Exemplificando a sequência básica


Dando continuidade ao estudo da teoria de Cosson (2009) sobre ensino de literatura, a sequência básica, criamos um exemplo de como ela pode ser aplicada com uma temática diferente das já mencionadas na obra Letramento Literário: teoria e prática. A ideia é que fique mais evidente ao futuro docente a relevância de seu uso, uma vez que se encontra esquematizada em uma proposta de metodologia.

 

I. Plano de Aula:

 

15/05/2020

II. Dados de Identificação:

 

Matéria: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Série: 3º ano dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP-SPO.

Carga horária: 8 aulas de 45 minutos

 

Docentes:

João Victor Petroni Rodrigues (SP3022803)

Larissa Alves da Silva (SP1765256)

III. Tema:

 

Rezas do Diabo, de Wenceslau de Queiroz, no contexto do Simbolismo brasileiro.

IV. Objetivos:

 

Objetivo geral: Ampliação do repertório literário dos alunos pelo estudo da poesia e do Simbolismo na literatura brasileira.

 

Objetivos específicos:

1)      Desenvolvimento do gênero resenha crítica;

2)      Potencialização das habilidades criativas dos alunos;

3)      Conhecimento da obra e da estética de Wenceslau de Queiroz;

4)      Compreensão sobre leitura de poemas: entonação e pontuação;

5)      Prática na interpretação de poemas.

V. Conteúdo:

1)      Motivação (45 min.): Sensibilização pela música. Serão reproduzidas sete músicas, eruditas ou de trilhas sonoras (todas disponibilizadas nas referências), e os alunos comentarão sobre quais os sentimentos que elas despertam, se são tristes, calmas, agitadas, melancólicas etc. As músicas serão reproduzidas na seguinte ordem: The Shape of Water; Crocodile Locke; Ride of Valkyries; Piano Sonata No. 11 in A major, K. 331 - III. Rondò alla Turca; Em Algun Lugar do Passado; Discombobulate; e, por fim,  Wayward Sisters, música com clima melancólico e sombrio, abrindo caminho para a sensibilidade do Simbolismo.

 

2)      Introdução (45 min.): apresentação geral do Simbolismo, suas características e expressão no Brasil; leitura dos poemas Uma carniça e O albatroz, de Charles Baudelaire e Filosofia da blasfêmia, Missa de amor e Perguntas ao Sol, de Wenceslau de Queiroz, seguidor de Baudelaire, com o resgate da discussão anteriores sobre música e sentimento. Depois, haverá uma exposição sobre a vida do autor brasileiro e seu legado na literatura; para isso se usará o prólogo de Rezas do Diabo. Após um levantamento das expectativas dos alunos sobre a obra, propor-se-á a leitura integral, com duração de duas semanas, de Rezas do Diabo, disponibilizado para os alunos em formato PDF.

 

3)      Intervalo (90 min.): verificação do andamento da leitura proposta. Os alunos podem selecionar um poema que tenham achado difícil para uma leitura coletiva e explicação verso-a verso na lousa. Leitura de “Acrobata da dor”, de Cruz e Souza e exposição de trecho do filme Coringa (2019), em que o palhaço vai a um programa de auditório e acaba desabafando sobre a desigualdade econômica que assola Arkham City (Cena 1:37:00-1:46:00). Como atividade, será proposta uma criação artística  dos alunos (poema, música, desenho etc) que relacione os temas das obras apresentadas: dor, sofrimento, solidão, dúvida, incompreensão etc.

 

4)      Interpretação I (90 min.): explicação do gênero resenha crítica, com base livro Metodologia do trabalho científico (SEVERINO, 2007, p. 204-206) e realização de uma resenha crítica individual sobre Rezas do Diabo.

 

5)      Interpretação II (90 min.): Realização de um “sarau macabro” no qual os alunos da turma e os professores participarão, com textos e poemas dos autores trabalhados e de outros, a escolha dos alunos, que se relacionem com a temática. Podem ser realizadas encenações, leituras dramáticas, contação de histórias de terror, etc. A intenção é que os alunos decorem a sala de aula para que combine com o clima obscuro do Simbolismo. Os trabalhos desenvolvidos no Intervalo serão expostos na escola.

VI. Recursos didáticos: projetor, slides, quadro-negro, caixa de som e materiais para desenho.

VII. Avaliação: Observação do nível de envolvimento, compreensão e participação discente; produção de resenha crítica sobre o livro Rezas do Diabo, de Wenceslau de Queiroz; trabalho artístico desenvolvido no intervalo de leitura; participação no Sarau Macabro.

VIII. Bibliografia:

Ø  Músicas:

DESPLAT, Alexandre. The Shape of Water. The Shape of Water (From "The Shape of Water" Soudtrack), 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HA8dDFFvOUw>. Acesso em: maio de 2020.

GIACCHINO, Michael. Crocodile Locke. Lost: Season 1 (Original Television Soundtrack), 2006. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=daWWKV6rGgM>. Acesso em: maio de 2020.

KORZENIOWSKI, Abel. Wayward Sisters. Nocturnal Animals (Original Motion Picture Soundtrack), 2016; Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZCT7VMxd_1s>. Acesso em: maio de 2020.

LONDON Symphony Orchestra. Ride of Valkyries (The Watchman). The Very Beste of Sci-fi & Fantasy (From Sucker Punch to V for Vendetta) [Original Motion Picture Soudtrack], 2011. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GGU1P6lBW6Q>. Acesso em: maio de 2020.

MOZART, Wolfgang Amadeus. Piano Sonata No. 11 in A major, K. 331 - III. Rondò alla Turca. 1783. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=I0dYoifSqhQ>. Acesso em: maio de 2020.

VIOLINOS de São Paulo. Em Algun Lugar do Passado. Em Algum Lugar do Passado, 2014. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=y7ouMzzk7MA>. Acesso em: maio de 2020.

ZIMMER, Hans. Discombobulate. Sherlock Holmes (Original Motion Picture Soundtrack), 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vgRVJksQocM>. Acesso em: maio de 2020.

 

Ø  Livros

BAUDELAIRE, Charles. As Flores do Mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. Edição comemorativa 40 anos.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

QUEIRÓZ, Wenceslau de. Rezas do Diabo. São Paulo: Empresa gráfica da Revista dos Tribunaes, 1939.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007. p. 204-206.

SOUSA, Cruz e. Acrobata da dor. In:______ Poesia completa. Introd. Maria Helena Camargo Régis. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura, 1981.

 

Ø  Filmes:

CORINGA. Direção de Todd Phillips. Estados Unidos da América: Warner Bros., 2019. 1 DVD (122 min.).

 

Projeto Literatura: pesquisa e elaboração de trabalhos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO