AS MULHERES DO MODERNISMO

 

 

Encerrando a nossa proposta inicial de exemplificar a sequência básica de Cosson, apresentamos o ultimo plano de aulas, que tem como objetivo trabalhar unicamente com mulheres, afinal, passamos nossa vida escolar inteira falando praticamente só de homens e seus feitos.

Vimos no modernismo, escola literária estudada no 4º ano do Instituto Federal, uma oportunidade de construir uma aula em que mulheres fossem protagonistas, já que o movimento, além de colocar a mulher como tema artístico e social, também abriu portas para que elas mesmas expusessem seus trabalhos.

 

I. Plano de Aula:

 

20/08/2020

II. Dados de Identificação:

 

Matéria: Língua Portuguesa.

Série: 4º ano dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP-SPO.

Carga horária: 9 aulas de 45 minutos

 

Docentes:

João Victor Petroni Rodrigues (SP3022803)

Larissa Alves da Silva (SP1765256)

III. Tema: Modernismo brasileiro: a vez das mulheres na Arte

IV. Objetivos:

 

Objetivo geral: Apresentar o Modernismo brasileiro pela perspectiva das artistas femininas que fizeram parte do movimento, tendo como enfoque o livro de contos “Laços de Família” de Clarice Lispector.

 

Objetivos específicos:

1.      Sensibilização estética por meio de pinturas de autoria feminina;

2.      Compreensão do movimento modernista no Brasil, da participação feminina nele e das temáticas e formas do universo feminino trabalhadas no seu contexto;

3.      Ampliação da visão crítica e literária por meio da intertextualidade;

4.      Socialização dos conhecimentos adquiridos nas aulas e em pesquisas.

V. Conteúdo:

 

1)      Motivação (45 min.): Serão expostas na lousa, coladas e sob a forma impressa, obras das artistas modernistas brasileiras Anita Malfatti, Georgina Albuquerque, Tarsila do Amaral e Adriana Janacópulos, com seus títulos e autorias ocultados, a fim de que os alunos as observem livremente. Depois, em roda, compartilharão as suas impressões sobre elas, motivados pelas seguintes perguntas: 1) Quais sentimentos elas despertaram e a que assuntos remetem? 2) Em termos de conteúdo e estilo, no que se assemelham ou no que se diferenciam?  3) De que época é provável que sejam, e de que país? 4) O olhar que as produziu parece ser mais propriamente masculino ou feminino?, em todos os casos ou em algum específico? Por fim, as autorias e os títulos serão revelados, levando a um fechamento da discussão.

 

2)      Introdução (45 min.): Primeiro, os professores explicarão o contexto do movimento modernista no Brasil e explicitarão as características de suas três fases, com enfoque na terceira, da qual Clarice Lispector fez parte. Tratarão, então, da participação feminina no movimento, focando na vertente literária, apresentando seus principais nomes; por fim, comentarão as temáticas femininas e o modo como foram encaradas à época.

 

3)      Intervalo (45 min.): Um dos professores fará a leitura entonada do conto Viagem de bonde, de Rachel de Queiroz, com o texto projetado, a fim de ressaltar a sua estrutura gráfica e narrativa. O conto foi selecionado por apresentar uma outra perspectiva sobre um cenário que aparece também em Amor, segundo conto de Laços de Família: os bondes do Rio de Janeiro. Após a leitura, será feita uma discussão comparativa dos dois textos, com foco nas diferenças de suas abordagens (humorística, crônica e social X reflexiva, poética e intimista) e de seus recursos estilísticos e narrativos (parágrafos extensos, dinâmicos, com perspectivas sobrepostas, fluência “claustrofóbica” X fluxo de consciência, narrativa pausada e oscilante, perspectiva única, fluência “de epifania”) e em como ambos os aspectos se relacionam.

 

4)      Interpretação I (90 min.): Terminada a leitura do livro, cada aluno produzirá um texto dissertativo que busque relacionar um dos contos de Clarice Lispector lidos a uma das obras vistas e discutidas durante a Motivação, levando em consideração o estilo, a temática, o conteúdo, os objetos representados e a influência da perspectiva feminina de ambos.

 

5)      Interpretação II (180 min.): Os alunos serão divididos em grupos de cinco membros, e cada qual escolherá uma das seis artistas apresentadas nas aulas: Clarice Lispector, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Georgina de Albuquerque, Rachel de Queiróz e Adriana Janacópulos  Terão, então, 2 aulas para planejar uma miniexposição que contenha a apresentação oral da biografia da artista, de suas obras e do seu estilo, contando também curiosidades, com o suporte de cartazes, fotografias, trechos de textos, obras plásticas etc. Por fim, os trabalhos serão executados e expostos ao longo de duas aulas.

VI. Recursos didáticos: Slides; lousa; quadro; impressão colorida.

VII. Avaliação: O desempenho dos alunos será avaliado ao longo das aulas, levando em consideração a sua participação durante a Motivação, o Intervalo e a Interpretação II e a sua produção individual na Interpretação I.

VIII. Bibliografia:

 

Ø  Textos:

 

·         LISPECTOR, Clarice. Laços de família: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

 

·         QUEIROZ, Rachel de. Viagem de Bonde. Blog Conto Brasileiro. Disponível em: <https://contobrasileiro.com.br/viagem-de-bonde-conto-de-rachel-de-queiroz/>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

 

·         SILVA, Sonia Regina. A construção da imagem da mulher no movimento modernista. Faculdade Campos Elíseos, s/d. Disponível em:<https://fce.edu.br/blog/a-construcao-da-imagem-mulher-no-movimento-modernista/>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

 

Ø  Sites:

 

·         MODERNISMO. WikiArt, Enciclopédia de Artes Visuais. Disponível em: <https://www.wikiart.org/pt/artists-by-art-movement/modernismo#!#resultType:masonry>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.

 

 

 


Pinturas da Motivação

 

 

Mulher, de Adriana Janacópulos

Roceira, de Georgina de Albuquerque


Operários, de Tarsila do Amaral


O farol, de Anita Malfatti


Tropical, de Anita Malfatti  


Mulher com criança no parque, de Georgina de Albuquerque


Paisagem do Rio de Janeiro, de Georgina de Albuquerque


Uma estudante, de Anita Malfatti


Abaporu, de Tarsila do Amaral


Maternidade, de Tarsila do Amaral


Autorretrato, de Tarsila do Amaral


La rentrée, de Anitta Malfatti


Crianças, de Georgina de Albuquerque


Canto do rio, de Georgina de Albuquerque



Burrinho correndo, de Anita Malfatti

                                    

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO