TEATRO EM MÍDIA DIGITAL: PLATAFORMAS E POSSIBILIDADES

 

Bianca Carvalho Morais (SP3031438)

Considerando a necessidade de distanciamento social em virtude da pandemia de COVID-19 e o retorno do semestre letivo no IFSP-SPO através do ensino remoto emergencial, listamos no post passado algumas possibilidades de adaptação de peças teatrais para o ambiente virtual, pensadas para a turma de Literatura Ocidental III, do curso Licenciatura em Letras, mas aplicáveis também em outros contextos de ensino. Como as apresentações dos grupos dessa disciplina ocorrerão em outubro, produzimos neste mês este material para auxiliá-los na elaboração da peça e na escolha do formato de apresentação a ser trabalhado. Assim, apresentamos abaixo algumas funcionalidades específicas de aplicativos que podem facilitar, de alguma maneira, a realização da atividade teatral planejada:

1.                  Microsoft Teams: o aplicativo realiza chamada de voz e vídeo e permite que seus usuários projetem, filmem e coloquem a gravação no stream. Além disso, a plataforma oferece o recurso de criação de cenários virtuais, o que pode colaborar com a ambientação e a contextualização de encenações em vídeo, de teatro de bonecos e até de leituras dramáticas. O Microsoft Teams é também uma alternativa para a realização de audiodramas/radionovelas, para isso, basta desativar a imagem da reunião.

2.                  Zoom: a plataforma, assim como o Microsft Teams, realiza chamada de voz e vídeo e oferece recursos de gravação, troca de arquivos e inserção de um novo cenário, possibilitando tanto a realização de encenações em vídeo, teatro de bonecos e leituras dramáticas como de audiodramas/radionovelas. O Zoom, por permitir que vários usuários apareçam em vídeo ao mesmo tempo, facilita também encenações que exijam a participação simultânea de muitas personagens em cena. 

3.                  Anchor: o aplicativo, próprio para a criação de podcasts, é uma alternativa para a produção de audiodramas/radionovelas. Ele oferece ferramentas de edição que permitem adicionar mensagens de voz, ajustar áudios e acrescentar músicas ao conteúdo produzido, o que pode colaborar para enfatizar determinadas ações da peça. A plataforma também oferece recursos de gravação e chamadas de voz em grupo, além de possibilitar, ao fim da apresentação, o download do áudio elaborado. 

4.                  Discord: a plataforma de voz, inicialmente utilizada pela comunidade gamer, tornou-se uma possibilidade de produção de podcasts pela qualidade de áudio que oferece. Por isso, torna-se também um facilitador da realização de audiodramas/radionovelas. Entretanto, o Discord não oferece recursos de gravação, desse modo, é preciso instalar um aplicativo específico para essa função. 

5.                  Word/PowerPoint: a partir de um editor de texto e imagem, pode-se produzir uma fotonovela digital, basta apenas elaborar antecipadamente as fotografias dos integrantes do grupo. Tanto o Word como o PowerPoint permitem a edição simples das imagens, além da inserção de textos e de balões para ilustrar o diálogo das personagens. 

6.                  Instagram: a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos é uma alternativa para a produção de fotonovelas. Para isso, pode-se criar uma conta dedicada à divulgação da sequência de fotos elaboradas pelos integrantes do grupo, a exemplo do perfil @vuhaofficial, o primeiro no país a produzir uma fotonovela pela plataforma. Em uma mesma publicação, é permitido selecionar até dez imagens, o que pode servir para representar um capítulo da fotonovela, mas é também possível publicar uma fotografia por vez no feed do Instagram, a depender do modo de organização da apresentação. Além disso, o aplicativo permite a realização de lives, que podem ser gravadas e publicadas, colaborando com atividades que fazem uso do recurso de vídeo (encenações, teatro de bonecos e leituras dramáticas), mas a interação é limitada à participação simultânea de apenas duas pessoas.

 

Além das plataformas sugeridas acima, existem muitos outros aplicativos de conversas e/ou edição que podem colaborar com a elaboração do trabalho proposto pela disciplina. O importante é que os alunos consigam desenvolver a atividade de maneira conjunta e colaborativa, ainda que, no momento, estejam distantes fisicamente.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO