Predicado: exercícios com gabarito

1. (FMU-SP) Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal:

a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.

b) Demitiram o secretário da instituição.

c) Nomearam as novas ruas da cidade.

d) Compareceram todos atrasados à reunião.

e) Estava irritado com as brincadeiras.

 

2. (UNIMEP-SP) Observe as seguintes orações:

I.                   Paulo está adoentado.

II.                Paulo está no hospital.

a)  O predicado é verbal em I e II.

b)  O predicado é nominal em I e II.

c)  O predicado é verbo-nominal em I e II.

d)  O predicado é verbal em I e nominal em II.

e)  O predicado é nominal em I e verbal em II.

 

3. (UFU-MG) Observe as seguintes orações:

"O sol entra cada dia mais tarde, pálido, fraco, oblíquo."

"O sol brilhou um pouquinho pela manhã."

Pela ordem, os predicados das orações acima classificam-se como:

a)  nominal e verbo-nominal

b)  verbal e nominal

c) verbal e verbo-nominal

d)  verbo-nominal e nominal

e)  verbo-nominal e verbal

 

4. (FEI) "As palavras não nascem amarradas"

Assinale a alternativa em que o sujeito e o predicado da oração estejam corretamente analisados:

a) sujeito composto e predicado nominal

b) sujeito simples e predicado verbo-nominal

c) sujeito composto e predicado verbal

d) sujeito simples e predicado nominal

e) sujeito simples e predicado verbal.

 

5. (Unesp-SP) “O professor entrou apressado”.

O destaque indica:

a) predicado nominal

b) predicado verbo-nominal

c) predicado verbal

d) adjunto adverbial

e) nenhuma

 

6. (UECE) “Ponha a mão na consciência”, se classifica como predicado:

a) verbal, com verbo transitivo direto.

b) verbo-nominal, com verbo transitivo direto.

c) verbal, com verbo transitivo direto e indireto.

d) verbo-nominal, com verbo transitivo direto e indireto.

 

7. (Mackenzie)Há uma gota de sangue em cada poema.” Assinale a alternativa que contém uma observação correta sobre a sintaxe dessa frase.

a) sujeito: uma gota de sangue.
b) verbo intransitivo.
c) adjuntos adverbiais: uma e de sangue.
d) complemento nominal: em cada poema.
e) predicado verbal: toda a oração.

 

8. (Mackenzie-SP) Em “O hotel virou catacumba”:

a) o predicado é nominal
b) o predicado é verbo-nominal
c) o predicado é verbal
d) o verbo é transitivo direto
e) estão corretas c e d

 

9. (PUC) Na oração: “A inspiração é fugaz, violenta”, podemos afirmar que o predicado é:

a) verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois predicativos.
b) nominal, porque é verbo de ligação.
c) verbal, porque o verbo é de ligação e são atribuídas duas caracterizações ao sujeito.
d) verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois advérbios de modo.
e) nominal, porque o verbo tem sua significação completada por dois nomes que funcionam como adjuntos adnominais.

 

10. (Mackenzie-SP)

I - Na oração “Eu considerava aquele homem meu amigo”, o predicado é verbo-nominal com predicativo do objeto.
II - No período “O jovem anseia que os mais velhos confiem nele”, a oração subordinada é substantiva objetiva indireta, mas está faltando a preposição regida pelo verbo ansiar.
III - No período “A ser muito sincero, não sei como isto aconteceu”, a oração subordinada é adverbial final reduzida de infinitivo.

Quanto às afirmações anteriores, assinale:

a) se apenas I está correta.
b) se apenas II está correta.
c) se apenas III está correta.
d) se todas estão corretas.
e) se todas estão incorretas.

 

GABARITO

1. Resposta: Alternativa D

O predicado verbo-nominal é composto por um verbo significativo + um predicativo (do sujeito ou do objeto). Dentre as alternativas, a E apresenta um verbo de ligação, portanto um predicado nominal.

As alternativas A, B e C não apresentam predicativos, sendo todas predicado verbal: em A temos um verbo intransitivo e uma circunstância de tempo; em B temos um verbo transitivo direto e seu objeto direto; em C temos um verbo transitivo direto e seu objeto direto.

Na alternativa D, podemos colocar a oração na ordem direta para facilitar a compreensão, deixando-a assim: “todos compareceram atrasados à reunião”. Veremos que “todos” é o sujeito do verbo “comparecer” (verbo transitivo indireto) e “atrasados” é uma característica do sujeito. Portanto, temos um predicado verbo-nominal.

 

2. Resposta: Alternativa E

O verbo “estar” aparece em ambas orações, assim como “Paulo” é o sujeito do verbo. A diferença entre as duas sentenças está no sentido do verbo em cada oração. Na primeira oração o verbo “estar” liga o sujeito ao seu predicativo, “adoentado” é um adjetivo para Paulo. Portanto, se temos um verbo de ligação e um predicativo, temos um predicado nominal.

Na segunda oração o verbo torna-se significativo, com o sentido de “encontrar-se em certo lugar”. Então temos um verbo intransitivo um adjunto adverbial de lugar, tendo assim um predicado verbal.

