Ficção científica: o gênero excluído das salas de aula
A proposta do mês foi explorar um dos gêneros mais negligenciados dentro das escolas: a ficção cientifica. Não se pode negar o potencial que o gênero tem de conquistar jovens leitores, e sabendo disso, por que não utilizá-lo de forma produtiva em uma sequência didática? Desenvolvemos então um plano de aulas para o 2º Ano do Ensino Médio aproveitando o movimento literário estudado, o romantismo, que é o berço da FC com a publicação de Frankenstein, de Mary Shelley, em 1823.
I. Plano de Aula: 20/07/2020 |
II. Dados de Identificação: Disciplina: Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira. Série: 2º ano dos cursos
Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP-SPO. Carga horária: 12 aulas de 45
minutos Docentes: João Victor Petroni Rodrigues
(SP3022803) Larissa Alves da Silva
(SP1765256) |
III. Tema: A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells;
a ficção científica e sua origem no Ultrarromantismo. |
IV. Objetivos: Objetivo geral: Divulgação do gênero ficção cientifica, tendo
como base os pressupostos teóricos do Romantismo como seu movimento fundador. Objetivos específicos: 1.
Socialização de ideias entre professores e alunos,
aguçando a criatividade; 2.
Compreensão teórica do Romantismo, com enfoque na
ficção científica como gênero literário e em seus expoentes no século XIX; 3.
Comparação entre as estéticas apocalípticas de Wells
e Byron, a fim de aprofundar a compreensão das ideias românticas e
antecipação das ideias realistas-naturalistas; 4.
Percepção da interdiscursividade entre o conto de
Joaquim Manuel Macedo e a canção de Carmen Miranda; 5.
Aprofundamento na prática literária da descrição e da
narração por meio da escrita do relatório crítico e do roteiro para rádio. |
V. Conteúdo: 1)
Motivação (45 min.): Os docentes organizarão uma roda
de conversa com os alunos sobre o fim do mundo, baseado nestas perguntas: o
mundo e a humanidade irão acabar? Qual será a causa? Como os homens e a
sociedade reagirão ao fim? Em seguida, serão contadas oralmente duas
histórias misteriosas reais para os alunos: “A noite oficial dos Óvnis”,
ocorrido no Brasil, e “o desaparecimento da colônia Roanoke”, nos EUA.
Depois, a discussão se voltará para o tema, debatendo se há vida fora da
Terra, como ela é, quais seriam as suas relações com os homens etc. 2)
Introdução (45 min.): Primeiro, os docentes
comentarão sobre o movimento literário do Romantismo, dando enfoque à geração
ultrarromântica, dentro da qual se desenvolveu o gênero da ficção científica,
que teve como precursor o Frankenstein, de Mary Shelley, e O
Médico e o Monstro, de R.L. Stevenson, como será exposto. Em seguida,
tratarão do contexto literário de H.G. Wells, de suas ideias e do livro A
Guerra dos Mundos, relacionando-os com o gênero da ficção científica e os
aspectos realistas-naturalistas que este assume na obra do autor, com base no
Prefácio da edição do livro referenciada. Ao fim, serão dadas 3 semanas para
a leitura de A Guerra dos Mundos. 3)
Intervalo I (45 min.): Primeiro, será feita a leitura
do poema As Trevas, de George Gordon Byron, poeta da geração
ultrarromântica, que trata do fim do mundo e da humanidade, assim como o
livro de Wells. A partir dele, serão expostas e discutidas as semelhanças e
diferenças entre a visão contida nas obras, a forma por meio da qual ela é produzida
textualmente etc, de modo a reforçar as características do Ultrarromantismo
apresentadas na Introdução assim como as da ficção cientifica. 4)
Intervalo II (45 min.): Neste momento, será feita a
leitura coletiva do conto O Fim do Mundo, de Joaquim Manuel Macedo, e,
em seguida, se ouvirá a canção E o mundo não se acabou, interpretada por
