Plano de aula: Édipo Rei
O Teatro Grego
no 1º Ano
O objetivo do
mês é aplicar a sequência básica no 1° Ano do Ensino Médio do Instituto Federal
de São Paulo, conforme as ementas de Língua Portuguesa definidas pela intuição.
Segue abaixo o plano de aula com uma proposta metodológica literária voltada ao
Teatro Grego.
I. Plano de Aula: 23/06/2020 |
II. Dados de Identificação: Matéria: Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira. Série: 1º ano dos cursos
Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP-SPO. Carga horária: 10 aulas de 45
minutos Docentes: João Victor Petroni Rodrigues
(SP3022803) Larissa Alves da Silva
(SP1765256) |
III. Tema: Rei Édipo, de Sófocles, gênero
Teatro e Tragédia |
IV. Objetivos: Objetivo geral: Ampliação do repertório literário dos alunos por
meio do gênero Teatro. Objetivos específicos: 1)
Ampliação de vocabulário; 2)
Compreensão das características do gênero Teatro a
fim da criação de texto próprio; 3)
Socialização de conhecimentos prévios entre os
alunos; 4)
Desenvolvimento da comunicação e criatividade por
meio da encenação; 5)
Adequação de um texto clássico para a atualidade,
conforme bagagem cultural própria. |
V. Conteúdo: 1) Motivação
(45 min.): Sem revelar o texto que a turma estudará, os alunos serão
divididos em grupos de 4 alunos. Serão designadas aleatoriamente 5 palavras
para cada grupo, extraídas de uma seleção prévia de 40 retiradas do texto de Édipo
Rei. O critério de escolha foi o grau de dificuldade das palavras e
outras que muitas vezes supomos saber o significados mas não conseguimos
explicar de fato. Essa seleção é importante, pois de outro modo prejudica a
leitura fluida do texto teatral. Em seguida, cada grupo receberá um
dicionário; deverão, então, pesquisar os significados de cada palavra e, por
fim, formar uma ou mais frases que as contemplem corretamente. Por fim, cada
grupo socializará suas criações com o resto da turma, momento no qual os
alunos dos outros grupos tentarão adivinhar, pelo contexto, o significado das
palavras. Ao fim do processo, cada aluno terá produzido um glossário particular,
tendo todas as palavras selecionadas e seus significados listados no caderno.
2) Introdução
(45 min.): Inicialmente, os docentes apresentarão uma definição de Teatro e
de alguns de seus elementos textuais principais (personagem; espaço; ação;
fala; didascália e estrutura externa), a fim de oferecer recursos
para uma melhor leitura do texto e de sua posterior reelaboração para
encenação. Em seguida, fornecerão uma biografia de Sófocles, as
características gerais de sua obra; dando continuidade, explicarão a relação
da mitologia grega com as peças trágicas e a função social e religiosa delas.
Ao fim da aula, os docentes darão o prazo de uma semana para a leitura de Édipo
Rei, versão em domínio público, e instruirão os alunos a utilizar
a lista de palavras produzidas ao fim da Motivação como material de consulta.
3)
Intervalo (45 min.): Será feita uma roda de conversa
sobre Mitologia Grega. Por ser um assunto popular e largamente explorado pela
cultura pop, os alunos podem ter um conhecimento prévio muito rico, e nesse
momento terão a oportunidade de expor e compartilhar esse conhecimento com
colegas e professores, que atuarão como mediadores. Também nesta
aula, os docentes auxiliarão os alunos com a leitura e a contextualização
mitológica do universo da peça, respondendo as suas dúvidas e fazendo
exposições sucintas sobre personagens que apareçam direta ou indiretamente em
Édipo Rei, destacando-se “Édipo”, “Tirésias”, “Jocasta”, “Creonte”,
“Esfinge”, “Cadmo”, “Ártemis”, “Atena”, “Hades”, “Apolo” etc. 4) Interpretação
I (90 min.): Feita a leitura da peça, a proposta é que os alunos escrevam um
texto de opinião sobre como eles avaliam a postura de Édipo no decorrer da
peça, se é culpado ou não de seus atos, se suas ações foram justificadas,
argumentando a favor ou contra a personagem. O texto é de estrutura simples,
deve conter de 1 a 2 páginas e será feito em sala. 5) Interpretação
II (135 min.): Por fim, será proposta aos alunos, divididos em dois grandes
grupos, a livre recriação teatral da peça Édipo Rei na modernidade, à
luz do gênero do suspense policial (LÉVI-STRAUSS apud SERRA, p. 32). Cada grupo
produzirá um texto teatral e farão a encenação com direito a cenário,
figurino, efeitos sonoros, etc, tudo o que quiserem conforme a criatividade
de cada um. |
VI. Recursos didáticos:
Slide; quadro negro. |
VII. Avaliação: O
progresso dos alunos será avaliado por meio da realização participativa e
regular das atividades propostas na Motivação e na Interpretação I, das
questões e dúvidas levantadas no Intervalo, e da criação e encenação da peça
proposta na Interpretação II, em seus diversos âmbitos: produção textual,
figurino, cenário, organização, atuação etc. |
VIII. Bibliografia: Ø RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à
análise do teatro. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes,
1995. p. 35-141. Cópia digital. Acesso em 22 jun. 2020. Ø SÓFOCLES. Édipo Rei. Tradução de
J.B. de Mello e Souza. Domínio público. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=2255&co_midia=2>.
Acesso em 22 jun. 2020. Ø
SÓFOCLES.
Rei Édipo. Introdução, tradução e notas de Ordep Serra. 3ª ed. São
Paulo: Martin Claret, 2012. |
Lista de palavras utilizadas na motivação
corifeu
discernimento
exílio
urdido
falível
ponderação
rubicundas
encargos
intercessão
cobiçar
perfídia
pleitear
conluio
prosélitos
lúdipo
cólera
clarividente
injúria
alada
impetuoso
inexoráveis
fulminantes
oráculo
profanar
régio
funesto
ímpio
injuria
inoportuno
desalentado
frívolo
desígnio
conjurar
pungente
jazer
predição
calamidade
audacioso
salteadores
suborno
vislumbre
genitores
hediondo
torpeza
sacrilégio
réprobo
atroz
gozar
logrou
decurso
Projeto Literatura:
pesquisa e elaboração de trabalhos
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