Exemplificando a sequência básica
Dando
continuidade ao estudo da teoria de Cosson (2009) sobre ensino de literatura, a
sequência básica, criamos um exemplo de como ela pode ser aplicada com uma
temática diferente das já mencionadas na obra Letramento Literário: teoria
e prática. A ideia é que fique mais evidente ao futuro docente a relevância de
seu uso, uma vez que se encontra esquematizada em uma proposta de metodologia.
I. Plano de Aula: 15/05/2020 |
II. Dados de Identificação: Matéria: Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira. Série: 3º ano dos cursos
Técnicos integrados ao Ensino Médio do IFSP-SPO. Carga horária: 8 aulas de 45
minutos Docentes: João Victor Petroni Rodrigues
(SP3022803) Larissa Alves da Silva
(SP1765256) |
III. Tema: Rezas do Diabo, de
Wenceslau de Queiroz, no contexto do
Simbolismo brasileiro. |
IV. Objetivos: Objetivo geral: Ampliação do repertório literário dos alunos pelo
estudo da poesia e do Simbolismo na literatura brasileira. Objetivos específicos: 1)
Desenvolvimento do gênero resenha crítica; 2)
Potencialização das habilidades criativas dos alunos; 3)
Conhecimento da obra e da estética de Wenceslau de
Queiroz; 4)
Compreensão sobre leitura de poemas: entonação e
pontuação; 5)
Prática na interpretação de poemas. |
V. Conteúdo: 1) Motivação
(45 min.): Sensibilização pela música. Serão reproduzidas sete músicas,
eruditas ou de trilhas sonoras (todas disponibilizadas nas referências), e os
alunos comentarão sobre quais os sentimentos que elas despertam, se são
tristes, calmas, agitadas, melancólicas etc. As músicas serão reproduzidas na
seguinte ordem: The Shape of Water; Crocodile Locke; Ride of
Valkyries; Piano Sonata No. 11 in A major, K. 331 - III. Rondò alla
Turca; Em Algun Lugar do Passado; Discombobulate; e, por fim,
Wayward Sisters, música com clima melancólico e sombrio,
abrindo caminho para a sensibilidade do Simbolismo. 2) Introdução
(45 min.): apresentação geral do Simbolismo, suas características e expressão
no Brasil; leitura dos poemas Uma carniça e O albatroz, de
Charles Baudelaire e Filosofia da blasfêmia, Missa de amor e Perguntas
ao Sol, de Wenceslau de Queiroz, seguidor de Baudelaire, com o resgate da
discussão anteriores sobre música e sentimento. Depois, haverá uma exposição
sobre a vida do autor brasileiro e seu legado na literatura; para isso se
usará o prólogo de Rezas do Diabo. Após um levantamento das
expectativas dos alunos sobre a obra, propor-se-á a leitura integral, com
duração de duas semanas, de Rezas do Diabo, disponibilizado para os alunos em formato PDF. 3) Intervalo
(90 min.): verificação do andamento da leitura proposta. Os alunos podem
selecionar um poema que tenham achado difícil para uma leitura coletiva e
explicação verso-a verso na lousa. Leitura de “Acrobata da dor”, de Cruz e Souza e exposição de trecho do filme
Coringa (2019), em que o palhaço vai a um programa de auditório e
acaba desabafando sobre a desigualdade econômica que assola Arkham City (Cena 1:37:00-1:46:00). Como atividade, será proposta uma
criação artística dos alunos (poema,
música, desenho etc) que relacione os temas das obras apresentadas: dor,
sofrimento, solidão, dúvida, incompreensão etc. 4) Interpretação
I (90 min.): explicação do gênero resenha crítica, com base livro Metodologia
do trabalho científico (SEVERINO, 2007, p. 204-206) e realização de uma
resenha crítica individual sobre Rezas do Diabo. 5) Interpretação
II (90 min.): Realização de um “sarau macabro” no qual os alunos da turma e
os professores participarão, com textos e poemas dos autores trabalhados e de
outros, a escolha dos alunos, que se relacionem com a temática. Podem ser
realizadas encenações, leituras dramáticas, contação de histórias de terror,
etc. A intenção é que os alunos decorem a sala de aula para que combine com o
clima obscuro do Simbolismo. Os trabalhos desenvolvidos no Intervalo serão
expostos na escola. |
VI. Recursos didáticos:
projetor, slides, quadro-negro, caixa de som e materiais para desenho. |
VII. Avaliação: Observação
do nível de envolvimento, compreensão e participação discente; produção de
resenha crítica sobre o livro Rezas do Diabo, de Wenceslau de Queiroz;
trabalho artístico desenvolvido no intervalo de leitura; participação no
Sarau Macabro. |
VIII. Bibliografia: Ø Músicas: DESPLAT, Alexandre. The Shape of
Water. The Shape of Water (From "The Shape of Water" Soudtrack),
2017. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=HA8dDFFvOUw>. Acesso em: maio de 2020. GIACCHINO, Michael. Crocodile
Locke. Lost: Season 1 (Original Television Soundtrack), 2006. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=daWWKV6rGgM>. Acesso em: maio de
2020. KORZENIOWSKI, Abel. Wayward
Sisters. Nocturnal Animals (Original Motion Picture Soundtrack), 2016;
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZCT7VMxd_1s>. Acesso
em: maio de 2020. LONDON Symphony Orchestra. Ride of
Valkyries (The Watchman). The Very Beste of Sci-fi & Fantasy (From Sucker
Punch to V for Vendetta) [Original Motion Picture Soudtrack], 2011. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=GGU1P6lBW6Q>. Acesso em: maio de
2020. MOZART,
Wolfgang Amadeus. Piano Sonata No. 11 in A major, K. 331 - III. Rondò alla Turca. 1783. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=I0dYoifSqhQ>. Acesso em: maio de 2020.
VIOLINOS de
São Paulo. Em Algun Lugar do Passado. Em Algum Lugar do Passado, 2014.
Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=y7ouMzzk7MA>. Acesso em:
maio de 2020. ZIMMER, Hans. Discombobulate.
Sherlock Holmes (Original Motion Picture Soundtrack), 2010. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=vgRVJksQocM>. Acesso em: maio de
2020. Ø Livros BAUDELAIRE,
Charles. As Flores do Mal. Trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2006. Edição comemorativa 40 anos. COSSON, Rildo.
Letramento Literário: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Contexto,
2009. QUEIRÓZ,
Wenceslau de. Rezas do Diabo. São Paulo: Empresa gráfica da Revista
dos Tribunaes, 1939. SEVERINO,
Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo:
Cortez Editora, 2007. p. 204-206. SOUSA, Cruz e.
Acrobata da dor. In:______ Poesia completa. Introd. Maria Helena
Camargo Régis. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura, 1981. Ø Filmes: CORINGA.
Direção de Todd Phillips. Estados Unidos da América: Warner Bros., 2019. 1
DVD (122 min.). |
Projeto Literatura:
pesquisa e elaboração de trabalhos
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