ADAPTAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS PARA O AMBIENTE VIRTUAL

 


Em virtude da pandemia de COVID-19 que atingiu o planeta e que teve como consequência necessária a medida de isolamento social, as atividades presenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-SPO) precisaram ser adaptadas para o ensino remoto emergencial. Isso inclui a disciplina Literatura Ocidental III, do curso Licenciatura em Letras, que propunha, entre seus métodos de avaliação presencial, a encenação em grupo das peças de teatro abordadas pela matéria. Diante do atual contexto, tornou-se necessário, portanto, adaptar a proposta de avaliação da disciplina e desenvolver novas formas de organização, apresentação e compartilhamento da atividade teatral planejada. 

A fim de estabelecer um maior contato entre alunos e professoras da disciplina, foi criado um grupo da sala no aplicativo de conversas WhatsApp, no qual foi disponibilizada uma planilha do Excel para a organização da turma em grupos. Os alunos foram agrupados em seis equipes, sendo que cada uma delas ficou responsável por uma das seguintes peças teatrais: Égloga de Fileno, Zambardo e Cardônio, de Juan Del Encina; Fuente Ovejuna, de Lope de Vega; A Vida é Sonho, de Calderón de la Barca; O Tartufo, de Molière; Arlequim, servidor de dois patrões, de Carlo Goldoni; e Dom Gil das calças verdes, de Tirso de Molina.

Após a formação dos grupos, foram apresentadas aos alunos algumas possibilidades de adaptação das obras para o meio virtual. Além disso, foi informado também que, respeitando o isolamento social e a proposta da atividade, as equipes terão autonomia para escolher o formato de apresentação que desejarem e que melhor se adequar ao texto estudado. Estão entre as possibilidades apresentadas aos alunos:

 

              Áudio drama/radionovela: história dramatizada em áudio, sem uso imagens. É possível produzir remotamente esse tipo de conteúdo a partir de um software de gravação e um aplicativo de chamadas, como o Skype e o Discord;

              Fotonovela: história sequencial contada por fotografias em quadrinhos e textos organizados em balões, de forma semelhante a um gibi. A fotonovela pode ser produzida digitalmente através de editores de texto e imagem, como o Word e o

Powerpoint; 

              Leitura dramática online leitura em voz alta de um texto teatral durante chamada por vídeo conferência. É possível produzir o vídeo através de um software de gravação e um aplicativo de vídeo, como o Microsoft Teams e o Zoom; 

              Teatro de bonecos/meias: manipulação de objeto para apresentação teatral durante gravação em vídeo. Assim como a leitura dramática, pode-se realizar a apresentação a partir de um software de gravação e um aplicativo de vídeo;

              Vídeo de apresentação teatral: encenação durante gravação em vídeo. Esse conteúdo também pode ser produzido por um software de gravação e um aplicativo de vídeo.

 

As apresentações remotas das peças adaptadas pelos alunos ocorrerão ao longo do semestre letivo e poderão acontecer de forma síncrona ou assíncrona, a depender da decisão dos grupos e das professoras responsáveis. Apesar de planejadas para a disciplina Literatura Ocidental III, acreditamos que as possibilidades aqui apresentadas de transposição de peças teatrais para mídias virtuais poderão também colaborar, durante este período de distanciamento social, para a continuidade do trabalho com textos teatrais nos diversos contextos de ensino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO