Intervenção didática a partir da disciplina Fonética e Fonologia

Intervenção didática a partir de conteúdos trabalhados na disciplina de Fonética e Fonologia do curso de licenciatura em Letras.

Público alvo: alunos do Ensino Médio

Gênero trabalhado: Documentário

Título do documentário: “Brasil Som& Voz”

Prática de linguagem: oral e musical

 

Descrição do material

O documentário tem duração de 33 minutos e é composto por pequenas entrevistas com artistas de algumas capitais brasileiras, os quais abordam diferentes assuntos como música, cultura e política. O documentário “Som & Voz” foi produzido com o propósito de servir como uma ferramenta de trabalho no ensino da língua portuguesa, principalmente no que diz respeito ao fenômeno da variação linguística.

Objetivos

Apresentar ao aluno o fenômeno da variação linguística por meio das linguagens oral e musical;

Discutir sobre os fatores internos e externos à língua responsáveis pela variação;

Mostrar ao aluno a diversidade sociocultural do Brasil com foco na música;

Ampliar o repertório musical do aluno;

Incentivar o aluno a realizar pesquisas sobre variações regionais a partir dos artistas nacionais de sua preferência;

Conscientizar o aluno quanto à importância do combate ao preconceito linguístico;

Ajudar o aluno a construir o sentimento de respeito e de unidade nacional por meio da língua e linguagem.

 

Justificativa

Considerando o fato de que, muitas vezes, as variações regionais são apresentadas em livros didáticos, vídeos, filmes, novelas e peças teatrais de maneira caricata - fator que pode ocasionar a construção e a consolidação de alguns estereótipos e associações equivocadas - o presente trabalho objetiva apresentar as variações regionais em situações reais de uso por artistas que representam diferentes gêneros musicais e que pertencem a classes sociais distintas. Assim sendo, este trabalho objetiva contribuir para a conscientização dos alunos acerca do preconceito linguístico e suas implicações, para dissociação entre variações regionais e representações caricatas e estereotipadas, para mostrar aos alunos que o fenômeno da variação linguística pode ser tratado de maneira honrosa e divertida e deve, sobretudo, ser compreendido cientificamente.  

Maneiras de uso

O documentário não foi elaborado para ser usado de maneira fixa, ou seja, o professor tem total liberdade para utilizá-lo da forma que considerar mais apropriada, no entanto sugerimos uma possível forma de trabalho.

O professor poderá apresentar o documentário de maneira total ou parcial, com comentários durante ou ao final da exibição.

Caso opte por deixar os comentários para o final da exibição, o professor deverá inicialmente, permitir que os alunos falem livremente sobre o que viram, ou seja, sobre os diferentes gêneros musicais, sobre os discursos que consideraram mais interessantes, sobre conhecimento ou não dos artistas etc.

O professor poderá abordar de maneira geral a questão dos diferentes falares regionais e perguntar aos alunos de que maneiras já viram este tema ser apresentado nos livros de língua portuguesa ou em outros meios de comunicação.  Posteriormente, o docente deverá conduzir as observações feitas pelos alunos ao conhecimento científico e destacar os aspectos linguísticos tais como variantes, léxico, registros e enfatizar os aspectos fonéticos e fonológicos.

O docente poderá, ainda, sugerir que os alunos tragam nas próximas aulas pesquisas sobre outros artistas musicais de diferentes regiões do país, famosos ou não, e façam pequenos comentários com ênfase nos aspectos linguísticos já discutidos. Para isso, poderão utilizar a internet e conversar com parentes com mais idade como avós, pais, tios e amigos. Este tipo de atividade objetiva incentivar os alunos à pesquisa do fenômeno de variação linguística de maneira responsável e divertida.

Título do Projeto: Linguística e Ensino
Bolsista: Susana L. R. Barboza/ SP3009246
Professor responsável: Alice Pereira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO