AS MULHERES DO MODERNISMO
Encerrando a
nossa proposta inicial de exemplificar a sequência básica de Cosson,
apresentamos o ultimo plano de aulas, que tem como objetivo trabalhar
unicamente com mulheres, afinal, passamos nossa vida escolar inteira falando
praticamente só de homens e seus feitos.
Vimos no modernismo, escola literária estudada no 4º ano do Instituto Federal, uma oportunidade de construir uma aula em que mulheres fossem protagonistas, já que o movimento, além de colocar a mulher como tema artístico e social, também abriu portas para que elas mesmas expusessem seus trabalhos.
I. Plano de Aula: 20/08/2020 |
II. Dados de Identificação: Matéria: Língua Portuguesa. Série: 4º ano dos cursos
Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP-SPO. Carga horária: 9 aulas de 45
minutos Docentes: João Victor Petroni Rodrigues
(SP3022803) Larissa Alves da Silva
(SP1765256) |
III. Tema: Modernismo
brasileiro: a vez das mulheres na Arte |
IV. Objetivos: Objetivo geral: Apresentar o Modernismo brasileiro pela
perspectiva das artistas femininas que fizeram parte do movimento, tendo como
enfoque o livro de contos “Laços de Família” de Clarice Lispector. Objetivos específicos: 1.
Sensibilização estética por meio de pinturas de autoria
feminina; 2.
Compreensão do movimento modernista no Brasil, da
participação feminina nele e das temáticas e formas do universo feminino
trabalhadas no seu contexto; 3.
Ampliação da visão crítica e literária por meio da
intertextualidade; 4.
Socialização dos conhecimentos adquiridos nas aulas e
em pesquisas. |
V. Conteúdo: 1)
Motivação (45 min.): Serão expostas na lousa, coladas
e sob a forma impressa, obras das artistas modernistas brasileiras Anita
Malfatti, Georgina Albuquerque, Tarsila do Amaral e Adriana Janacópulos, com
seus títulos e autorias ocultados, a fim de que os alunos as observem
livremente. Depois, em roda, compartilharão as suas impressões sobre elas,
motivados pelas seguintes perguntas: 1) Quais sentimentos elas despertaram e
a que assuntos remetem? 2) Em termos de conteúdo e estilo, no que se
assemelham ou no que se diferenciam?
3) De que época é provável que sejam, e de que país? 4) O olhar que as
produziu parece ser mais propriamente masculino ou feminino?, em todos os casos
ou em algum específico? Por fim, as autorias e os títulos serão revelados, levando
a um fechamento da discussão. 2)
Introdução (45 min.): Primeiro, os professores
explicarão o contexto do movimento modernista no Brasil e explicitarão as
características de suas três fases, com enfoque na terceira, da qual Clarice
Lispector fez parte. Tratarão, então, da participação feminina no movimento, focando
na vertente literária, apresentando seus principais nomes; por fim,
comentarão as temáticas femininas e o modo como foram encaradas à época. 3)
Intervalo (45 min.): Um dos professores fará a
leitura entonada do conto Viagem de bonde, de Rachel de Queiroz, com o
texto projetado, a fim de ressaltar a sua estrutura gráfica e narrativa. O
conto foi selecionado por apresentar uma outra perspectiva sobre um cenário
que aparece também em Amor, segundo conto de Laços de Família: os
bondes do Rio de Janeiro. Após a leitura, será feita uma discussão
comparativa dos dois textos, com foco nas diferenças de suas abordagens
(humorística, crônica e social X reflexiva, poética e intimista) e de seus
recursos estilísticos e narrativos (parágrafos extensos, dinâmicos, com
perspectivas sobrepostas, fluência “claustrofóbica” X fluxo de consciência,
narrativa pausada e oscilante, perspectiva única, fluência “de epifania”) e
em como ambos os aspectos se relacionam. 4)
Interpretação I (90 min.): Terminada a leitura do
livro, cada aluno produzirá um texto dissertativo que busque relacionar um
dos contos de Clarice Lispector lidos a uma das obras vistas e discutidas
durante a Motivação, levando em consideração o estilo, a temática, o conteúdo,
os objetos representados e a influência da perspectiva feminina de ambos. 5)
Interpretação II (180 min.): Os alunos serão
divididos em grupos de cinco membros, e cada qual escolherá uma das seis
artistas apresentadas nas aulas: Clarice Lispector, Anita Malfatti, Tarsila
do Amaral, Georgina de Albuquerque, Rachel de Queiróz e Adriana Janacópulos Terão, então, 2 aulas para planejar uma
miniexposição que contenha a apresentação oral da biografia da artista, de
suas obras e do seu estilo, contando também curiosidades, com o suporte de
cartazes, fotografias, trechos de textos, obras plásticas etc. Por fim, os
trabalhos serão executados e expostos ao longo de duas aulas. |
VI. Recursos didáticos: Slides; lousa;
quadro; impressão colorida. |
VII. Avaliação: O
desempenho dos alunos será avaliado ao longo das aulas, levando em
consideração a sua participação durante a Motivação, o Intervalo e a
Interpretação II e a sua produção individual na Interpretação I. |
VIII. Bibliografia: Ø
Textos: ·
LISPECTOR, Clarice. Laços de família: contos. Rio de
Janeiro: Rocco, 2009. ·
QUEIROZ, Rachel de. Viagem de Bonde. Blog Conto
Brasileiro. Disponível em:
<https://contobrasileiro.com.br/viagem-de-bonde-conto-de-rachel-de-queiroz/>.
Acesso em: 20 de agosto de 2020. ·
SILVA, Sonia Regina. A construção da imagem da
mulher no movimento modernista. Faculdade Campos Elíseos, s/d. Disponível
em:<https://fce.edu.br/blog/a-construcao-da-imagem-mulher-no-movimento-modernista/>.
Acesso em: 20 de agosto de 2020. Ø Sites: ·
MODERNISMO. WikiArt, Enciclopédia
de Artes Visuais. Disponível em:
<https://www.wikiart.org/pt/artists-by-art-movement/modernismo#!#resultType:masonry>.
Acesso em: 20 de agosto de 2020. |
Pinturas da Motivação
Roceira, de Georgina de Albuquerque
Operários, de Tarsila do Amaral
O farol, de Anita Malfatti
Tropical, de Anita Malfatti
Mulher com criança no parque, de Georgina de Albuquerque
Paisagem do Rio de Janeiro, de Georgina de Albuquerque
Uma estudante, de Anita Malfatti
Abaporu, de Tarsila do Amaral
Maternidade, de Tarsila do Amaral
Autorretrato, de Tarsila do Amaral
La rentrée, de Anitta Malfatti
Crianças, de Georgina de Albuquerque
Canto do rio, de Georgina de Albuquerque
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