Apresentação do projeto
Sobre os Projetos de Ensino e seu professor orientador:
Filosofia e vida prática: aspectos da filosofia helenística e da teoria do
conhecimento, por Daniel Soares da Silva e Henrique Aparecido Marson
O projeto, que se coloca como um programa de estudos, organiza-se em torno de dois eixos principais e consiste num esforço para que as aulas de filosofia ministradas no ensino técnico integrado ao médio repercutam para além da sala de aula e possam, assim, contribuir também para a vida prática. Além disso, o projeto, segundo a relação proposta, pretende promover o aprimoramento e ampliação da capacidade de argumentação, de crítica e de reflexão dos alunos a partir do aparato da filosofia. Nesse sentido, no seu primeiro eixo, de natureza mais histórica, a filosofia helenística será estudada a partir de três escolas de pensamento: o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo. Então, segundo o conteúdo estudado, o aluno bolsista irá relacionar os conceitos filosóficos com diferentes registros da realidade e assim desenvolver o aspecto prático da filosofia na vida concreta. Por sua vez, no seu segundo eixo, que se volta mais para as discussões contemporâneas da teoria do conhecimento ou epistemologia, busca-se evidenciar uma nova possibilidade de compreensão do potencial crítico da reflexão filosófica, articulando a análise dos vieses cognitivos (Kahneman, 2012) com o tema, desenvolvido recentemente no âmbito da teoria do conhecimento, dos vícios epistêmicos (Cassam, 2018). Dessa maneira, a partir de uma certa perspectiva filosófica e que considera a síntese indicada anteriormente, pretende-se explorar e dar a conhecer uma contribuição para a compreensão de uma fonte significativa para a limitação da racionalidade humana, a qual pode ser vista como estando na base de alguns fenômenos que têm chamado bastante atenção nos últimos tempos, como circulação de fake news, intolerância política e religiosa, crescimento de teorias da conspiração etc.
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