ATIVIDADE LÚDICA

Bianca Carvalho Morais (SP3031438)

ATIVIDADE LÚDICA - 1
PROPOSTA
Atividade de criação: formação de júri popular para sentenças do julgamento.
TEXTO UTILIZADO
Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.              
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Mesas e cadeiras.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
A atividade consiste na adaptação da cena do julgamento, desenvolvida no terceiro Ato da obra Auto da Compadecida, para o contexto de júri popular. Espera-se, assim, garantir a participação de toda a turma na execução da proposta.
A classe poderá organizar a disposição de mesas e cadeiras como em um tribunal. Os alunos que representarão as personagens presentes no episódio deverão, de acordo com as atitudes percebidas na cena, adotar posicionamentos e desempenhar funções jurídicas diferentes (Manuel como Juiz; Compadecida como Advogada de Defesa; Encourado como Promotor; Diabo como Assistente de Acusação; João Grilo, Padeiro, Mulher, Padre, Sacristão, Bispo, Severino e Cangaceiro como réus). Poderão ser acrescentadas, ainda, testemunhas (Chicó e Frade).  Como o julgamento ocorrerá em júri popular, os discentes que não irão representar as personagens citadas anteriormente terão também uma função importante no tribunal: decidir o destino dos acusados – inferno, purgatório ou céu – e, consequentemente, o desfecho da história.
Os participantes precisarão basear seus argumentos nos acontecimentos da obra, mas a interação deverá ser livre, sem a obrigação de recorrer ao texto. Por isso, é importante que o professor trabalhe a obra com os alunos antes da aplicação da atividade.
JUSTIFICATIVA
A dinâmica proposta procura estabelecer o debate, a reflexão e a argumentação dos alunos acerca da peça em estudo. O objetivo é que os discentes demonstrem, na prática, aquilo que compreenderam do texto e exercitem a criatividade a partir da inserção da peça em um novo contexto, no qual eles também estarão inseridos.
Espera-se, por meio deste exercício, garantir maior interação dos leitores com o texto e promover o desenvolvimento dos participantes nos níveis individual (memória, imaginação e criatividade) e coletivo (trabalho em grupo e socialização).                     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES COORDENADAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS: EXERCÍCIOS COM GABARITO