísticas e são frequentemente revisitadas por diferentes formatos, como a pintura, a música e o cinema. As adaptações para a sétima arte, em específico, já exploraram as peças do dramaturgo de diversas maneiras, seja em adaptações livres ou fiéis ao texto. Tal fato fez de Shakespeare o autor mais filmado de todos os tempos, com mais de 400 adaptações, segundo aponta o site Guinness World Records, sendo Hamlet, Romeu e Julieta e Macbeth, respectivamente, as peças shakespearianas que mais vezes foram levadas para as telas. Considerando isso, organizamos uma lista com algumas das principais adaptações desses textos para o cinema.

 

1.     HAMLET

 

A peça, escrita em meados de 1600, é situada na Dinamarca e mostra como o príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, o rei dinamarquês assassinado por seu próprio irmão, Cláudio, que o envenenou e, aproveitando-se da situação, casou-se com a mãe de Hamlet, tornando-se o novo rei da Dinamarca. A história do príncipe ganhou muito espaço nas telas de cinema, tanto que já foram realizadas mais de 70 adaptações fílmicas da obra, em produções muito variadas, desde realizações homônimas até versões interculturais e livres adaptações. Entre as diversas produções, estão:

              Hamlet (Reino Unido - 1948): dirigida pelo cineasta inglês Laurence Oliver, esta adaptação constitui-se como a primeira versão sonora de Hamlet em inglês. O filme foi protagonizado pelo próprio Laurence Oliver e tornou-se um clássico do cinema, recebendo, inclusive, o Oscar de melhor filme e de melhor ator.

 

              Hamlet (Rússia - 1964): esta versão foi dirigida por Grigori Kozintsev e foi protagonizada pelo aclamado ator russo Innokenty Smoktynovsky. Hamlet de Kozintsev foi a mais famosa adaptação da peça na década de 1960.

A Herança (Brasil – 1970): esta versão intercultural, com direção de Ozualdo Candeias, adapta a história de Hamlet para o interior de São Paulo, em que, no lugar de ser filho de rei, o príncipe é descendente de um rico fazendeiro. O filme opta pelo não uso de diálogos, que são substituídos por algumas legendas. O protagonista desta versão foi David Cardoso. 

 

              Hamlet (EUA, Reino Unido e França - 1990): esta adaptação fílmica teve como diretor Franco Zeffirelli, conhecido pelas diversas adaptações das obras shakespearianas, e foi estrelada por Mel Gibson. A produção foi indicada ao Oscar nas categorias de direção de arte e figurino.

 

              Hamlet de William Shakespeare (EUA e Reino Unido - 1996): o filme, dirigido e protagonizado por Kenneth Branagh, apresenta Hamlet em seu texto integral, diferentemente das demais produções. Por conta disso, esta versão, que recebeu quatro indicações ao Oscar, possui pouco mais de quatro horas de duração.

 

              Hamlet (EUA - 2000): realizada por Michael Almereyda, a adaptação transporta a trama para a cidade de Nova York do século XXI e faz da Dinamarca uma multinacional, mas ainda assim mantém a linguagem original da obra. A versão moderna da peça de Shakespeare foi protagonizada por Ethan Hawke.

 

2. ROMEU E JULIETA

 

A obra, escrita provavelmente entre 1591 e 1595, é ambientada em Verona e mostra a história de Romeu Montecchio e Julieta Capuleto, dois jovens que acabam se apaixonando perdidamente, mas que encontram como impasse para ficarem juntos suas famílias, grandes rivais que não permitiriam jamais essa união. Contudo, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos não é suficiente para afastar Romeu e Julieta, que escolhem a morte a viver separados. Romeu e Julieta é uma das peças mais populares dentre a vasta produção do dramaturgo e foi adaptada mais de 50 vezes para as telas de cinema, atraindo, ainda nos dias de hoje, o olhar de muitos cineastas. São exemplos de adaptações da peça:

Romeu e Julieta (EUA - 1936): o filme, indicado quatro vezes ao Oscar, foi dirigido por George Cukor e teve, como intérpretes do jovem casal, dois atores já bastante experientes, Leslie Howard e Norma Shearer. 

 

              Romeu e Julieta (Inglaterra e Itália – 1968): esta adaptação, com direção de Franco Zeffirelli, é ainda hoje a mais conhecida. O filme foi, diferentemente dos anteriores, protagonizado por dois adolescentes, Leonard Whiting e Olivia Hussey.

A adaptação foi premiada com dois Globos de Ouro e dois Oscars.  

 

              Romeu + Julieta (EUA - 1996): a versão pop da peça, realizada pelo diretor Baz Luhrmann, transportou a trama para o final século XX, em um lugar chamado Verona Beach, marcado por duas gangues rivais. Apesar das inovações, o texto shakespeariano foi mantido no filme, que contou com a interpretação de Leonardo DiCaprio (Romeu) e Claire Danes (Julieta).

 

              Romeu e Julieta (EUA, Reino Unido e Itália – 2013): a recente adaptação do clássico de Shakespeare teve Douglas Booth e Hailee Steinfeld como intérpretes do casal apaixonado. A direção é de Carlo Calei.

 

3. MACBETH

 

A mais curta das tragédias de Shakespeare provavelmente foi escrita entre 1603 e 1607 e mostra a história de Macbeth, um general do exército escocês que, influenciado pela profecia de três bruxas e pela sede de poder, arquiteta, junto a sua esposa, Lady Macbeth, a morte do rei Duncan, assumindo o trono escocês, lugar que a predição lhe reservava. O tirano, no entanto, desencadeia uma série de assassinatos, gerando inimigos e desconfianças no reino, consequências que o levam à sua ruína. O tenebroso drama atraiu diversos cineastas e foi levado mais de 30 vezes para as telas de cinema. Abaixo, estão algumas das principais adaptações da obra:

              Macbeth – Reinado de sangue (EUA - 1948): a versão cinematográfica do diretor Orson Welles foi filmada em 23 dias e foi uma produção barata feita num espaço restrito, mas se tornou um clássico. Na adaptação, Welles se escalou para o papeltítulo e teve como parceira a atriz Jeanette Nolan, a qual interpretou Lady Macbeth. 

O Trono Manchado de Sangue (Japão - 1957): dirigida por Akira Kurosawa, esta é uma versão intercultural da obra de Shakespeare, transportada do reino da Escócia para um Feudo no Japão Medieval. Os temas abordados no filme são os mesmos da peça, mas com algumas particularidades da cultura nipônica. A aclamada adaptação foi protagonizada por Toshiro Mifune e por Isuzu Yamada.

 

              Macbeth (Canadá - 1961): O filme foi originalmente transmitido em cinco partes por uma rede de televisão canadense. O papel principal foi ocupado por Sean Connery, com Zoe Caldwell como Lady Macbeth. A direção é de Paul Almond.

 

              A Tragédia de Macbeth (EUA - 1971): Roman Polanski foi o diretor desta versão cinematográfica de Macbeth e não hesitou em mostrar cenas muito violentas. Financiada em grande parte pela Playboy, a famosa adaptação contou com a presença dos atores Jon Finch (Macbeth) e Francesca Annis (Lady Macbeth).

 

              Macbeth – Ambição e Guerra (Reino Unido e França - 2015): a contemporânea interpretação de Macbeth foi dirigida por Justin Kurzel e contou com um elenco de peso, como o aclamado ator Michael Fassbender (Macbeth) e a premiada Marion Cotillard (Lady Macbeth).

 

REFERÊNCIA

LYNCH, Kevin. William Shakespeare turns 450 – Tem startling Great Bard-themed world records. Guinness World Records. Disponível em:

<https://www.guinnessworldrecords.com/news/2014/4/william-shakespeare-turns-450-tenstartling-great-bard-themed-world-records-56900>. Acesso em: 19 nov. 2020. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO