ADAPTAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS PARA O AMBIENTE VIRTUAL
Em virtude da pandemia de COVID-19 que
atingiu o planeta e que teve como consequência necessária a medida de
isolamento social, as atividades presenciais do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO) precisaram ser adaptadas para o
ensino remoto emergencial. Isso inclui a disciplina Literatura Ocidental III,
do curso Licenciatura em Letras, que propunha, entre seus métodos de avaliação
presencial, a encenação em grupo das peças de teatro abordadas pela matéria.
Diante do atual contexto, tornou-se necessário, portanto, adaptar a proposta de
avaliação da disciplina e desenvolver novas formas de organização, apresentação
e compartilhamento da atividade teatral planejada.
A fim de estabelecer um maior contato
entre alunos e professoras da disciplina, foi criado um grupo da sala no
aplicativo de conversas WhatsApp, no qual foi disponibilizada uma planilha do
Excel para a organização da turma em grupos. Os alunos foram agrupados em seis
equipes, sendo que cada uma delas ficou responsável por uma das seguintes peças
teatrais: Égloga de Fileno, Zambardo e
Cardônio, de Juan Del Encina; Fuente
Ovejuna, de Lope de Vega; A Vida é
Sonho, de Calderón de la Barca; O
Tartufo, de Molière; Arlequim,
servidor de dois patrões, de Carlo Goldoni; e Dom Gil das calças verdes, de Tirso de Molina.
Após a formação dos grupos, foram
apresentadas aos alunos algumas possibilidades de adaptação das obras para o
meio virtual. Além disso, foi informado também que, respeitando o isolamento
social e a proposta da atividade, as equipes terão autonomia para escolher o
formato de apresentação que desejarem e que melhor se adequar ao texto
estudado. Estão entre as possibilidades apresentadas aos alunos:
•
Áudio
drama/radionovela: história dramatizada em áudio, sem uso imagens. É
possível produzir remotamente esse tipo de conteúdo a partir de um software de
gravação e um aplicativo de chamadas, como o Skype e o Discord;
•
Fotonovela:
história sequencial contada por fotografias em quadrinhos e textos organizados
em balões, de forma semelhante a um gibi. A fotonovela pode ser produzida
digitalmente através de editores de texto e imagem, como o Word e o
Powerpoint;
•
Leitura
dramática online leitura em voz alta de um texto teatral durante chamada
por vídeo conferência. É possível produzir o vídeo através de um software de
gravação e um aplicativo de vídeo, como o Microsoft Teams e o Zoom;
•
Teatro de
bonecos/meias: manipulação de objeto para apresentação teatral durante
gravação em vídeo. Assim como a leitura dramática, pode-se realizar a
apresentação a partir de um software de gravação e um aplicativo de vídeo;
•
Vídeo de
apresentação teatral: encenação durante gravação em vídeo. Esse conteúdo
também pode ser produzido por um software de gravação e um aplicativo de vídeo.
As apresentações remotas das peças
adaptadas pelos alunos ocorrerão ao longo do semestre letivo e poderão
acontecer de forma síncrona ou assíncrona, a depender da decisão dos grupos e
das professoras responsáveis. Apesar de planejadas para a disciplina Literatura
Ocidental III, acreditamos que as possibilidades aqui apresentadas de
transposição de peças teatrais para mídias virtuais poderão também colaborar,
durante este período de distanciamento social, para a continuidade do trabalho
com textos teatrais nos diversos contextos de ensino.
Comentários
Postar um comentário