Carmen Miranda. Em sequência, se discutirá a diferença de abordagem entre as
duas obras, satíricas e humorísticas, e o romance de H.G. Wells, realista e
pessimista, além das experiências distintas que cada uma delas proporciona ao
leitor. 5)
Interpretação I (90 min.): Será solicitada a produção
de um relatório crítico, gênero trabalhado no 2º ano, sobre as atividades
desenvolvidas desde a Motivação, incluindo principalmente a leitura de A
Guerra dos Mundos, de modo que sejam descritas e avaliadas pelo aluno,
sob a perspectiva do enriquecimento didático e experimental das leituras e
dos conteúdos de Literatura apresentados. 6)
Interpretação II (270 min.): Por fim, os alunos serão
separados em 2 grupos de 20 alunos. Assim organizados, deverão produzir, ao
longo das aulas, uma transmissão de rádio que noticie a invasão do Brasil por
marcianos, baseando-se na dramatização feita por Orson Welles, que adaptava o
romance de H.G. Wells, transmitida em 1938. Para inspirá-los, serão passados
trechos de uma tradução da criação de Welles e da adaptação transmitida em
São Luís – MA, em 1971, pela Rádio e TV Difusora. Ademais, os professores auxiliarão
na produção da transmissão. Elas devem ter de 30 a 40 minutos e ser
roteirizadas, e serão apresentadas em sala-de-aula, com os alunos atuando por
trás de uma cobertura, de modo a simular uma transmissão radiofônica. O
motivo da escolha por um grupo de 20 alunos é por ser um trabalho complexo
que requer um roteiro elaborado, atuações, escolha de músicas, de efeitos,
comerciais, entrevistas, etc. |
VI. Recursos didáticos:
Slide; quadro negro; caixa de som. |
VII. Avaliação: Os
estudantes serão avaliados processualmente, de forma individual e em grupo,
pelo seu desempenho e participação em todas as etapas da sequência, da
Motivação a Intepretação II. |
VIII. Bibliografia: Ø Textos: ·
BYRON, George Gordon. As Trevas. Trad. Castro Alves. Disponível em: <https://pt.wikisource.org/wiki/As_Trevas>.
Acesso em: 20 de julho de 2020 ·
GUIMARÃES,
Caíque. Noite Oficial dos OVNIs: os mistérios do maior caso ufológico
brasileiro. R7, 22 de março de 2019. Disponível em: <https://noticias.r7.com/hora-7/noite-oficial-dos-ovnis-os-misterios-do-maior-caso-ufologico-brasileiro-22032019>.
Acesso em: 20 de julho de 2020. ·
LAWLER,
Andrew. Pistas de colônia desaparecida na América do Norte são finalmente
encontradas. National Geographic Brasil, 7 de agosto de 2015. Disponível
em:
<https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/pistas-de-colonia-desaparecida-na-america-do-norte-sao-finalmente-encontradas>.
Acesso em: 20 de julho de 2020. ·
MACEDO,
Joaquim Manuel. O fim do mundo. Belo Horizonte: EX! Editora, 2016
[1820-1882] ·
RIBEIRO,
Roberta do Carmo. Literatura, rádio e cinema: três momentos da Guerra dos
Mundos. REVELL Revista de Estudos Literários da UEMS. Ano 4, v.1, nº 6,
ISSN: 2179-4456, 2013. ·
ROBERTS,
Adam. A verdadeira história da ficção científica: do preconceito à
conquista das massas. Trad. Mário Molina. São Paulo: Seoman, 2018. ·
WELLS,
H.G. A guerra dos mundos. Trad. Thelma Médici Nóbrega. Rio de Janeiro:
Suma de Letras, 2016 [1898] Ø Vídeos: ·
A
GUERRA dos mundos - São
Luís, 1971. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=fbO-T8fb5BA>. Acesso em: 20 de julho
de 2020 ·
GUERRA
dos mundos - Orson Welles
(em PT-BR). Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=0sygdHU5F-s>. Acesso em: 20 de julho
de 2020 ·
MIRANDA,
Carmen. E o mundo não se acabou, 1938. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=abVNWgeonOY>. Acesso em: 20 de julho
de 2020 |
Projeto Literatura:
pesquisa e elaboração de trabalhos
Comentários
Postar um comentário