Ficção científica: o gênero excluído das salas de aula

 


A proposta do mês foi explorar um dos gêneros mais negligenciados dentro das escolas: a ficção cientifica. Não se pode negar o potencial que o gênero tem de conquistar jovens leitores, e sabendo disso, por que não utilizá-lo de forma produtiva em uma sequência didática? Desenvolvemos então um plano de aulas para o 2º Ano do Ensino Médio aproveitando o movimento literário estudado, o romantismo, que é o berço da FC com a publicação de Frankenstein, de Mary Shelley, em 1823.

 

I. Plano de Aula:

 

20/07/2020

II. Dados de Identificação:

 

Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Série: 2º ano dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP-SPO.

Carga horária: 12 aulas de 45 minutos

 

Docentes:

João Victor Petroni Rodrigues (SP3022803)

Larissa Alves da Silva (SP1765256)

III. Tema: A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells; a ficção científica e sua origem no Ultrarromantismo.

IV. Objetivos:

 

Objetivo geral: Divulgação do gênero ficção cientifica, tendo como base os pressupostos teóricos do Romantismo como seu movimento fundador.

 

Objetivos específicos:

1.      Socialização de ideias entre professores e alunos, aguçando a criatividade;

2.      Compreensão teórica do Romantismo, com enfoque na ficção científica como gênero literário e em seus expoentes no século XIX;

3.      Comparação entre as estéticas apocalípticas de Wells e Byron, a fim de aprofundar a compreensão das ideias românticas e antecipação das ideias realistas-naturalistas;

4.      Percepção da interdiscursividade entre o conto de Joaquim Manuel Macedo e a canção de Carmen Miranda;

5.      Aprofundamento na prática literária da descrição e da narração por meio da escrita do relatório crítico e do roteiro para rádio.

V. Conteúdo:

 

1)      Motivação (45 min.): Os docentes organizarão uma roda de conversa com os alunos sobre o fim do mundo, baseado nestas perguntas: o mundo e a humanidade irão acabar? Qual será a causa? Como os homens e a sociedade reagirão ao fim? Em seguida, serão contadas oralmente duas histórias misteriosas reais para os alunos: “A noite oficial dos Óvnis”, ocorrido no Brasil, e “o desaparecimento da colônia Roanoke”, nos EUA. Depois, a discussão se voltará para o tema, debatendo se há vida fora da Terra, como ela é, quais seriam as suas relações com os homens etc.

 

2)      Introdução (45 min.): Primeiro, os docentes comentarão sobre o movimento literário do Romantismo, dando enfoque à geração ultrarromântica, dentro da qual se desenvolveu o gênero da ficção científica, que teve como precursor o Frankenstein, de Mary Shelley, e O Médico e o Monstro, de R.L. Stevenson, como será exposto. Em seguida, tratarão do contexto literário de H.G. Wells, de suas ideias e do livro A Guerra dos Mundos, relacionando-os com o gênero da ficção científica e os aspectos realistas-naturalistas que este assume na obra do autor, com base no Prefácio da edição do livro referenciada. Ao fim, serão dadas 3 semanas para a leitura de A Guerra dos Mundos.

 

3)      Intervalo I (45 min.): Primeiro, será feita a leitura do poema As Trevas, de George Gordon Byron, poeta da geração ultrarromântica, que trata do fim do mundo e da humanidade, assim como o livro de Wells. A partir dele, serão expostas e discutidas as semelhanças e diferenças entre a visão contida nas obras, a forma por meio da qual ela é produzida textualmente etc, de modo a reforçar as características do Ultrarromantismo apresentadas na Introdução assim como as da ficção cientifica.

 

4)      Intervalo II (45 min.): Neste momento, será feita a leitura coletiva do conto O Fim do Mundo, de Joaquim Manuel Macedo, e, em seguida, se ouvirá a canção E o mundo não se acabou, interpretada por Carmen Miranda. Em sequência, se discutirá a diferença de abordagem entre as duas obras, satíricas e humorísticas, e o romance de H.G. Wells, realista e pessimista, além das experiências distintas que cada uma delas proporciona ao leitor.

 

5)      Interpretação I (90 min.): Será solicitada a produção de um relatório crítico, gênero trabalhado no 2º ano, sobre as atividades desenvolvidas desde a Motivação, incluindo principalmente a leitura de A Guerra dos Mundos, de modo que sejam descritas e avaliadas pelo aluno, sob a perspectiva do enriquecimento didático e experimental das leituras e dos conteúdos de Literatura apresentados.

 

6)      Interpretação II (270 min.): Por fim, os alunos serão separados em 2 grupos de 20 alunos. Assim organizados, deverão produzir, ao longo das aulas, uma transmissão de rádio que noticie a invasão do Brasil por marcianos, baseando-se na dramatização feita por Orson Welles, que adaptava o romance de H.G. Wells, transmitida em 1938. Para inspirá-los, serão passados trechos de uma tradução da criação de Welles e da adaptação transmitida em São Luís – MA, em 1971, pela Rádio e TV Difusora. Ademais, os professores auxiliarão na produção da transmissão. Elas devem ter de 30 a 40 minutos e ser roteirizadas, e serão apresentadas em sala-de-aula, com os alunos atuando por trás de uma cobertura, de modo a simular uma transmissão radiofônica. O motivo da escolha por um grupo de 20 alunos é por ser um trabalho complexo que requer um roteiro elaborado, atuações, escolha de músicas, de efeitos, comerciais, entrevistas, etc.

VI. Recursos didáticos: Slide; quadro negro; caixa de som.

VII. Avaliação: Os estudantes serão avaliados processualmente, de forma individual e em grupo, pelo seu desempenho e participação em todas as etapas da sequência, da Motivação a Intepretação II.

VIII. Bibliografia:

Ø  Textos:

·         BYRON, George Gordon. As Trevas. Trad. Castro Alves. Disponível em: <https://pt.wikisource.org/wiki/As_Trevas>. Acesso em: 20 de julho de 2020

·         GUIMARÃES, Caíque. Noite Oficial dos OVNIs: os mistérios do maior caso ufológico brasileiro. R7, 22 de março de 2019. Disponível em: <https://noticias.r7.com/hora-7/noite-oficial-dos-ovnis-os-misterios-do-maior-caso-ufologico-brasileiro-22032019>. Acesso em: 20 de julho de 2020.

·         LAWLER, Andrew. Pistas de colônia desaparecida na América do Norte são finalmente encontradas. National Geographic Brasil, 7 de agosto de 2015. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/pistas-de-colonia-desaparecida-na-america-do-norte-sao-finalmente-encontradas>. Acesso em: 20 de julho de 2020.

·         MACEDO, Joaquim Manuel. O fim do mundo. Belo Horizonte: EX! Editora, 2016 [1820-1882]

·         RIBEIRO, Roberta do Carmo. Literatura, rádio e cinema: três momentos da Guerra dos Mundos. REVELL Revista de Estudos Literários da UEMS. Ano 4, v.1, nº 6, ISSN: 2179-4456, 2013.

·         ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à conquista das massas. Trad. Mário Molina. São Paulo: Seoman, 2018.

·         WELLS, H.G. A guerra dos mundos. Trad. Thelma Médici Nóbrega. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2016 [1898]

Ø  Vídeos:

·         A GUERRA dos mundos - São Luís, 1971. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fbO-T8fb5BA>. Acesso em: 20 de julho de 2020

·         GUERRA dos mundos - Orson Welles (em PT-BR). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0sygdHU5F-s>. Acesso em: 20 de julho de 2020

·         MIRANDA, Carmen. E o mundo não se acabou, 1938. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=abVNWgeonOY>. Acesso em: 20 de julho de 2020

 

Projeto Literatura: pesquisa e elaboração de trabalhos


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