 

3. Resposta: Alternativa E

Na primeira oração, o sujeito é “sol”, temos um verbo intransitivo “entrar” e as características do sujeito “pálido, fraco, oblíquo” exercendo a função de predicativo, sendo assim temos um predicado verbo-nominal.

Na segunda oração, temos “o sol’ como sujeito e um verbo intransitivo “brilhou”. O que aparece na sequência do verbo são circunstâncias (de intensidade: um pouquinho e de tempo: pela mnhã), portanto o predicado “brilhou um pouquinho pela manhã." é classificado como predicado verbal.

 

4. Resposta: Alternativa B

Na oração, o sujeito é “as palavras”, sendo classificado como sujeito simples, pois apresenta apenas um núcleo. O predicado “não nascem amarradas” é composto por um verbo intransitivo “nascem” e um predicativo do sujeito “amarradas”, isso porque está caracterizando o sujeito. Portanto, temos um sujeito simples e um predicado verbo-nominal.

 

5. Resposta: Alternativa B

O predicado da oração é composto por um verbo intransitivo “entrou” e “apressado” caracteriza o sujeito “o professor”. Para exemplificar, podemos transformar a oração em “O professor está apressado” e teremos um verbo de ligação, sendo assim comprovamos que há um predicativo do sujeito. Com um verbo significativo e um predicativo temos um predicado verbo-nominal. Mesmo se interpretássemos o “apressado” como adjunto adverbial (entrou apressado / de modo apressado / apressadamente), não seria possível considerar a alternativa D como correta, pois não apresenta classificação para o verbo.

 

6. Resposta: Alternativa A

O verbo “pôr” da oração é um verbo transitivo direto tendo em seu complemento o objeto direto e circunstância de lugar (pôr + o quê + onde). Portanto, temos um predicado verbal. Temos de ter cuidado para não classificar “na consciência” como objeto indireto, que é um complemento preposicionado requisitado pelo verbo e, normalmente, tem valor de beneficiário e é comutável por LHE. No exemplo “Deu flores à namorada”, “à namorada” é beneficiária da ação e pode ser substituído por “lhe”: Deu-lhe flores. Já “na consciência” traz uma ideia circunstancial de lugar.

 

7. Resposta: Alternativa E

Na oração temos um verbo transitivo direto “há”, seu objeto direto “uma gota de sangue” e um adjunto adverbial de lugar “em cada poema”.  Portanto, toda a oração compõe um predicado verbal. A alternativa A é descartada ao se lembrar que HAVER no sentido de “existir” é verbo impessoal, ou seja, sem sujeito. A pergunta a ser feita seria “Há o quê?” e “uma gota de sangue” complementa o sentido do verbo, logo o verbo não é intransitivo (o que descarta a alternativa B). Em “uma gota de sangue” o termo nuclear é “gota” e os termos “uma” e “de sangue” são adjuntos a esse nome, logo adjuntos adnominais e não adverbiais (o que descarta a alternativa C). A expressão “em cada poema” traz uma circunstância de lugar, respondendo à pergunta “onde há uma gota de sangue”, logo é um adjunto adverbial de lugar e não um complemento nominal (não completa um nome e não é iniciado por preposição, o que descarta a alternativa D).

 

8. Resposta: Alternativa A

O verbo virar pode ser significativo (ação de pôr-se em direção oposta) ou ser verbo de ligação (tornar-se). Neste caso, o verbo “virou” está ligando o sujeito “o hotel” ao seu predicativo “catacumba”. Se temos verbo de ligação e um predicativo, temos assim um predicado nominal.

 

9. Resposta: Alternativa B

O verbo “é” é de ligação, está unindo o sujeito “a inspiração” ao seu predicativo “fugaz, violenta”. Pela gramática tradicional, verbos de ligação não possuem significação completa, eles servem como elo entre dois termos. Sendo assim, temos um predicado nominal.

 

10. Resposta: Alternativa A

Na primeira oração, o verbo “considerava” é transitivo direto e temos “aquele homem” como seu objeto direto. O que se segue na oração, “meu amigo”, é um predicativo do objeto, pois está caracterizando o objeto direto apresentado anteriormente.

No segundo período, temos uma oração subordinada substantiva objetiva direta, pois a oração “que os mais velhos confiem nele” se subordina à primeira “o jovem anseia” exercendo a função de objeto direto do verbo “anseia” que é transitivo direto.

No terceiro período, temos três orações 1) a ser muito sincero; 2) não sei; 3) como isto aconteceu. Em 1) há uma oração subordinada adverbial reduzida de infinitivo, mas ela não tem valor de finalidade, objetivo (seria classificada como “modal”, o modo como emite o enunciado a seguir). Em 2) há um sujeito oculto e a oração principal “não sei” subordina a 3) “como isto aconteceu”, que é classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta, pois exerce a função de objeto direto do verbo “saber”.

REFERÊNCIAS

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática do português. 38. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. Ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora Digital, 2017.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO