ATIVIDADE LÚDICA
Bianca Carvalho Morais (SP3031438)
ATIVIDADE
LÚDICA - 1
|
PROPOSTA
|
Atividade de
criação: formação de júri popular para sentenças do julgamento.
|
TEXTO
UTILIZADO
|
Auto da
Compadecida, de Ariano Suassuna.
|
MATERIAIS
NECESSÁRIOS
|
Mesas
e cadeiras.
|
DESCRIÇÃO DA
ATIVIDADE
|
A
atividade consiste na adaptação da cena do julgamento, desenvolvida no
terceiro Ato da obra Auto da Compadecida, para o contexto de júri popular.
Espera-se, assim, garantir a participação de toda a turma na execução da
proposta.
A
classe poderá organizar a disposição de mesas e cadeiras como em um tribunal.
Os alunos que representarão as personagens presentes no episódio deverão, de
acordo com as atitudes percebidas na cena, adotar posicionamentos e
desempenhar funções jurídicas diferentes (Manuel como Juiz; Compadecida como
Advogada de Defesa; Encourado como Promotor; Diabo como Assistente de
Acusação; João Grilo, Padeiro, Mulher, Padre, Sacristão, Bispo, Severino e
Cangaceiro como réus). Poderão ser acrescentadas, ainda, testemunhas (Chicó e
Frade). Como o julgamento ocorrerá em
júri popular, os discentes que não irão representar as personagens citadas
anteriormente terão também uma função importante no tribunal: decidir o
destino dos acusados – inferno, purgatório ou céu – e, consequentemente, o
desfecho da história.
Os
participantes precisarão basear seus argumentos nos acontecimentos da obra,
mas a interação deverá ser livre, sem a obrigação de recorrer ao texto. Por
isso, é importante que o professor trabalhe a obra com os alunos antes da
aplicação da atividade.
|
JUSTIFICATIVA
|
A
dinâmica proposta procura estabelecer o debate, a reflexão e a argumentação
dos alunos acerca da peça em estudo. O objetivo é que os discentes
demonstrem, na prática, aquilo que compreenderam do texto e exercitem a criatividade
a partir da inserção da peça em um novo contexto, no qual eles também estarão
inseridos.
Espera-se,
por meio deste exercício, garantir maior interação dos leitores com o texto e
promover o desenvolvimento dos participantes nos níveis individual (memória,
imaginação e criatividade) e coletivo (trabalho em grupo e socialização).
|
Comentários
Postar um comentário