Plano de aula: Édipo Rei

O Teatro Grego no 1º Ano

 

O objetivo do mês é aplicar a sequência básica no 1° Ano do Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, conforme as ementas de Língua Portuguesa definidas pela intuição. Segue abaixo o plano de aula com uma proposta metodológica literária voltada ao Teatro Grego.

 

I. Plano de Aula:

 

23/06/2020

II. Dados de Identificação:

 

Matéria: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Série: 1º ano dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP-SPO.

Carga horária: 10 aulas de 45 minutos

 

Docentes:

João Victor Petroni Rodrigues (SP3022803)

Larissa Alves da Silva (SP1765256)

III. Tema: Rei Édipo, de Sófocles, gênero Teatro e Tragédia

IV. Objetivos:

 

Objetivo geral: Ampliação do repertório literário dos alunos por meio do gênero Teatro.

 

Objetivos específicos:

1)      Ampliação de vocabulário;

2)      Compreensão das características do gênero Teatro a fim da criação de texto próprio;

3)      Socialização de conhecimentos prévios entre os alunos;

4)      Desenvolvimento da comunicação e criatividade por meio da encenação;

5)      Adequação de um texto clássico para a atualidade, conforme bagagem cultural própria.

V. Conteúdo:

1)      Motivação (45 min.): Sem revelar o texto que a turma estudará, os alunos serão divididos em grupos de 4 alunos. Serão designadas aleatoriamente 5 palavras para cada grupo, extraídas de uma seleção prévia de 40 retiradas do texto de Édipo Rei. O critério de escolha foi o grau de dificuldade das palavras e outras que muitas vezes supomos saber o significados mas não conseguimos explicar de fato. Essa seleção é importante, pois de outro modo prejudica a leitura fluida do texto teatral. Em seguida, cada grupo receberá um dicionário; deverão, então, pesquisar os significados de cada palavra e, por fim, formar uma ou mais frases que as contemplem corretamente. Por fim, cada grupo socializará suas criações com o resto da turma, momento no qual os alunos dos outros grupos tentarão adivinhar, pelo contexto, o significado das palavras. Ao fim do processo, cada aluno terá produzido um glossário particular, tendo todas as palavras selecionadas e seus significados listados no caderno.

 

2)      Introdução (45 min.): Inicialmente, os docentes apresentarão uma definição de Teatro e de alguns de seus elementos textuais principais (personagem; espaço; ação; fala; didascália e estrutura externa), a fim de oferecer recursos para uma melhor leitura do texto e de sua posterior reelaboração para encenação. Em seguida, fornecerão uma biografia de Sófocles, as características gerais de sua obra; dando continuidade, explicarão a relação da mitologia grega com as peças trágicas e a função social e religiosa delas. Ao fim da aula, os docentes darão o prazo de uma semana para a leitura de Édipo Rei, versão em domínio público, e instruirão os alunos a utilizar a lista de palavras produzidas ao fim da Motivação como material de consulta.

 

3)      Intervalo (45 min.): Será feita uma roda de conversa sobre Mitologia Grega. Por ser um assunto popular e largamente explorado pela cultura pop, os alunos podem ter um conhecimento prévio muito rico, e nesse momento terão a oportunidade de expor e compartilhar esse conhecimento com colegas e professores, que atuarão como mediadores.

Também nesta aula, os docentes auxiliarão os alunos com a leitura e a contextualização mitológica do universo da peça, respondendo as suas dúvidas e fazendo exposições sucintas sobre personagens que apareçam direta ou indiretamente em Édipo Rei, destacando-se “Édipo”, “Tirésias”, “Jocasta”, “Creonte”, “Esfinge”, “Cadmo”, “Ártemis”, “Atena”, “Hades”, “Apolo” etc.

 

4)      Interpretação I (90 min.): Feita a leitura da peça, a proposta é que os alunos escrevam um texto de opinião sobre como eles avaliam a postura de Édipo no decorrer da peça, se é culpado ou não de seus atos, se suas ações foram justificadas, argumentando a favor ou contra a personagem. O texto é de estrutura simples, deve conter de 1 a 2 páginas e será feito em sala.

 

5)      Interpretação II (135 min.): Por fim, será proposta aos alunos, divididos em dois grandes grupos, a livre recriação teatral da peça Édipo Rei na modernidade, à luz do gênero do suspense policial (LÉVI-STRAUSS apud SERRA, p. 32). Cada grupo produzirá um texto teatral e farão a encenação com direito a cenário, figurino, efeitos sonoros, etc, tudo o que quiserem conforme a criatividade de cada um.

VI. Recursos didáticos: Slide; quadro negro.

VII. Avaliação: O progresso dos alunos será avaliado por meio da realização participativa e regular das atividades propostas na Motivação e na Interpretação I, das questões e dúvidas levantadas no Intervalo, e da criação e encenação da peça proposta na Interpretação II, em seus diversos âmbitos: produção textual, figurino, cenário, organização, atuação etc.

VIII. Bibliografia:

Ø  RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 35-141. Cópia digital. Acesso em 22 jun. 2020.

Ø  SÓFOCLES. Édipo Rei. Tradução de J.B. de Mello e Souza. Domínio público. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=2255&co_midia=2>. Acesso em 22 jun. 2020.

Ø  SÓFOCLES. Rei Édipo. Introdução, tradução e notas de Ordep Serra. 3ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.



Lista de palavras utilizadas na motivação

 

corifeu

discernimento

exílio

urdido

falível

ponderação

rubicundas

encargos

intercessão

cobiçar

perfídia

pleitear

conluio

prosélitos

lúdipo

cólera

clarividente

injúria

alada

impetuoso

inexoráveis

fulminantes

oráculo

profanar

régio

funesto

ímpio

injuria

inoportuno

desalentado

frívolo

desígnio

conjurar

pungente

jazer

predição

calamidade

audacioso

salteadores

suborno

vislumbre

genitores

hediondo

torpeza

sacrilégio

réprobo

atroz

gozar

logrou

decurso


 

Projeto Literatura: pesquisa e elaboração de trabalhos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO