Acentuação: exercícios com gabarito


1. (IFSC/2015): Texto 1
Livro
Eu me livro daquele garoto chato
Com um livro enfiado no meu nariz
Fingindo achar a história feliz.
Fonte: MARIA, Selma. Isso isso. São Paulo: Petrópolis, 2010. s/p.

Texto 2

Disponível em:http://cantinhodebrincar-neidinha.blogspot.com.br/2011/06/tirinhas-de-hq-diversas.html. Acesso: 10 ago. 2014.

Considerando a posição da sílaba tônica e as regras de acentuação das palavras, assinale a alternativa CORRETA:
a) As palavras “garoto”, “história”, “feliz” e “nariz”, do Texto 1, são palavras proparoxítonas, e “livro”, “dicionário”, “terminar” e “nunca”, do Texto 2, são palavras oxítonas.
b) As palavras “história”, do Texto 1, e “dicionário”, do Texto 2, foram acentuadas corretamente, mas possuem regras de acentuação diferentes porque a primeira é considerada paroxítona e, a segunda, proparoxítona.
c) A palavra “história”, do Texto 1, é uma palavra paroxítona e está corretamente acentuada; e “você”, do Texto 2, é uma palavra oxítona e deve ser acentuada da mesma forma que “café”, “dendê”.
d) As palavras “nariz” e “feliz”, do Texto 1, deveriam estar acentuadas assim como as palavras “terminar”, “ler”, “grosso” e “nunca”, do Texto 2, que deveriam receber acento circunflexo.
e) As palavras “história”, do Texto 1, e “dicionário”, do Texto 2, não deveriam estar acentuadas porque os acentos agudos não fazem mais parte do português brasileiro.

2. (Cesgranrio) Aponte a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica:
a) pegada – sinonímia
b) êxodo – aperfeiçoe
c) álbuns – atraí-lo
d) ritmo – itens
e) redimí-la – grátis

3. (IFSC/2013) Assinale a alternativa CORRETA quanto à acentuação gráfica.
a) Aquí dá muito cajú de maio a setembro.
b) No rítmo em que andavamos, levaríamos toda a manhã para percorrer duas léguas.
c) Para mantê-los saudáveis é melhor alimentá-los com legumes crus.
d) Joel tinha os biceps mal definidos e o tórax exagerado para alguem tão baixo.
e) O juíz condenou-o a devolver com juros aos cófres publicos todo o dinheiro desviado.

4. (UFPR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

5. (Cesgranrio) Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
a) pés, hóspedes
b) sulfúrea, distância
c) fosforescência, provém
d) últimos, terrível
e) satânico, porém

6. (Mackenzie) Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:
a) lapis, canoa, abacaxi, jovens
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) voo, legua, assim, tenis
e) flores, açucar, album, virus

7. (Unitau – SP) As palavras , método e conteúdo podem ter sua acentuação analisadas pelas seguintes regras:
a) proparoxítona, monossílabo átono, paroxítona;
b) monossílabo tônico, proparoxítona, paroxítona terminada em “os”;
c) oxítona terminada em “o”, proparoxítona, oxítona terminada em “o”;
d) proparoxítona, oxítona terminada em “o”, paroxítona terminada em “os”;
e) monossílabo tônico, proparoxítona, “u” tônico em hiato.

8. (TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO – ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO – VUNESP/2013)
Assinale a alternativa com as palavras acentuadas segundo as regras de acentuação, respectivamente, de intercâmbio e antropológico.
a) Distúrbio e acórdão.
b) Máquina e jiló.
c) Alvará e Vândalo.
d) Consciência e características.
e) Órgão e órfãs.

9. (UEPG/2015) A poesia de um B.O.
Não é de hoje que a Justiça apela para a literatura para arejar o discurso formal de seus documentos e protocolos, geralmente sisudos e eivados de linguagem técnica. Se juízes e advogados já praticaram a linguagem literária em horário de trabalho, agora foi a vez da polícia mineira arriscar nas rimas.
Na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, um policial se valeu de versos para contar a história de um pai que tentava tirar o filho do mundo do crime. O registro tratava da devolução de uma arma irregular, que foi descoberta pelo pai na casa do rapaz. Com medo de que o jovem fosse preso, o pai ligou para a polícia para indicar onde deixaria a arma. O policial assim descreveu a devolução: “Recolhemos a tal arma sem força ou resistência / O velho cumpriu o trato / Sem gastar uma insistência; / O velho nunca mais vi / Deve estar por aí”.
Segundo a assessoria de imprensa da PM mineira, o militar, que não teve o nome divulgado, desrespeitou a técnica de redação dos documentos militares, o que poderá lhe render uma punição.
Adaptado de: Revista Metáfora. Fevereiro de 2013, número 16, página 09.
No que diz respeito à acentuação, assinale o que for correto.
a) Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, embora nem toda palavra acentuada seja necessariamente proparoxítona.
b) Os vocábulos "resistência" e "insistência" classificam-se como palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
c) Quanto à posição da sílaba tônica, os vocábulos "literatura", "juízes" e "assessoria" classificam-se como palavras paroxítonas.
d) Os vocábulos "rapaz", "policial" e "poderá" são oxítonas, mas só a última palavra é acentuada graficamente, pois é uma oxítona terminada em "a".

10. (UFSCar) Estas revistas que eles ___ , ___ artigos curtos e manchetes que todos ___ .
a) leem - tem - vêem
b) lêm - têem - vêm
c) leem - têm - veem
d) lêem - têm - vêm
e) lêm - tem - vêem

11. (Insper/2007)
O texto a seguir foi extraído da seção “Barbara responde”, na qual a irreverente jornalista se propõe a “esclarecer” as dúvidas dos leitores. Leia-o com atenção.
RIGOR GRAMATICAL
“Aprendi que oxítonas terminadas em ‘i’ e ‘u’ não são acentuadas. Mas, e aquele banco cujo nome é oxítono e termina em ‘u’ acentuado, por que ele pode?” Pasquala Pascácia
Sei, sei. Quer dizer que você compareceu à aula das oxítonas, mas perdeu aquela que ensinava que com nome próprio cada um faz como bem entende, né, madame?
(Revista da Folha, 25/03/2007)
Analisando a pergunta da leitora e a resposta da jornalista, e considerando as regras oficiais de acentuação gráfica, é possível concluir que
a) A palavra em questão — Itaú — não é oxítona, mas proparoxítona. Segundo as regras de acentuação gráfica em vigor, todos os proparoxítonos são acentuados.
b) Embora a palavra seja realmente oxítona, a razão pela qual ela é acentuada é outra: acentuam-se as letras “i” e “u” quando formarem hiatos tônicos, sozinhos ou acompanhados de “s”.
c) Trata-se de uma exceção à regra. O mesmo ocorre com a palavra “Pacaembú”.
d) A resposta da jornalista está correta, uma vez que um fato semelhante ocorre com a grafia de seu nome, que deveria ter acento agudo: Bárbara.
e) A palavra recebe acento agudo por ser uma paroxítona terminada em “u”.


GABARITO
1. Resposta: Alternativa C.
A)    As palavras “garoto”, “livro” e “nunca” são paroxítonas; “história” e “dicionário” são paroxítonas terminadas em ditongos ou proparoxítonas aparentes (dependendo da pronúncia, ou como his-tó-ria ou his-tó-ri-a); e “feliz”, “nariz” e “terminar” são oxítonas.
A)    Ambas palavras têm classificação quanto à tonicidade e a mesma possibilidade de mudança de pronúncia
B)    A palavra “história” já foi apresentada na alternativa A. A palavra “você” está corretamente acentuada por entrar na regra de oxítonas terminadas em a(s), e(s), o(s), em e ens.
C)    As palavras “nariz” e “feliz” são oxítonas e não serão acentuadas graficamente, pois apenas as oxítonas terminadas em A(S), E(S), O(S), EM e ENS recebem acento gráfico.

2. Reposta: Alternativa E
A)     “Pegada” não recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em A; “sinonímia” recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo.
B)    “Êxodo” recebe acento gráfico por ser proparoxítona; “aperfeiçoe” não é acentuada graficamente por ser uma paroxítona terminada em E.
C)    “Álbuns” recebe acento gráfico por ser uma paroxítona terminada em NS; “atraí-lo”.
D)    “Ritmo” não recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em O; “itens” não recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em EM e ENS.
E)     A palavra “redimi-la” não recebe acento gráfico, pois trata-se de uma oxítona terminada em i e apenas as terminadas em A(S), E(S), O(S), EM e ENS são acentuadas; “grátis” recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em IS.

3. Resposta: Alternativa C
A)    As palavras “aqui” e “caju” não recebem acento gráfico por serem oxítonas terminadas em i e u, não se encaixando nas regras de acentuação gráfica.
B)    A palavra “ritmo” não é acentuada graficamente, pois trata-se de uma paroxítona terminada em O e “andávamos” é acentuada por ser uma proparoxítona.
C)    As palavras “mantê-los” e “alimentá-los” estão acentuadas corretamente, pois são oxítonas e pertencem à regra das formas verbais terminadas em S, R ou Z e acompanhada do pronome lo, la, los, las. “Saudáveis” é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo.
D)    A palavra “bíceps” recebe acento gráfico por ser uma paroxítona terminada em PS. Já a palavra “alguém” deve ser acentuada por ser uma oxítona terminada em EM.
E)      “Juiz” não recebe acento gráfico, pois é uma oxítona terminada em Z, assim como “cofres” também não é acentuada, mas por ser uma paroxítona terminada em E(S). “Público” recebe acento, pois trata-se de uma proparoxítona.

4. Resposta: Alternativa A
Todas as demais palavras são oxítonas acentuadas por terminarem com A(S), E(S), O(S), EM ou ENS. As exceções estão abaixo:
A)    “Vêm”, verbo VIR na 3ª pessoa do plural (se fosse na 3ª pessoa do seria VEM); “oásis” é uma palavra paroxítona.
B)    “Lápis” é paroxítona terminada em IS e “régua” é paroxítona terminada em ditongo.
C)    “Amável” é uma paroxítona terminada em L.
D)    “Ímã” é uma paroxítona terminada em Ã.

5. Resposta: Alternativa B
A)    “Pés” segue a regra de oxítonas terminadas em E(S), já “hóspedes” segue a regra de proparoxítonas.
B)    Ambas palavras seguem a regra de proparoxítonas aparentes ou paroxítonas terminadas em ditongo (ver resposta do exercício 1).
C)    “Fosforescência” é uma palavra proparoxítona aparente ou paroxítona terminada em ditongo, diferente de “provém” que é classificada como oxítona. (OBS: provém na 3ª pessoa do singular e provêm na 3ª pessoa do plural).
D)    “Últimos” segue a regra das proparoxítonas e “terrível” é uma paroxítona terminada em L.
E)     “Satânico” é uma proparoxítona e “porém” é uma oxítona terminada em EM.

6. Resposta: Alternativa B
A)    “Lápis” recebe acento gráfico por ser uma paroxítona terminada em i(s).
B)    “Ônix” e “orquídea” são acentuadas, a primeira por ser uma paroxítona terminada em x e a segunda por ser uma proparoxítona aparente ou paroxítona terminada em ditongo.
C)    “Légua” e “tênis” recebem acento gráfico por ambas serem paroxítonas terminadas em ditongo e em i(s), respectivamente.
D)    “Açúcar” e “vírus” recebem acento por ambas serem paroxítonas terminadas em R e US, respectivamente. 

7. Resposta: Alternativa E
SÓ: Monossílabos tônicos terminados em a, e, o recebem acento gráfico.
MÉTODO: Todas proparoxítonas são acentuadas graficamente.
CONTEÚDO: Recebem acento agudo o “i” ou “u” tônico em hiato.
8. Resposta: Alternativa D
“Intercâmbio” é paroxítona terminada em ditongo ou proparoxítona aparente, tal como “consciência” e “antropológico” é proparoxítona, assim como “características”.
A)    “Distúrbio” é paroxítona terminada em ditongo ou proparoxítona aparente; “acórdão” é acentuado por ser paroxítona terminada em ÃO.
B)    “Máquina” recebe acento gráfico por ser proparoxítona; “jiló” recebe acento gráfico por ser oxítona terminada em O.
C)    “Alvará” é oxítona terminada em A; “vândalo” é proparoxítona.
D)    “Consciência” é paroxítona terminada em ditongo ou proparoxítona aparente; “característica” é proparoxítona.
E)     “Órgão” é paroxítona terminada em ÃO; “órfãs” é paroxítona terminada em ÃS.

9. Resposta: Todas as alternativas estão corretas.
A)    Realmente todas as proparoxítonas são acentuadas graficamente, mas há outros tipos de palavras que também recebem acento gráfico (monossílabos tônicos, oxítonas e paroxítonas com determinadas terminações e alguns verbos específicos).
B)    Correta.
C)    A classificação em oxítona, paroxítona e proparoxítona vale para acentos tônicos, marcados graficamente ou não (com ´ou ^).
D)    Somente oxítonas terminadas em A(s), E(s), O(s), EM e ENS são acentuadas graficamente.

10. Resposta: Alternativa C
Alguns verbos merecem atenção quando empregados na 3ª pessoa.
Exemplos: ter - tem (singular) X têm (plural)
vir - vem (singular) X vêm (plural)
ver - vê (singular) X veem (plural)
crer – crê (singular) X creem (plural)
Quando a forma verbal no singular apresenta acento gráfico (ex.: crê) o seu plural terá a vogal duplicada e ocorre a perda do acento gráfico (ex.: creem). Já quando a forma verbal no singular não apresenta acento gráfico (ex.: vem) sua forma no plural recebe acentuação gráfica (ex.: vêm).
OBS: No caso de verbos derivados de TER e VIR, ocorre acento grave (´) na 3ª pessoa do singular e acento circunflexo (^) na 3ª pessoa do plural. Ex: ele detém/eles detêm; ele intervém/eles intervêm.

11. Resposta: Alternativa B.
 A palavra “Itaú” é oxítona, mas sua acentuação gráfica ocorre em decorrência de tratar-se de um u tônico em formando hiato: I-ta-ú. As letras i(s) e u(s), quando formarem hiatos e forem tônicas, recebem acento gráfico. A fala da jornalista só causou efeito de humor, mas não se aplica à pergunta da leitora. A resposta “com nome próprio cada um faz como bem entende” se aplicaria se a questão fosse: “Por que seu nome está grafado sem acento gráfico, se a pronúncia é como proparoxítona (BAR-ba-ra)?”

REFERÊNCIAS
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática do português. 38. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO